27.02.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
transformar sua parede

Nove dicas de decoração para transformar sua parede!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.02.2019
Confira soluções simples e práticas para você conseguir revitalizar uma parede vazia em qualquer lugar da sua casa e deixá-la cheia de personalidade.
minutos de leitura

Dependendo do tamanho dos cômodos, é bem normal que, depois da mobília e de finalizar a decoração, alguma parede fique “perdida”, com aquela sensação de que há alguma coisa faltando. Isso pode acontecer em qualquer ambiente da casa, da sala e até a cozinha.

Com a variedade de cômodos, também existe uma lista grande com as possibilidades de transformação para as suas paredes de forma simples e prática, com ou sem a necessidade do uso de uma furadeira. Confira algumas delas aqui embaixo!

1# Porcelanato Decorado

A versatilidade do porcelanato decorado na parede e no balcão da cozinha

 A principal vantagem dos porcelanatos decorados é que eles podem ser utilizados em praticamente todos os cômodos da casa, no chão e na parede, dando vida e alegrando diferentes tipos de ambientes.

Por isso, na hora de comprar porcelanato para a sua parede, prefira uma marca de qualidade que vá assegurar a baixa necessidade de manutenção num futuro próximo caso as placas tenham sido instaladas de forma correta.

Os modelos da Portobello oferecem uma série de estampas que podem ser facilmente encaixadas em diferentes cômodos com beleza e praticidade. E, além das paredes, eles podem ser aplicados também em bancadas, dando um toque especial na decoração.

Utilizando a argamassa correta, eles podem ser fixados por cima de um azulejo já existente, evitando o quebra-quebra e a poeira de uma obra maior. Nos cômodos em que a parede não tinha o revestimento previamente, o processo é o mesmo — só fique atento para adquirir o produto colante ideal para o tipo de superfície, ok? É preciso saber escolher o rejunte certo para cada tipo de piso. Só assim ele vai poder garantir a durabilidade da instalação dos seus revestimentos.

2# Azulejo estampado

Decoração com azulejo estampado na parede do banheiro

Para banheiros e cozinhas, os revestimentos estampados são uma das melhores opções de decoração e transformação para as paredes. O ponto positivo desses azulejos é que, com seu acabamento elegante, eles podem, ainda, fazer parte das paredes de outros cômodos, como salas e quartos.

Você pode usar o material, inclusive, para destacar o hall de entrada de casa ou qualquer outra parede pequenininha, que fica apagada com mais facilidade. Além disso, também é possível aplicar o azulejo estampado em espaços pequenos da parede, como um detalhe diferente na decoração do ambiente. Para isso, não deixe de combinar as cores do revestimento com a paleta do cômodo.

3# Prateleiras

Prateleiras com suporte embutido em paredes da sala

Além de aumentar a funcionalidade de qualquer cômodo, as prateleiras ainda podem dar uma graça a mais à sua parede com o que você colocar nela. Além de livros, é possível investir em objetos decorativos diversos, comouadros, pequenas esculturas e porta retratos.

Para a instalação das prateleiras, use uma furadeira para fazer os furos que vão dar a estabilidade ao utensílio. Eles devem ter um tamanho compatível com as brocas que vêm junto do móvel. Fique atento, também, à quantidade de peso que a broca pode suportar: essa vai ser a sua dica para saber como encher a prateleira.

4# Adesivos decorativos

Adesivo decorativo de mapa mundi aplicado na parede

Os adesivos decorativos para parede são ótima opção para quem deseja dar vida a apenas um pedacinho da parede. Como eles têm a aplicação bem simples, adesiva, você nem precisa contar com a ajuda de mão de obra especializada para o processo: basta ter cuidado para não criar bolhas e seguir todas as instruções do fabricante à risca. Antes de aplicar, não deixe de conferir se a parede está lisa e sem resíduos para garantir a fixação do produto.

5# Nichos

Nichos de parede com diferentes utensílios

Assim como as prateleiras, os nichos de parede também aumentam a funcionalidade do cômodo, mas com a vantagem de poderem ser montados numa composição mais livre, de acordo com as suas necessidades e estilo.

Para garantir a fixação, também é necessário que a furadeira seja usada com a broca correta antes do encaixe do parafuso que vai sustentar o peso do nicho, ok?

6# Jardim ou horta vertical

Horta vertical Gourmet com 7 vasos irrigáveis

Nas áreas externas, varandas ou, até mesmo, dentro de casa, você pode apostar num toque de natureza para dar mais vida à sua parede com um jardim ou horta vertical. O maior ponto positivo dessa parede de plantas é que ela pode ser adaptada ao seu espaço e às suas necessidades. É possível, por exemplo, já adquirir as armações com os vasos, pendurá-los por si só ou investir no DIY e construir seu próprio muro verde da forma como mais te agradar. Mas fique atento: é necessário escolher bem as espécies de plantas de acordo com o local onde elas ficarão e a incidência de luz do sol e vento do ambiente. Optando pelas que são compatíveis, seu jardim ou horta estará sempre bonito!

7# Quadros decorativos

Opções de quadros decorativos para parede

Os quadros decorativos são, quase sempre, a primeira opção de elementos decorativos para dar um pouco mais de vida a uma parede. A instalação deles é supersimples, basta pendurar, mas você deve ficar atento ao tamanho e peso do objeto antes de decidir como fazer isso. No caso dos quadros mais leves, apenas um ou dois preguinhos na parede são suficientes, mas para os maiores, o furo feito com a furadeira é ideal. A regra vale, também, para espelhos e porta-retratos.

8# Pastilha de parede

Pastilha hexagonal Chérie aplicada na decoração

Nos últimos tempos, usar pastilhas na decoração de diferentes ambientes tem sido uma estratégia muito utilizada por quem é expert em tendências: elas podem e devem enriquecer qualquer ambiente, mesmo sendo majoritariamente usadas em banheiros, cozinhas e, até mesmo, piscinas.

Uma dica para a decoração é utilizar as pastilhas hexagonais ao invés das quadradas, que são mais tradicionais: o modelo pode adicionar um pouco mais de vida e estilo à sua casa!

9# Esculturas Decorativas

Escultura decorativa de unicórnio na parede

Para quem gosta de ousar na decoração, as esculturas de parede são a melhor forma de conseguir esse resultado. Por serem naturalmente diferentonas, elas causam um impacto capaz de transformar qualquer parede. Fique atento, apenas ao tamanho do objeto em relação às dimensões da parede e do cômodo para que ele não fique desproporcional.

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nove dicas de decoração para transformar su...

Nove dicas de decoração para transformar sua parede!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies