O edifício Valley, localizado na região sul de Amsterdã, Holanda, está em sua fase final de construção. O novo projeto assinado pelo escritório MVRDV é composto por três torres de uso misto, incluindo residências, escritórios, restaurantes e salas comerciais. São aproximadamente 75.000 metros quadrados!
O Valley é composto por três torres de diferentes alturas, ligadas por um pódio que remete à área baixa entre as montanhas, dando nome ao projeto.
O pico mais alto atinge 100 metros de altura, no qual fica um sky-bar acessível ao público, espalhado por dois andares superiores, oferecendo vistas panorâmicas da cidade de Amsterdã.
Sua fachada é parcialmente revestida por pedras naturais e por vidro, criando um grande movimento orgânico e jogo de texturas.
Em poucos anos, a região sul de Amsterdã tornou-se o principal centro internacional de negócios, a área mais moderna e verticalizada da cidade com suas altas torres de escritórios. Consequentemente, o crescimento dessa região significou um problema para o setor residencial.
O desenvolvimento do edifício Valley faz parte de uma iniciativa da prefeitura da cidade para diversificar e equilibrar essa região, transformando-a em um bairro urbano mais habitável e completo, acolhendo grandes quantidades de moradores e equipamentos públicos.
As faces de cada bloco das torres variam, mudando de paredes de vidro para superfícies mais rochosas compostas por terraços revestidos de pedra, janelas salientes e varandas.
Em suas bordas irregulares, o edifício também incorpora uma camada verde, onde aproximadamente 13.000 plantas, árvores e arbustos foram plantados pelo paisagista Piet Oudolf. Este aspecto será mantido por sistemas de rega automática, bem como por uma equipe de jardineiros.
As plantas, que não estão visíveis no momento, terão um período inicial para crescerem e se aclimatarem, antes que o prédio seja inaugurado oficialmente na primavera de 2022.
Segundo o escritório MVRDV, a vegetação atingirá sua aparência final gradualmente nos próximos anos, mesma estratégia que utilizaram no projeto do Boijmans Depot, relembre aqui em nosso post: Boijmans Depot: o primeiro depósito de arte acessível ao público no mundo!
Na descrição do projeto, dizem que não há dois apartamentos iguais no edifício Valley, o que significa que há uma grande variedade de tipologias de habitação. No entanto, cada um é orientado de forma a maximizar a luz do dia (muito importante sobretudo em um país como a Holanda que tem baixa incidência solar).
Todos os apartamentos também têm acesso aos tetos verdes coletivos. Isso inclui os do quarto e quinto andares do edifício, que funcionarão como um parque público. Existe uma grande ambição em tornar o conjunto todo mais verde, trazendo um pouco da natureza para a cidade de forma vertical.
Segundo o MVRDV, espera-se que o projeto torne o distrito financeiro da cidade um bairro urbano mais habitável, humano e completo.
Gostaram da ideia desse projeto? Esperamos que tenham gostado de acompanhar a construção de um novo empreendimento aqui na Holanda. Pretendemos fazer uma visita quando as obras estiverem finalizadas, acompanhem por aqui mais informações e fotos que virão sobre esse projeto!
Foto de destaque: Foto (Rob Oo)