Quando amplitude combina com privacidade
Dias antes de a pandemia chegar ao Brasil, ficava pronto o projeto de interiores desta residência em condomínio na cidade de São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. Os ambientes de convívio dispostos em 100 metros quadrados viraram o espaço de aconchego nos dias de quarentena e, neste projeto da designer de interiores Taís Alves, o living abraçou a família, composta por um casal jovem e seus dois filhos.
Chama a atenção o diferencial da solução de interiores da casa de dois pavimentos – com projeto arquitetônico de Marcos Biazus para os 450 metros quadrados construídos – a proposta versátil de Taís para o fechamento dos recantos da área social. A designer projetou painéis corrediços executados por uma marcenaria que integram ou compartimentam os ambientes sociais. Quando fechados, formam uma grande parede que segmenta o layout.
“Criar um living para receber, com possibilidade de integração com a área da churrasqueira” foi o ponto de partida deste projeto de interiores que devia configurar ambientes para receber e interagir com a família. Com décor atemporal, tem base de tons sóbrios, linhas retas e bem marcadas. A design ressalta que “a ideia foi um conceito minimalista, a partir do pé-direito duplo da sala, onde se dá o destaque da marcenaria em lâmina natural”.
Todo o piso do pavimento térreo é de porcelanato Portobello, “acabamento que trouxe um toque aveludado para os ambientes, harmonizando com os tons propostos”. No lavabo, as paredes são revestidas com porcelanato liso e filetado na parede do espelho. Resultado: um projeto com tonalidades e materiais atemporais. Na base, paleta de cinzas em contraponto com os quentes painéis de madeira. A pedra da escada e da lareira em preto dão equilíbrio ao conjunto, conforme analisa a designer de interiores. Os estofados e o tapete não fogem aos neutros, contribuindo com pincelada de branco e mistura de linhas retas e curvas pontuais.
Valoriza o conjunto a iluminação em LED, com vários pontos em destaque. Até pela escala dos ambientes, a residência conta com automatização, o que dá a possibilidade de vários cenários de iluminação e a facilidade de fechamento e abertura de cortinas nos níveis desejados – mais um item de conforto e flexibilidade no projeto de interiores.
Lares únicos
Taís Alves tem larga experiência com interiores de residências em condomínios horizontais (seu trabalho chega a ser 90% desse tipo de projeto na cidade e no Litoral, mas tende a se alterar em breve, com a ampliação de sua carteira de novos clientes fora do Rio Grande do Sul). Isso, em vez de limitar a sua criatividade, ao contrário, se constitui em desafio e oportunidade, conforme conta:
– Todo projeto sempre é desafiador para conseguirmos fazer a leitura da expectativa do cliente, estruturar o planejamento e transformar o sonho em realidade. Em geral, projetar casas de condomínios horizontais torna o trabalho sempre diferenciado, pois casas possibilitam a originalidade da criação, diferente de obras condomínios verticais onde temos sempre, ou quase sempre uma limitação de layout. As residências nos deixam mais livres para a criação e a imaginação fluir, sempre trabalhando dentro das necessidades do cliente.
A designer trabalha focada nos projetos de interiores de imóveis que acompanha desde o projeto arquitetônico, para adequação de pontos elétricos e hidráulicos, gesso, revestimentos, projeto luminotécnico, pintura, mobiliário sob medida e solto, acompanhando a execução dos serviços. Isso torna o projeto de interiores sustentável, sem o quebra-quebra que gera descarte de material, situação que frequentemente ocorre quando o profissional de interiores entra após a obra pronta e sem ter tido conexão prévia com o escritório de arquitetura. Taís sempre busca essa interação com o arquiteto. Acha conveniente lembrar o quanto as intervenções podem alterar a rotina da família quando são realizadas após a residência ser ocupada, o que requer cuidado com o bem-estar dos clientes. Trata-se de empatia, uma capacidade vital para o bom relacionamento e o sucesso de um projeto de interiores, a qual ganhou ainda mais importância após a quarentena e os aprendizados no aspecto humano com a pandemia.
Entenda o layout e veja as possibilidades de interação entre os recantos Clima para assistir TV Poltronas em contraponto com as linhas dos sofás Roda de conversa no estar Possibilidade de conviver em mais de um recanto Jantar a portas fechadas Refeições com o conforto de assentos para todos