Florença Antigo versus Novo: contrastes que encantam
A cidade de Florença, localizada na Itália, é fascinante por seu patrimônio cultural, artístico e histórico. Seu ápice foi marcado pelo período Renascentista, entre os séculos XV e XVI. O movimento era contra o que foi ditado na Idade Média e impulsionou a valorização da ciência, das artes e da filosofia, incentivando novas descobertas.
Por Florença, passaram os nomes mais importantes do Renascimento: Michelangelo, Da Vinci, Galileu Galilei, Dante Alighieri, Botticelli, entre outros. Ao caminhar pelas ruas, é incrível imaginar que a Mona Lisa pode ter sido pintada na quadra ao lado, e que todos esses mestres se inspiraram nesse lugar.
O pensamento dominante na época era de que as artes estavam acima de tudo: a beleza tinha prioridade absoluta, e isso possibilitou o surgimento de mecenas. Na cidade toscana, a família Médici governava e promovia a cultura, o que facilitou o legado artístico herdado por Florença.
Ao visitar a pérola da Toscana — um local com tanta história para contar e arte para ser vista — é possível absorver conhecimento muito além dos corredores dos museus e das ruas fiorentinas.
Caminhar por Florença é um aprendizado a cada esquina. As ruelas escondem lugares inusitados que valorizam essa herança artística tão grande e enchem os olhos apenas por você estar ali. E eu trago uma breve seleção desses lugares imperdíveis para vocês. Acompanhe!
IL LOCALE
Il Locale é um restaurante encontrado dentro de um palácio que pertenceu à família Médici. O projeto é tão único quanto a sua estrutura, que chegou intacta aos proprietários do estabelecimento.
Ele configura uma verdadeira história antiga e original, que revive a Florença do Duecento e Cinquecento em diferentes salas que apresentam afrescos originais e brasões da família Médici. É uma perfeita mistura do design contemporâneo com o visual dos séculos passados, levando a assinatura do designer de interiores James Short.
No salão principal, o elemento notável é um bar moderno feito em zinco escuro, centralizado em meio a uma releitura dos jardins renascentistas italianos, com paredes verdes que levam as flores até uma claraboia térmica de vidro.
Os móveis foram pensados e fabricados seguindo uma paleta de cores neutras, com tons de cinza e preto, respeitando assim as paredes e os pisos que foram mantidos a fim de conservar a integridade do palácio. É uma viagem no tempo, que transporta os visitantes à corte dos Médici e ao Grand Duke Cosimo.
FISHING LAB ALLE MURATE
O restaurante visa um conceito moderno desde o seu cardápio até os móveis metálicos e contemporâneos que contrastam com os afrescos do local. A localização é única, um verdadeiro museu, que do Duecento até o Cinquecento abrigou “L’Arte dei Giudici e dei Notai”, que foi uma das maiores organizações de arte de Florença, representada por Juízes e Notários.
No subsolo, uma outra experiência: as mesas são dispostas em meio às escavações da Idade Média. Não deixe de visitar a adega particular da casa, que é mais um espetáculo à parte.
LA MÉNAGÈRE
Até o final do século XIX, o endereço era muito frequentado pelas donas de casa fiorentinas, pois ali funcionava uma famosa loja de utensílios para casa. É um ponto histórico de 1.500 metros quadrados, dividido em dois andares que hoje dão espaço a um ambiente muito particular.
Um lugar que atende a diversos gostos com uma junção de diferentes usos, desde restaurante, bar, cafeteria, floricultura, até loja de objetos de design. Tudo isso dentro de um edifício antigo que consagra e conta histórias com seus muros mantidos e detalhes de construção.
Uma das coisas mais fascinantes da arquitetura é o contraste entre o antigo e o novo. É impressionante ver como um lugar pode ser reestruturado e, ao mesmo tempo, valorizar as marcas do passado. É o famoso “unir o útil ao agradável”, quando uma refeição durante uma viagem pode virar uma incrível aula de história.
E por que não abrir as portas de um local que representa uma parte do passado fazendo com que ele continue a ser visto e valorizado? Usando a boa arquitetura como aliada, Florença com certeza tem excelentes exemplos que dão ao público o acesso a essa experiência, provando que o antigo e o novo têm contrastes que encantam.
Firenze é o máximo! Que interessante saber sobre lugares culturais e gastronômicos espalhados em cada cantinho da cidade.
Um artigo melhor do que o outro, parabéns Luiza Vegini!!!
Muito obrigada! A Luiza é uma ótima profissional mesmo. Agradecemos a sua visita!
- Equipe Archtrends Portobello
Ficamos felizes que tenha gostado, Denise!
Volte sempre.
- Equipe Archtrends Portobello
Olá, Luiz!
Agradecemos o carinho. Continue acessando o nosso portal para mais textos inspiradores!
Abraços
– Equipe Archtrends Portobello