Uma loja de departamento com alma de galeria de arte. Darial é o exemplo do novo retail
Em uma época que lojas de departamento fecham e e-commerces crescem, o que prevalecem são lojas conceitos com um "quê" de galeria de arte.
Darial abriu as portas este mês em Barcelona e já se tornou um exemplo a seguir. Em 1500 metros quadrados no térreo da Casa Tomàs Roger, dentro de um edifício do século 19, no bairro Eixample, traz uma experiência de compra diferenciada. Darial não é apenas uma boutique, mas também livraria e restaurante, tudo isso com curadoria impecável: desde os produtos, livros e até o menu do restaurante.
A decoração foi inspirada nos filmes franceses antigos Art Déco, mais especificamente o "Last Year in Marienbad", de 1961, do diretor Alain Resnais. As colunas que suportam a estrutura do edifício ganham destaque por serem completamente pintadas de dourado e possuírem formato de palmeiras. Já o resto do interior é todo branco e os móveis escolhidos a dedo para fazer parte da composição com as colunas. Objetos de decoração e outros artigos que estão à venda na loja são de design assinado ou possui uma curadoria de marcas minuciosas, algumas delas são: Muller van Severen, Impossible Project, Lomography, Bang & Olufsen e Christofle.
A boutique abriga mais de 100 marcas renomadas e da moda, como Dries Van Noten, Maison Margiela, Cult Gaia, Proenza Schouler, Marni, Veja, Jil Sander, entre outros. O pé direito alto também é mantido na área dos provadores, transformando-os no cenário perfeito para blogueiras fazerem prova de looks. O visual merchandising é impecável: os produtos são expostos sobre os móveis de design, fazendo parte da decoração.
A livraria fica na passagem entre a boutique e o restaurante e é marcada por prateleiras pretas e muito espelho, contendo livros raros e obras contemporâneas.
No subsolo de todo o complexo há uma real galeria de arte toda feita em concreto aparente, que expõe obras de artistas por períodos.
Aberto de segunda a domingo, o restaurante chama-se Le Léopard, inspirado no filme de 1963 do diretor italiano Luchino Visconti ("Il gattopardo"). É uma moderna brasserie, com apenas 70 lugares, que possui um menu baseado na cozinha francesa, italiana e espanhola, com opções veganas e uma carta de vinhos clássicos e naturais. O interior do restaurante conserva a identidade da loja com as colunas de palmeiras douradas e os móveis de design, adicionando um diferenciado toque de veludo vermelho na decoração.
Darial é um espaço multidiciplinar dedicado ao lifestyle e que alcança o conceito de retail experimental, totalmente projetado pelo diretor criativo da marca Djaba Diassamidze. Djaba consegue alcançar uma mescla perfeita entre o clássico e o contemporâneo em um mix de referência de diferentes eras. Como resultado: uma loja de departamento com alma de galeria de arte.