03.11.2016
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Revestimento cerâmico: charme e funcionalidade para diferentes ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.11.2016
Entenda o que é o revestimento cerâmico, veja onde ele pode ser usado e confira dicas para escolher os produtos certos para a sua casa!
minutos de leitura

Na hora de compor um ambiente, as dúvidas surgem desde o instante em que você pensa em adquirir o imóvel. E agora? Que tipo de material deve ser usado para deixar o espaço seguro e fácil de limpar, sem perder a elegância e o estilo? Devido à sua elevada resistência e à sua facilidade de limpeza, o revestimento cerâmico constitui uma das melhores escolhas para pisos e paredes.

Composto por uma mistura de argilas que passam por processos de prensagem até serem queimadas a 1150 °C, o revestimento cerâmico é produzido a partir de um dos produtos mais antigos de que se tem notícia, extremamente resistente e frequentemente encontrado em escavações arqueológicas com mais de 10 mil anos: a argila. Saiba mais!

O que é o revestimento cerâmico?

 “O primeiro artesão foi Deus, que, depois de criar o mundo, pegou o barro e fez Adão.” — Ditado popular paraibano

O revestimento cerâmico é produzido a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas que são queimadas em altas temperaturas.

Essas peças são usadas para revestir pisos e paredes, sendo divididas em grupos, dependendo das suas características físico-químicas e das suas aplicações.

A fabricação da cerâmica é um processo bastante rigoroso, que hoje conta com diferentes tecnologias, aliando sustentabilidade e qualidade.

As placas cerâmicas são constituídas, em geral, de três camadas. A primeira é o suporte ou biscoito. A segunda é o engobe, que tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes. A terceira é o esmalte, uma camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar a face superior.

As principais funções desse revestimento são proteger e decorar.

Proteger a base e a estrutura da construção, como os pisos e as paredes. E decorar, dando acabamento ao ambiente, proporcionando conforto visual.

São inúmeros os tipos de revestimentos cerâmicos, que podem ser aplicados em pisos, paredes, piscinas, mesas, escadas, churrasqueiras, fachadas, bancadas, cozinhas, banheiros etc.

Fácil de limpar e manter, o revestimento cerâmico é amplamente utilizado em projetos residenciais (Projeto: Portobello S.A.)
Fácil de limpar e manter, o revestimento cerâmico é amplamente utilizado em projetos residenciais (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento cerâmico e porcelanato

Uma dúvida muito comum é sobre as diferenças entre revestimento cerâmico e porcelanato.

Na verdade, o porcelanato não deixa de ser um tipo de revestimento cerâmico, mas com um processo de fabricação diferente.

Como vimos, as cerâmicas são produzidas a partir de uma mistura de argila e outros minerais. O material é queimado a até 1150 ºC.

Depois disso, as placas são secas e podem receber uma aplicação de esmalte, que serve para colorir e decorar.

O porcelanato é uma técnica mais recente, que só chegou no Brasil na década de 90. Antes disso, ele era importado e custava caro.

Ele é produzido a partir de uma mistura de argila e materiais nobres, criando uma placa mais densa, que é queimada a uma temperatura superior a 1200 ºC.

Por isso, os porcelanatos têm características diferentes, como menor absorção de água e maior resistência mecânica, sendo, inclusive, empregados em locais de alto tráfego.

Quais são os tipos de cerâmica?

As peças de cerâmica são oferecidas em versões naturais e esmaltadas. Elas podem ser classificadas em dois grandes grupos: tradicional e avançado.

Cerâmica tradicional

A cerâmica tradicional é aproveitada em diversos revestimentos, desde azulejos até vasos para cultivar plantas e flores. Os tijolos também são produzidos assim, como qualquer outro objeto que não exige muita sofisticação.

Cerâmica avançada

A cerâmica avançada é obtida a partir da matéria-prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas que está em um estado maior de pureza. É o caso do porcelanato.

Escolher o tipo certo de cerâmica, de acordo com o ambiente e a aplicação, é o segredo para a alta durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)
Escolher o tipo certo de cerâmica, de acordo com o ambiente e a aplicação, é o segredo para a alta durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são as vantagens do revestimento cerâmico?

As cerâmicas são bonitas e versáteis, contando com uma série de vantagens, que ajudam a fazer com que elas sejam sempre muito procuradas. Entre os pontos positivos, podemos citar:

  • o preço da cerâmica é menor que de outros tipos de revestimentos e a instalação também costuma ser mais barata, já que é mais simples de ser executada;
  • grande variedade de cores, tamanhos e modelos, inclusive com texturas que recriam madeira ou mármore, permitindo decorar de maneiras diferenciadas;
  • ideal para locais secos e quentes, pois ajuda a manter a temperatura do ambiente mais fresca;
  • durável, quando comparada a outros materiais, pois é resistente à água e às bactérias;
  • não exige grandes manutenções, além de ser um revestimento fácil de limpar.

Contudo, é preciso ter atenção na escolha do revestimento cerâmico, garantindo que ele é adequado às características do ambiente. Caso contrário, poderá se tornar escorregadio, por exemplo.

Quando bem assentado, um revestimento cerâmico tem uma durabilidade de 20 anos ou mais; por isso, oferece um excelente custo-benefício.

Durável, resistente e com diferentes versões, cores e tamanhos, o revestimento cerâmico é extremamente vantajoso para diferentes tipos de obras (Projeto: Portobello S.A.)
Durável, resistente e com diferentes versões, cores e tamanhos, o revestimento cerâmico é extremamente vantajoso para diferentes tipos de obras (Projeto: Portobello S.A.)

Onde o revestimento cerâmico pode ser aplicado?

Existe uma infinidade de possibilidades para ousar na arquitetura e transformar o ambiente. A cerâmica pode ser aplicada em pisos, calçadas, paredes e até mesmo fachadas.

Você só precisa se preocupar com as características técnicas de cada peça escolhida, como a resistência à água, à trafegabilidade e à abrasão, além do rejunte apropriado.

Uso residencial

O revestimento cerâmico é extremamente procurado para uso residencial.

Nesse caso, a dica é considerar a facilidade de limpeza do produto escolhido, o nível de tráfego no ambiente e as características do local, como presença de água e umidade.

Avalie também se o revestimento será usado interna ou externamente na residência, pois existem opções específicas para cada caso.

Você poderá usar o material para pisos e paredes em praticamente todos os ambientes, desde que o produto em questão seja indicado para a aplicação desejada.

Nas áreas externas, avalie as condições às quais o produto ficará exposto, como alterações de clima, sol, chuva e vento, por exemplo, ou até neve, dependendo de onde você mora.

No caso de revestimento sujeito às baixas temperaturas, ainda é importante que ele seja resistente ao congelamento.

Além disso, verifique a resistência à gretagem, às manchas e ao ataque químico.

O revestimento cerâmico pode ser usado em pisos e paredes, em áreas internas ou externas (Projeto: Portobello S.A.)
O revestimento cerâmico pode ser usado em pisos e paredes, em áreas internas ou externas (Projeto: Portobello S.A.)

Uso comercial

Além de residências, o revestimento cerâmico pode aparecer em espaços comerciais. Nesse caso, sempre avalie a resistência ao tráfego, considerando a quantidade média de pessoas que circulam no local.

Usos especiais

Além desses, os revestimentos cerâmicos podem ser usados em:

  • saunas: desde que o revestimento seja adequado a esse ambiente;
  • piscinas: nesse caso, também é fundamental optar por um revestimento com baixa absorção de água e resistência a escorregamentos;
  • lareiras e churrasqueiras: o revestimento deve ser resistente ao choque térmico, às manchas e à dilatação térmica mínima;
  • escadas e rampas: aqui, a dica é conferir o coeficiente de atrito, evitando usar um revestimento que seja muito escorregadio;
  • garagens: é importante conferir a resistência à carga, à abrasão e às manchas, como de óleo de carro.

Piso e parede

O revestimento cerâmico pode ser usado tanto em piso quanto em parede. Porém, cada aplicação exige uma peça com características diferentes, especialmente em relação à resistência, à abrasão, à expansão por umidade, ao ataque químico e às manchas.

Se a ideia é aplicar a cerâmica no piso, considere a resistência à abrasão (relacionada ao tráfego de pessoas), a resistência à ruptura (de acordo com a carga à qual ele será submetido), a possibilidade de impacto, o coeficiente de atrito (o deixando mais ou menos escorregadio), a resistência às manchas e a facilidade de limpeza.

Para paredes, é aceitável uma resistência mínima à ruptura e à abrasão. Outro cuidado importante é em relação à instalação. É fundamental que a base — ou seja, a argamassa e o rejuntamento — seja muito bem executada, para não ocorrer infiltrações que possam estragar o produto e a beleza e a funcionalidade do ambiente.

Com os cuidados certos de manutenção e um bom assentamento, as cerâmicas podem ter alta durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)
Com os cuidados certos de manutenção e um bom assentamento, as cerâmicas podem ter alta durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)

Como cuidar e manter os revestimentos cerâmicos?

Os revestimentos cerâmicos são muito fáceis de cuidar e de limpar. Uma dica importante é evitar usar o sabão, porque ele forma um filme que embaça o brilho e promove o crescimento do mofo e das bactérias em áreas úmidas, como nos boxes dos banheiros.

Outra dica é evitar as esponjas de aço, pois pequenas partículas podem permanecer no rejunte ou na placa cerâmica e, ao oxidarem, manchar definitivamente a peça. E, claro, não use ácidos que possam danificar a superfície do material, alterando o brilho e o rejunte.

No caso dos revestimentos esmaltados, basta fazer a limpeza com esponja macia ou pano úmido com detergente neutro diluído em água. Se você notar algumas manchas, poderá substituir a água em temperatura ambiente pela água quente.

Caso o rejunte esteja sujo, limpe com uma esponja de cerdas de plástico.

Outras dicas essenciais são:

  • após fazer a limpeza, seque a superfície com um pano seco para evitar manchas;
  • para limpar o rejunte, use saponáceo cremoso;
  • para limpar manchas de caneta ou de esmalte, use solvente orgânico;
  • sempre faça testes antes de aplicar algum produto de limpeza novo.

Agora você já sabe tudo sobre revestimento cerâmico? Acesse o site da Portobello e conheça as diferentes opções para o seu projeto!

Foto de destaque: Versátil, bonito e funcional, o revestimento cerâmico pode ser usado em áreas internas e externas (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento cerâmico: charme e funcionalida...

Revestimento cerâmico: charme e funcionalidade para diferentes ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É simplesmente maravilhoso, todo o material que a Portobello nos apresenta! Difícil tarefa a de escolher! É cada uma mais linda que a outra! Parabéns à toda a equipe que está envolvida em todos os processos!

  2. bom dia , Srs.
    Por gentileza , gostaria de saber se a empresa portobello trabalha com piso castellato .
    No caso seria troca de peças .
    ficarei no aguardo .
    atenciosamente .
    renata sousa

  3. Olá! Estou fazendo um pesquisa sobre Revestimentos cerâmicos e vítreos e gostaria de saber um pouco mais sobre os revestimentos vítreos, pois quando procuro na internet não consigo achar nada. Será de grande ajuda se puderem me dizer aonde posso encontrar mais informações. Muito obrigada!

  4. Muito interessante, gostaria de saber mais sobre esse tipo de revestimento.

  5. Boa tarde, tudo fazendo uma pesquisa.
    Poderia me ajudar?
    Gostaria de saber os principais aspectos a serem levados em consideração na elaboração de um projeto de Revestimentos Cerâmicos
    Desde já agradeço.

  6. Sou apreciador das artes aplicadas em cerâmicas e afins...sou revestidor,trabalho na aplicação destes revestimentos e é cada um mais bonito que o outro.Gostaria de ficar mais informado sobre os produtos da Portobello.Acompamho pela pagina,bloq e site .D+!

  7. Olá José, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    - Equipe Archtrends Portobello

  8. Olá Denise, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    - Equipe Archtrends Portobello

  9. Olá Anercio, tudo bem?

    Agradecemos seu comentário! Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.

    Grande abraço,
    Equipe Portobello SA

  10. Olá, Giovana.

    Que legal!

    Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
    Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

    Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies