Curadoria, experiência e storytelling para mesclar mundos digital e físico no varejo
A loja de departamentos WOW Concept abriu suas portas no coração de Madri com o objetivo de revolucionar a experiência do varejo. Seu conceito é trazer uma curadoria minuciosa de marcas e produtos, expostas através de muito storytelling para os consumidores.
Quer entender mais sobre a estratégia de storytelling aplicada no design de interiores? Clique aqui!
O mundo físico e o digital fazem uma fusão como nunca vista anteriormente em uma loja conceito, revolucionando também a forma de comprar. O cliente se converte em protagonista e sua experiência dentro da loja é o principal atrativo.
A curadoria de marcas é o principal diferencial da WOW Concept. Marcas contemporâneas de moda, como Miista, Marni, Birkenstock, Amul, Sunnei, The Attico e Alo Yoga, estão presentes. Além da moda, também há marcas de tecnologia e lifestyle, como Bang & Olufsen e Assouline.
A loja fica localizada em um edifício histórico construído em 1915. Precisamente na Calle Gran Via, rua de alto fluxo de turistas no centro de Madri. Seu interior de 5500 metros quadrados divididos em oito andares foi convertido em uma das maiores lojas conceito da Espanha. Cada andar oferece uma categoria de diferentes produtos: o térreo é dedicado a beleza e cosméticos, o subsolo a produtos tecnológicos (como mobilidade, audiovisual e video games), os andares principais são dedicados a moda e o último é dedicado à casa, decoração e lifestyle.
O edifício antigo foi projetado pelo arquiteto Eduardo Reynals Toledo, que concebeu uma fachada sóbria no estilo francês. Já a renovação do seu interior, palco para a nova WOW Concept, foi projetada pelo estúdio de arquitetura e design External Reference.
Cada andar recebeu uma arquitetura diferente. A ideia foi trazer para o cliente diversos cenários enquanto ele passeia e descobre o edifício. Todos eles são totalmente imersivos e dinâmicos.
O térreo impressiona logo na chegada: grandes estátuas cor de rosa com figuras humanas estilizadas e computadorizadas fazem parte da composição da decoração, além de servir de display expositor para algumas marcas e produtos.
O subsolo é invadido por um mundo tecnológico. Um grande móvel feito em camadas degradê, como se fosse uma grande maquete topográfica, expõe produtos e novidades. Neste andar, a marca Nintendo ganha destaque através de uma sala imersiva, onde os visitantes podem testar alguns produtos.
Cada andar dedicado à moda possui uma estética e decoração diferente. Todas elas imersivas e envolventes. Em um dos andares, o corredor entre as araras e as prateleiras possui uma instalação digital interativa no piso. Enquanto os visitantes andam, projeções no piso do corredor se movem de acordo com os passos das pessoas.
Já o último andar é marcado por diferentes salas e cores marcantes. Em uma delas, o azul predomina, criando um ponto instagramável.
Curiosidade é o fator-chave que faz com que os consumidores queiram descobrir e explorar cada canto da loja. Fala-se muito em projetos de varejo com experiência, tecnologia e storytelling hoje em dia. Espaços que envolvem os clientes, ao invés de simplesmente expor os produtos em prateleiras. Seria a WOW Concept um exemplo do design de varejo do futuro?