A transformação de uma fundação têxtil do século 19 em um hotel de luxo em Barcelona
Um edifício neoclássico do século 19, construído antigamente por uma família da alta burguesia catalana, hoje abriga um hotel de luxo cinco estrelas em Barcelona. O mesmo edifício antigamente era dedicado à "Fundació Textil Algodonera". Em pleno auge da indústria têxtil, tinha o objetivo de abrigar no seu interior organizações e serviços em prol do comércio de algodão. A ideia era criar uma autêntica "Casa do Algodão".
Depois de alguns anos desativado, um grupo de hoteleiros de Barcelona resolveu reformar, criando o Hotel Cotton House, aberto finalmente em 2015 e com o interior assinado pelo arquiteto Lázaro Rosa-Violán. O processo de restauração não foi uma tarefa fácil, com o cuidado de manter todos os elementos originais do edifício e os detalhes do comércio de algodão.
Elementos originais foram mantidos como a escada de mármore em caracol de 1957, pisos de madeira, paredes, pinturas e ornamentos do teto. E, ao mesmo tempo, as salas e quartos foram substituídas, deixando o ar do século 19 com toques modernos e confortáveis para os hóspedes.
O Hotel fica localizado no famoso bairro Eixample de Barcelona. É considerado um dos melhores hotéis para se hospedar na capital catalã, não só por trazer um conforto extra e estar bem situado na cidade, mas por acolher os visitantes de uma forma mais local e agradável que qualquer outro hotel famoso e turístico.
Vários detalhes são inspirados e relacionados ao algodão, com o objetivo de manter a rica história do local. Como por exemplo a parede-vitrine, onde são expostos rolos têxteis de algodão com diversos detalhes em uma das salas do restaurante. Ou o grande vaso na recepção do hotel com um grande ramo de algodões, recebendo os hóspedes.
As cores principais da decoração são branco, negro e sépia, inspiradas no caule da planta de algodão, e até todo o conceito que a envolve: suavidade, comodidade, naturalidade e delicadeza, transcritos por todos os ambientes do edifício. Todos os tecidos e texturas que fazem parte da decoração são de primeiríssima qualidade, conservando a reputação da antiga fundação.
O hotel possui 83 quartos, todos pensados para oferecer o melhor conforto, contendo roupa de camas de 300 fios de algodão egípcio.
A biblioteca do hotel ganha destaque pela sua gama diversa de livros, localizada na antiga sala onde os sócios da fundação se encontravam para socializar e fazer reuniões importantes.
O terraço-restaurante do hotel é uma extensão de 300m² para o interior do quarteirão. Cheio de plantas verdes e móveis de madeira. Um refúgio "natural" no meio da cidade. O restaurante se chama Batuar, que significa o nome do processo de eliminar as impurezas do algodão.
Ao invés de ficar hospedado em um típico hotel famoso e turístico, por que não optar por algo muito mais conceitual e cheio de histórias? O Cotton House é a perfeita opção para quem busca uma experiência interessante e histórica para sua visita em Barcelona.