Palha indiana: muito charme para a decoração de interiores
A palha indiana oferece versatilidade e sustentabilidade nos projetos de arquitetura, sendo bastante popular entre os profissionais da área.
É que o seu uso deixa ambientes de vários estilos mais charmosos. Basta combinar com os outros elementos da decoração e aproveitar as possibilidades de inovar o espaço.
Atualmente, as opções de produtos com a palha indiana no mercado são muitas. Ela está presente em diversas peças de design, como mobiliário e objetos decorativos.
Quer saber mais sobre a palha indiana? A seguir, descubra o que é, como surgiu, quais são os cuidados e as vantagens e como usá-la na decoração!
O que é a palha indiana?
Originária da Índia, a palhinha indiana ou palha natural sextavada é um material artesanal feito de trançados, que leva charme e rusticidade para os projetos de arquitetura.
Também conhecida como tela de rattan, é desenvolvida com a arte da tecelagem e carrega consigo a beleza do feito à mão. Sua junção gera um tipo de tecido com fios retirados de uma planta tropical.
Ela é produzida a partir da extração da espécie Calamus rotang, as famosas palmeiras rattan, vindas da Ásia, Oceania e África. São plantas conhecidas por sua resistência, flexibilidade e regeneração.
Mesmo sendo uma fibra natural, o seu crescimento é rápido e não necessita de desmatamento para se tornar matéria-prima.
E tem mais: a sua produção tem baixo impacto ambiental, por não causar nenhum prejuízo à natureza ou à população.
A palha indiana é encontrada em móveis e peças decorativas, podendo ser empregada em todos os ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais. Tudo dependerá das definições de projeto.
Inclusive, ela está cada vez mais em alta, mas você sabia que o seu uso na decoração acontece há muito tempo?
Como surgiu a palha indiana?
Apesar de ter presença marcante nos projetos atuais, a palhinha indiana surgiu em uma época distante, produzida por povos egípcios e asiáticos.
Considerada milenar, ela era usada em cestos para armazenamentos de alimentos e produtos. Com o tempo, passou a ser utilizada, também, no mobiliário.
Registros históricos indicam que havia uma cama com palha indiana no túmulo do faraó egípcio Tutancâmon, datada de 1323 a.C.
Na Europa, o seu emprego se expandiu no século 17 por meio da rota comercial, chegando ao Brasil no período colonial.
Aqui, essa fibra natural teve uma repercussão intensa no século 20, durante a era modernista. Arquitetos, designers e artistas se apropriaram da palha indiana, tornando-a um produto requisitado.
Isso aconteceu devido à capacidade da palhinha de se adaptar ao clima brasileiro, possibilitando a passagem de ar por suas tranças vazadas.
Ou seja, ao contrário de outros materiais usados para estofados, como o algodão e o veludo, ela oferecia a leveza e o frescor exigidos nos dias quentes.
Assim, a palha indiana se difundiu e chegou ao nosso tempo. Com as suas características, qualquer ambiente fica mais aconchegante e refrescante!
Leia também:
- Casa aconchegante: 5 ideias para criar ambientes acolhedores
- Lareira ecológica: como funciona e modelos para aquecer com sustentabilidade
Quais são as vantagens e os cuidados da palha indiana?
Duas das principais vantagens da palhinha indiana são a baixa manutenção e a boa durabilidade. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados para assegurar a sua vida útil com o passar dos anos.
Por ser uma fibra natural, recomenda-se evitar o seu contato direto com o sol ou a umidade. Um modo de garantir a sua resistência é aplicando impermeabilizantes, como o verniz.
Manter a higienização da palhinha em dia também auxilia na sua vida útil. Afinal, todo material sem manutenção adequada apresenta consequências disso mais tarde.
É preciso se atentar ao tipo de produto escolhido para limpá-la. O ideal é usar apenas água e sabão neutro, conservando as propriedades da tela de rattan.
Também existe a opção de investir em materiais sintéticos no lugar da palha natural.
Se essa for a sua escolha, você terá cuidados diferentes de manutenção, devido a maior resistência às intempéries. Essas reproduções ainda costumam ter um custo menor que a original.
No entanto, embora precise de alguns cuidados, a palhinha natural apresenta muitas vantagens para os projetos, como:
- adaptabilidade ao clima tropical brasileiro;
- valorização do trabalho artesanal;
- baixa manutenção;
- sustentabilidade;
- atemporalidade;
- versatilidade;
- durabilidade;
- flexibilidade;
- aconchego;
- charme.
Como decorar com a palha indiana?
Confira ideias para usar a palhinha de rattan na decoração da sua casa e aproveite todos os benefícios desse material!
Aproveite a palha indiana em móveis
Uma proposta de ambiente rústico pode contar com a palha indiana nos móveis. Acima, o fechamento das portas de giro do guarda-roupa foi produzido com a fibra natural.
Uma super vantagem dessa aplicação é aproveitar a circulação de ar proporcionada para arejar as peças de roupa e, consequentemente, evitar a propagação de mofo.
Use objetos de decoração com palha indiana
A palha indiana deixa qualquer ambiente confortável e relaxante. No entanto, quando se trata de decoração, fica ainda mais especial.
Além de aproveitar a palhinha no mobiliário da casa, também é possível ter a sua beleza em objetos decorativos, como esculturas, biombos, luminárias, cestos e molduras, entre outros.
Escolha cores que realcem a palha indiana
Na imagem acima, a palha indiana na cor preta nos bancos altos criou um projeto inovador, atendendo ao estilo contemporâneo da cozinha integrada.
Uma forma de sair do uso tradicional da fibra natural é apostar em cores que realçam a beleza dos trançados. Invista em tons que combinem com a identidade do ambiente e saia do padrão!
Um material artesanal com tanta versatilidade só pode ser sinônimo de elegância. Suas propriedades naturais e seu apelo sustentável proporcionam ambientes ecologicamente corretos e saudáveis.
Agora que você já sabe tudo sobre a palha indiana, que tal descobrir como usar a cor ciano na decoração?