Jean Nouvel: um arquiteto arrojado e megalomaníaco
A megalomania é uma característica de pessoas que têm plena certeza sobre a sua relevância e onipotência. E é isso que Jean Nouvel imprime em suas obras, que são projetos realmente poderosos, com um toque diferenciado.
Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
É bem provável que você já tenha ouvido falar nesse grande nome da arquitetura, não é mesmo? Afinal, você é um apreciador da área e Nouvel, um dos profissionais mais arrojados e inovadores da história recente.
O tema deste artigo é a vida e obra desse grande arquiteto. Nosso objetivo é que você se encante, vibre e se inspire com os inovadores projetos de Jean Nouvel. Preste atenção em todos os detalhes e tenha bons insights. É só seguir a leitura!
Biografia e carreira: conheça a história de Jean Nouvel
O brilhante Jean Nouvel nasceu em 12 de agosto de 1945, em Fumel, na França. Seus pais, Renée e Roger, eram professores e queriam que o filho seguisse o mesmo caminho. Por isso, o incentivaram a estudar linguagens e matemática.
No entanto, quando tinha 16 anos, Nouvel conheceu um professor de artes na escola que reconheceu o seu talento para o desenho. Empolgado com essa área, o jovem pensou em seguir carreira como artista.
Quando chegou o momento de ingressar na universidade, porém, os pais foram resistentes. Eles pensavam que seria muito difícil ganhar a vida como artista e sugeriram que ele cursasse arquitetura. Dessa maneira, podia expressar o seu lado artístico, mas seguindo uma profissão que julgavam ser mais segura, financeiramente falando.
Assim aconteceu e Nouvel ingressou no curso de Arquitetura, em Paris, depois de participar da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Mais ou menos na mesma época, entre 1967 e 1970, o então estudante trabalhou como assistente dos arquitetos Claude Parent e Paul Virilio.
Com apenas um ano de trabalho no escritório desses profissionais, Nouvel foi promovido a gerente e ficou encarregado de construir um grande complexo de apartamentos em Paris.
Depois de formado, em 1971, ele inaugurou o seu próprio escritório de arquitetura. Nessa época, os seus principais trabalhos eram voltados à cenografia e tinham características muito ecléticas e peculiares.
Os projetos de maior destaque do profissional começaram a ser elaborados a partir da década de 1980. Prova disso é que, em 1981, Nouvel foi o grande vencedor do concurso que escolheria um arquiteto para desenvolver a sede do Instituto do Mundo Árabe, em Paris.
O crescimento do nosso arquiteto megalomaníaco aconteceu de forma exponencial. Para isso, ele buscou um sócio, Emmanuel Cattani, que o ajudou a se projetar internacionalmente.
Um dos principais momentos da carreira de Nouvel foi a nomeação para receber o prêmio Pritzker, em 2008. Essa foi a consolidação do seu nome como um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea.
Na vida pessoal, Nouvel foi casado com a cineasta Odile Fillion, com que tem dois filhos: Bertrand e Pierre. Também teve uma união com Catherine Richard, com quem tem uma filha, chamada Sarah. Atualmente, ele vive com a também arquiteta Mia Hägg.
Obras: conheça o estilo e encante-se com os principais projetos de Nouvel
As obras de Jean Nouvel são marcadas por características exclusivas. Conhecido como o arquiteto da luz, o profissional sempre teve um forte vínculo com as artes e o teatro. Por isso, os traços dessas áreas são sempre visualizados em seus projetos.
A luminosidade nos ambientes sempre esteve presente nas obras dele. Outra característica bastante comum é a linearidade, que aparece de forma sutil e sem interferências externas. São esses detalhes que tornam seus projetos únicos.
A seguir, apresentaremos algumas das principais obras de Jean Nouvel, para que elas sirvam de inspiração para os seus projetos.
Torre Agbar (Barcelona)
A Torre Agbar é o arranha-céu mais famoso de Barcelona e foi criada por Jean Nouvel. Inaugurado em 2005, o edifício tem 34 andares, que somam 145 m de altura.
O design é bastante arrojado e tem o formato de uma bala. Se isso já não fosse suficiente para a obra ser marcante, ela também conta com mais de 4,5 mil dispositivos luminosos, que à noite projetam imagens em toda a fachada.
Devido à sua altura e às luzes que a iluminam, a Torre Agbar pode ser vista de diversos pontos de Barcelona, sempre proporcionando experiências únicas.
Monad Terrace (Miami)
Miami Beach também tem a marca registrada de Jean Nouvel, no Monad Terrace. Trata-se de um empreendimento que foi todo pensado para garantir sustentabilidade e proporcionar conforto em diferentes condições climáticas.
Construído a cerca de 4m acima do nível do mar, o residencial conta com 59 unidades, que ficam de frente para a orla da praia e em torno de uma lagoa em Biscayne Bay.
A luminosidade mais uma vez está presente, marcando o tom que Nouvel dá aos seus projetos. Se você tiver a oportunidade, vale a pena conhecer pessoalmente.
Louvre (Abu Dhabi)
Inaugurado em 2017, nos Emirados Árabes, o Louvre Abu Dhabi fica à beira-mar e tem um design inovador, assim como todas as obras de Nouvel. O projeto é fruto de uma parceria do governo emiradense com o francês.
Os Emirados Árabes são o nono país mais rico do mundo, por conta da exploração de petróleo. Por isso, foi firmado um acordo com a França, que emprestou o nome e algumas obras de arte para desenvolver um Museu do Louvre no local, em troca de uma ajuda financeira de US$ 1 bilhão.
O Louvre Abu Dhabi é composto de 55 pavilhões, que juntos simulam uma medina, as tradicionais cidades árabes. Há um domo com 180m, que permite uma excelente iluminação, com a entrada de feixes de luz solar.
Por tocar as águas do Golfo Pérsico, dizem que o Louvre Abu Dhabi lembra muito um arquipélago.
Museu Nacional do Catar (Doha)
Por falar em museus, Jean Nouvel também é o responsável pelo projeto do Museu Nacional do Catar, inaugurado em 2019 em Doha. O local traz a maior exposição da história do planeta, com uma estrutura de mais de 8 mil m².
O projeto foi desenvolvido com base na rosa do deserto, formação rochosa que lembra uma flor e é muito encontrada nas regiões mais áridas do Catar. Todo o complexo tem 11 galerias, no local que antes era a sede do governo nacional e a casa da Família Real.
O Museu Nacional do Catar foi a primeira obra a receber o selo LEED Gold, que classifica as construções sustentáveis em todo o mundo.
Cidade Matarazzo (São Paulo)
O Brasil também terá uma obra de Jean Nouvel e ela ficará em São Paulo. É bem provável que você já tenha ouvido falar na Cidade Matarazzo. Localizado ao lado da Avenida Paulista, o complexo, que abrigava um hospital até 1993, se transformará em um hotel de luxo da rede Rosewood.
Comprado pelo empresário e arquiteto francês Alexandre Allard, o conjunto hospitalar passa por uma restauração e Nouvel é um dos brilhantes profissionais que assina esse projeto.
Nessa obra, o papel de Nouvel está voltado para o desenvolvimento da Torre Mata Atlântica, que expande verticalmente o parque localizado na Cidade Matarazzo, abrigando 150 quartos e 122 suítes particulares, que terão um completo serviço de hospitalidade.
O edifício terá 25 andares e abrigará árvores com mais de 15 m de altura. A ideia é que a arquitetura moderna seja complementada com a vegetação, proporcionando um efeito visual único.
Allard, o arquiteto que comprou a Cidade Matarazzo e convidou Jean Nouvel para trabalhar com ele no projeto, esteve no Archtrends Summit 2020, evento promovido pela Portobello em parceria com a Expo Revestir.
Na ocasião, Nouvel participou do encontro por vídeo, contando um pouco mais sobre a obra. Assista, agora mesmo, à palestra na íntegra.
Destaque: Jean Nouvel é conhecido no meio como o arquiteto da luz (Foto: Christopher Ohmeyer)
Prezados, bom dia ! Vi o no you tube sobre o desenvolvimento da cidade Matarazzo , e gostaria de saber se há algum RH no complexo da obra , para entregas de currículos ( formação técnico em edificação ) mas adoraria participar dessa construção .
Carla Novi
Obrigada !