Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Vem aí... CASACOR São Paulo 2019

Há menos de um mês da 33ª CASACOR São Paulo, a expectativa é grande. Escritórios de arquitetura de todo o Brasil trabalham a todo vapor para finalizar seus ambientes com maestria. Afinal, trata-se da maior mostra de decoração das Américas. São 44 ambientes, ocupando o enorme Jockey Club. A Portobello estará presente em dez deles.

Planeta Casa é o tema de 2019. Sustentabilidade tem sido um aspecto forte da CASACOR nos últimos anos. Dessa vez, os profissionais de arquitetura foram incentivados a utilizar a criatividade para criar ambientes com soluções sustentáveis e tecnológicos.

Um deles é o Espaço do Conhecimento, do arquiteto Fabiano Hayasaki. Com 400m², será o ambiente oficial de eventos da CASACOR São Paulo, recebendo workshops, palestras e coquetéis. “Me guiaram os conceitos de sustentabilidade, bem-estar e tecnologia. Mas tentei entender como convivemos com isso no dia a dia. Não basta ter um móvel de material sustentável se você não tem atitudes sustentáveis, se você tem a mente no passado. Por isso, não são soluções caras e inviáveis, quis trazer para cotidiano”, explica Fabiano, que comanda seu escritório em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, ao lado da esposa, a designer de interiores Tania Hayasaki.

Projeto do ambiente assinado por Fabiano Hayasaki
O Espaço do Conhecimento promete reunir os visitantes da CASACOR SP

Entre as soluções sustentáveis, está o deque da área externa, feito de madeira plástica, uma composição de restos de borracha e pó de madeira. O porcelanato também foi amplamente utilizado por representar uma alternativa mais sustentável aos materiais naturais. Fabiano elegeu o lançamento Ms Barcelona para o piso das áreas internas e o Area White para os banheiros.

Sustentabilidade é um conceito que está presente no ambiente do arquiteto

“O Espaço do Conhecimento é o ambiente mais utilizado da CASACOR, então tudo tinha de ser muito funcional. Não é um ambiente passagem, é realmente usado. Por sua resistência e facilidade de manutenção, o porcelanato foi uma escolha óbvia”, destaca o arquiteto. O material também aparece na fachada ventilada, que utiliza o Steel Corten para criar a segunda pele. Assim, o ar flui na cavidade intermediária, melhorando o conforto térmico e evitando desperdício de energia.

O tema Planeta Casa aparece também no paisagismo. “É um ambiente de trabalho, mas, ao mesmo tempo, traz muita natureza, muita vida. Por isso, o lago com peixes ornamentais”, completa.

Combinação de fachada ventilada e paisagismo
Pensando no conforto térmico, o arquiteto investiu nas plantas em seu projeto

Confira os outros ambientes com Portobello na CASACOR São Paulo:

Casa 2, do Studio Casadesign, de Sálvio Jr e Moacir Jr
Casa 12 com garagem, de In Town Arquitetura
Casa 15, de Denise Barreto
Loft 7 com jardim de inverno, de Marcelo Salum
Estúdio 7, de Melina Romano
Suíte das crianças, de Messa Penna Arquitetura e Interiores
Praça Zen, de Roberto Riscala
Recepção, de Piloni Arquitetura
Instalação, de Tufi Mousse

Prepare-se para visitar a CASACOR São Paulo:
Período: 28 de maio a 4 de agosto
Horário: terça a sábado e feriados, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1075, Cidade Jardim
Entrada: terça a quinta, R$ 64; sexta a domingo e feriados, R$ 80 (há meia entrada e desconto na pré-venda online)

Sair da versão mobile