12.11.2012
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Wetropolis: a cidade flutuante autossustentável da Tailândia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.11.2012
minutos de leitura

A capital da Tailândia, Bangcoc, uma cidade erguida há mais de 300 anos nas margens do rio Chao Phraya, está ameaçada: um estudo desenvolvido pela ONU mostrou que até 2050, a cidade precisará ser abandonada, pois será engolida pelas águas. A decorrência do aquecimento global vai deixar a população completamente orfã de terras para viver.

O paradoxo que envolve Bangcoc é que, a cada ano, a região afunda 10cm abaixo do nível do mar e aumenta em 100 mil habitantes a sua população. Com uma população cada vez maior e a certeza de um fenômeno natural que irá acabar com a terra firme da região, há uma preocupação:

Qual a solução para oferecer às pessoas uma moradia alternativa? E a resposta, ousada, do escritório S+PBA foi a de construir uma cidade flutuante, a Wetropolis.

Wetropolis

A ideia começa com o aproveitamento das fazendas aquáticas de criação de crustáceos, um setor que está cada vez mais condenado à falência. Esses locais serão as bases de Wetropolis, que conta com o auxílio do governo para um trabalho de descontaminação das águas e manguezais.

Wetropolis

O projeto inclui toda a infraestrutura necessária: sistema de esgoto, água potável, energia solar, entre outras possibilidades. Formado por módulos de três andares planejáveis, os espaços serão divididos entre residências, endereços comerciais, escolas e mais.

Wetropolis

Preocupados com a sustentabilidade, os arquitetos da S+PBA estão olhando com atenção para a poluição e viabilizando um projeto de cidade autosustentável. Eles pretendem investir na importação de carros elétricos e divulgar a utilização de bicicletas. Entre os módulos, serão construídas estradas, mas o trabalho mais importante agora é para a conscientização.

Uma cidade que surgiu às margens de um grandioso rio e utilizou os recursos naturais de forma agressiva, agora volta a olhar para as águas de Chao Phraya com uma verdadeira intenção de transformação e a opção de viver sobre as águas e evitar a poluição se tornou a forma mais viável de preservar a natureza do loca.

Wetropolis

Wetropolis

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Wetropolis: a cidade flutuante autossustentá...

Wetropolis: a cidade flutuante autossustentável da Tailândia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies