28.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália

calendar-blank-line
28.06.2021
Trieste é uma cidade com uma rica arquitetura e cheia de histórias. Confira no post a seguir detalhes de um dos lugares mais cosmopolitas do norte da Itália.
minutos de leitura

Uma cidade portuária localizada às margens do Mar Adriático, Trieste é uma surpresa positiva para aqueles que passam por lá. 

Temos que reconhecer que não é um dos primeiros lugares visitados por turistas ao viajarem para a Itália, mas com certeza vale a pena inseri-la no seu roteiro – não é à toa que em 2012 a Lonely Planet nomeou Trieste como a cidade mais subestimada do mundo.

Trieste
Os grandiosos edifícios de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Ela foi governada pelos Habsburgos por séculos e tornou-se uma das maiores cidades do Império Austro-Húngaro, ficando conhecida por inspirar alguns dos grandes escritores no início do século XX, assim como prestigiados intelectuais europeus.

Trieste tornou-se definitivamente parte da Itália apenas em 1975, após uma longa disputa com a antiga Iugoslávia, no fim da segunda guerra mundial. Preparamos um pequeno roteiro para vocês viajarem com a gente por essa incrível cidade.

Trieste
Piazza Unità d’Italia (Imagem: Leandro Neumann Ciuffo)

Piazza Unità d’Italia

A Piazza Unità d’Italia é considerada a maior praça à beira mar da Europa. Com uma grandiosa arquitetura e diversos cafés, esse é o ponto de encontro central da cidade. A mistura das praças e edifícios grandiosos do período Austro-Húngaro, com as pequenas ruelas típicas dos tempos da dominação veneziana, trazem uma mistura extremamente charmosa para Trieste.

Trieste
Os grandiosos edifícios de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo

Outro ponto que ficou muito conhecido e visitado é o Grande Canal construído no bairro Borgo Teresiano. Antigamente era aqui que realizavam a carga e descarga de produtos trazidos por navios. 

Hoje a região está cheia de bares, cafés e restaurantes e ao fundo podemos admirar a belíssima igreja de Santo Antônio Taumaturgo, que foi construída entre 1825 e 1849, com um estilo neoclássico inspirado nas construções romanas.

Trieste
Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo (Imagem: Luiza Vegini)
Trieste
Canal Grande e Chiesa di Sant’Antonio Nuovo (Imagem: Luiza Vegini)

Piazza della Borsa

Como comentamos anteriormente, Trieste está cheia de praças que se abrem em meio a pequenas ruas, nos proporcionando diferentes perspectivas, pontos de encontro e belíssimos espaços de permanência para a cidade. 

A Piazza della Borsa é uma das principais, considerada o centro econômico da cidade por um longo período, o que justifica a construção de muitos prédios imponentes nesta região – hoje o edifício é ocupado pela câmara do comércio da cidade.

Trieste
Piazza della Borsa (Imagem: Luiza Vegini)

Molo Audace

Para se conectar com os veleiros e com o mar Adriático, é indispensável um passeio pelo Molo Audace, que recebeu este nome para homenagear o primeiro navio da marinha italiana que passou por lá no passado. Aqui é o lugar perfeito para admirar um pôr do sol durante uma caminhada pela orla.

Trieste
 A orla da cidade (Imagem: Luiza Vegini)
Trieste
Os barcos a vela que fazem parte do cartão portal de Trieste (Imagem: Luiza Vegini)

Castello di Miramare

E por último, mas não menos importante, o Castelo de Miramar, construído pelo arquiduque austríaco Maximiliano de Habsburgo durante o século XIX. Com uma posição e paisagem privilegiada na baía do Mar Adriático, o castelo e seus belíssimos jardins hoje são o cartão postal da cidade e estão abertos ao público como museu.

Trieste
Castello di Miramare (Imagem: Pixabay)

Formada por amplos parques, espaços com áreas verdes, extensas avenidas e uma orla grandiosa, é uma verdadeira mistura de arquitetura romana, medieval, neogótica e neoclássica, tudo isso em meio a um panorama de barcos a vela que contemplam o mar, é um lugar único e nada óbvio.

Trieste
Trieste (Imagem: Pixabay)

Costumo dizer que em Trieste podemos encontrar o melhor de alguns mundos, um pouco da Itália misturada com a Áustria e um toque da Eslovênia. Gostaram do post? Compartilhe com a gente se Trieste estará no seu próximo roteiro para a Itália.

LEIA TAMBÉM: As pequenas cidades imperdíveis para conhecer na Toscana

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça Trieste, um lugar único no norte da...

Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belíssima cidade, pretendemos visitá-la, uma semana na cidade, qual o melhor período do ano é o mais recomendado??

  2. Vamos a Tiestre, saindo de Veneza e teremos um dia e meio para conhecer essa bela cidade. Pretendemos ir a Koper, na Croácia, também. Temos pouco tempo e estamos pensando em irmos primeiro a Koper e depois Trieste já que de lá embarcaremos num cruzeiro. As dicas foram excelentes e agradecemos muito Abraços

  3. Estou em Trieste em visita a familiares, realmente é uma cidade linda , com prédios
    históricos que encantam.

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies