Resort contemporâneo
Lazer como prioridade. Esse é o lema no Salinas Exclusive Resort, no Pará. A arquiteta goiana Bruna Kehrnvald traduziu esse conceito em uma arquitetura atemporal, contemporânea e minimalista. “Algumas pessoas podem pensar que a ausência de cores e a geometria clara tornam os ambientes frios e desconfortáveis. Pelo contrário, o minimalismo faz dos ambientes ainda mais charmosos e sofisticados”, acredita Bruna.
O recém-inaugurado Salinas Exclusive Resort fica próximo à praia do Atalaia, uma das mais belas do Brasil e um dos principais destinos turísticos da região Norte. O resort de alto padrão é voltado para o público familiar, com áreas de lazer para crianças – com destaque para o incrível parque aquático infantil – e adultos – piscina, espaço zen, academia, salão de jogos e salão de beleza. A região é repleta de hotéis e resorts, mas a arquitetura das áreas de lazer do Salinas Exclusive faz com que ele se destaque.
Logo na recepção, o visitante já é impactado pela arquitetura. “Trabalhei com elementos que criam movimentos, trazem leveza e enriquecem o espaço”, diz Bruna. No piso, um quartzito com belos veios orgânicos. As luminárias são do designer Guilherme Wentz e formam uma cascata. Os sofás e pufes são da Decameron – mobiliário de design único e de extremo conforto.
O hall social, nas palavras de Bruna, “é um show a parte”. Esse espaço liga a recepção às piscinas e ao restaurante, por isso é amplamente frequentado. Ali também ficam o salão de beleza, o spa e a brinquedoteca. “As entradas têm grandes portas de vidro, então a ideia era interligar o interno com o externo, com materiais e mobiliário que remetessem ao paraíso”, descreve a arquiteta.
A madeira é outro material de destaque no projeto. “É um excelente isolante térmico e acústico, sua tonalidade quente proporciona aconchego e atemporalidade”, diz Bruna. O material aparece na versão ripada, revestindo paredes, colunas e até o teto de vários ambientes internos do resort.
Do lado de fora, destaque para os revestimentos Portobello. Na fachada, Luton Ash e Cambridge White, “tijolinhos” no formato 7x26. E Color Market Noturno dá o destaque de cor à torre hoteleira. Na piscina, o grande destaque é a sauna de vidro, revestida de Barlavento Blanc. “Nossa decisão pela Portobello foi pela grande variedade de cores, formatos e texturas dos revestimentos”, justifica Bruna.
O Salinas Exclusive Resort foi o primeiro projeto da BK Arquitetura em outro estado – o escritório é originalmente de Goiânia. “Realmente foi um projeto desafiador, pela complexidade, clima diferente, fornecedores diferentes. Uma grande oportunidade de ampliarmos nosso conhecimento, nossa bagagem, nossa carta de parceiros e, claro, abrir fronteiras para novos desafios”, diz Bruna. Agora eles já estão trabalhando em outros projetos no Pará, além de Recife, Brasília e Manaus.
Sempre mantendo a essência do escritório, de arquitetura e design minimalistas, com traços leves e finos, valorizando a simplicidade das formas, grandes vãos e boa iluminação. “Foco no que é fundamental para o nosso cotidiano, o indispensável”, diz a arquiteta. No Salinas Exclusive Resort, além de minimalista, a arquitetura também é acolhedora. “Faz a gente querer voltar sempre, como já ouvi no depoimento de alguns visitantes. E isso é o que mais me alegra: como a arquitetura poder transformar a vida das pessoas”, finaliza Bruna.