Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália

Uma cidade portuária localizada às margens do Mar Adriático, Trieste é uma surpresa positiva para aqueles que passam por lá. 

Temos que reconhecer que não é um dos primeiros lugares visitados por turistas ao viajarem para a Itália, mas com certeza vale a pena inseri-la no seu roteiro - não é à toa que em 2012 a Lonely Planet nomeou Trieste como a cidade mais subestimada do mundo.

Trieste
Os grandiosos edifícios de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Ela foi governada pelos Habsburgos por séculos e tornou-se uma das maiores cidades do Império Austro-Húngaro, ficando conhecida por inspirar alguns dos grandes escritores no início do século XX, assim como prestigiados intelectuais europeus.

Trieste tornou-se definitivamente parte da Itália apenas em 1975, após uma longa disputa com a antiga Iugoslávia, no fim da segunda guerra mundial. Preparamos um pequeno roteiro para vocês viajarem com a gente por essa incrível cidade.

Trieste
Piazza Unità d’Italia (Imagem: Leandro Neumann Ciuffo)

Piazza Unità d’Italia

A Piazza Unità d’Italia é considerada a maior praça à beira mar da Europa. Com uma grandiosa arquitetura e diversos cafés, esse é o ponto de encontro central da cidade. A mistura das praças e edifícios grandiosos do período Austro-Húngaro, com as pequenas ruelas típicas dos tempos da dominação veneziana, trazem uma mistura extremamente charmosa para Trieste.

Trieste
Os grandiosos edifícios de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo

Outro ponto que ficou muito conhecido e visitado é o Grande Canal construído no bairro Borgo Teresiano. Antigamente era aqui que realizavam a carga e descarga de produtos trazidos por navios. 

Hoje a região está cheia de bares, cafés e restaurantes e ao fundo podemos admirar a belíssima igreja de Santo Antônio Taumaturgo, que foi construída entre 1825 e 1849, com um estilo neoclássico inspirado nas construções romanas.

Trieste
Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo (Imagem: Luiza Vegini)
Trieste
Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo (Imagem: Luiza Vegini)

Piazza della Borsa

Como comentamos anteriormente, Trieste está cheia de praças que se abrem em meio a pequenas ruas, nos proporcionando diferentes perspectivas, pontos de encontro e belíssimos espaços de permanência para a cidade. 

A Piazza della Borsa é uma das principais, considerada o centro econômico da cidade por um longo período, o que justifica a construção de muitos prédios imponentes nesta região - hoje o edifício é ocupado pela câmara do comércio da cidade.

Trieste
Piazza della Borsa (Imagem: Luiza Vegini)

Molo Audace

Para se conectar com os veleiros e com o mar Adriático, é indispensável um passeio pelo Molo Audace, que recebeu este nome para homenagear o primeiro navio da marinha italiana que passou por lá no passado. Aqui é o lugar perfeito para admirar um pôr do sol durante uma caminhada pela orla.

Trieste
 A orla da cidade (Imagem: Luiza Vegini)
Trieste
Os barcos a vela que fazem parte do cartão portal de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Castello di Miramare

E por último, mas não menos importante, o Castelo de Miramar, construído pelo arquiduque austríaco Maximiliano de Habsburgo durante o século XIX. Com uma posição e paisagem privilegiada na baía do Mar Adriático, o castelo e seus belíssimos jardins hoje são o cartão postal da cidade e estão abertos ao público como museu.

Trieste
Castello di Miramare (Imagem: Pixabay)

Formada por amplos parques, espaços com áreas verdes, extensas avenidas e uma orla grandiosa, é uma verdadeira mistura de arquitetura romana, medieval, neogótica e neoclássica, tudo isso em meio a um panorama de barcos a vela que contemplam o mar, é um lugar único e nada óbvio.

Trieste
Trieste (Imagem: Pixabay)

Costumo dizer que em Trieste podemos encontrar o melhor de alguns mundos, um pouco da Itália misturada com a Áustria e um toque da Eslovênia. Gostaram do post? Compartilhe com a gente se Trieste estará no seu próximo roteiro para a Itália.

LEIA TAMBÉM: As pequenas cidades imperdíveis para conhecer na Toscana

Sair da versão mobile