Ele é esteticamente muito bonito, tem três vezes mais resistência à corrosão do que produtos da mesma categoria e é usado em abundância na construção civil e arquitetura. Ele é o aço corten, ou o aço patinável, como também é conhecido.
O produto foi criado na década de 1930 pela empresa U.S Steel para ser utilizado na construção de vagões de carvão ferroviário. Entretanto, pouco tempo depois, entre 1950 e 1960, o aço corten começou a ser usado também em projetos de arte ao ar livre.
A seguir, contamos um pouco mais sobre suas vantagens, características e seu uso na arquitetura.
Corten A e Corten B
Antes de começar a falar sobre as características gerais, você sabia que existem dois tipos de aço corten, o A e o B?
O tipo mais popular e o mais utilizado em situações que requerem intemperismo é o Corte A, devido ao seu alto teor de fósforo que oferece resistência à corrosão atmosférica.
Já para estruturas sujeitas a cargas pesadas ou baixas temperaturas, o mais recomendado é o Corten B, pois é mais resistente a fraturas e desgastes. Entretanto, vale lembrar que sua resistência à corrosão é levemente reduzida.
Características e vantagens
Características e vantagens são praticamente sinônimos quando falamos do aço corten. A começar por sua composição, que a difere do aço clássico.
O material é composto por cobre, cromo e ligas de fósforo. Essa combinação permite que o aço corten tenha uma camada de óxido em sua superfície que, quando exposta a fatores ambientais, protege contra corrosão e outras oxidações.
Além de não ser facilmente corrosivo, o aço corten é três vezes mais resistente que o aço comum, o que dispensa custos frequentes com sua manutenção.
Apesar da resistência, é muito leve e oferece mais liberdade na hora de construir ou moldar o material.
Por fim, podemos destacar também a sua alta resistência mecânica, sustentabilidade (uma vez que é um material 100% reciclável) e fácil adaptação em caso de reformas e ampliações.
Todas essas características - e vantagens - somadas à estética diferenciada, e que não exige pintura nem acabamento, faz com que ele seja usado em grande escala na arquitetura e construção civil.
Apesar das vantagens, é importante atentar-se a dois pontos antes de escolher o aço corten: em condições de umidade muito elevada, a taxa de corrosão pode mudar e se tornar a mesma do aço carbono.
Além disso, caso seja instalado em locais que sofrem com maresia, é recomendado que receba um acabamento de pintura.
Aço corten na arquitetura e construção
Graças a essa generosa lista de vantagens, fica fácil entender o porquê o aço corten é muito utilizado no mundo da construção e arquitetura.
Quando falamos da parte estrutural, notamos que ele aparece com muita frequência em pontes, passarelas, viadutos, no reforço e defesa de algumas construções, em torres de transmissão, telhas e edifícios estruturais.
Suas características técnicas permitem também a aplicação em artifícios e equipamentos da construção pesada.
É o caso de tanques de água, canteiros, misturadores de concreto, tubos, fabricação de silos, lavadores de carvão, cisternas, semi-reboques e até mesmo chaminés.
E claro, graças à aparência e estética diferenciada, o aço corten é usado abundantemente na arquitetura, principalmente em portas, cobogós e até revestimentos para pisos, paredes e bancadas ou estrutura de escultura e outros objetos de decoração, como abajures e mesas.
Alguns exemplos de obras conhecidas que utilizaram o aço corten em sua composição são a Catedral de Brasília, o edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo, o Instituto BHTEC e o Museu de Mineralogia Djalma Guimarães, ambos em Belo Horizonte.
Porcelanato reproduz o aço corten
A Portobello tem em seu portfólio a linha Steel, que traz o aço para o porcelanato, com todas as suas vantagens técnicas, em formato de 60x120 cm.
Em duas versões de cores (Steel Black e Steel Corten), os revestimentos da linha Steel recebem o acabamento mate e podem ser usados em pisos, paredes e até fachadas.
Em comparação ao aço corten in natura, o porcelanato da linha Steel possui melhor custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, durabilidade, sem contar na sustentabilidade do processo de produção do porcelanato que interpreta o aço corten.
Tem também maiores possibilidades de uso, incluindo bancadas de cozinha e banheiro e até mesas. Confira aqui projetos no Archtrends Portobello com porcelanato que interpreta o aço corten.
O porcelanato é um material versátil, capaz de reproduzir com fidelidade inúmeros materiais da natureza, como o aço corten e também a madeira. Conheça mais sobre as vantagens do porcelanato amadeirado.