Torre Madri, localizado na cidade de Natal (RN), é o primeiro projeto residencial multifamiliar do Nordeste a conquistar o selo nível A de eficiência energética. O empreendimento, assinado pelo arquiteto e também executor da obra Hugo Medeiros, foi inaugurado em dezembro de 2019, depois de 18 meses de projeto e 36 meses de obras. Hugo é sócio da construtora Interproj, que desenvolve empreendimentos para construção em regime de condomínio fechado, focados em residenciais multifamiliares de médio e alto padrão.
"Além da variedade de plantas e diferenciais de projeto, optamos por desenvolver um produto eficiente energeticamente, certificado pelo programa criado pelo governo federal Procel Edifica. Assim, dentre as cinco classificações existentes (E, D, C, B e A), conseguimos conceber um com o maior nível. Com isso, os moradores dos apartamentos terão mais conforto térmico e uma menor produção de energia possível", afirma Medeiros.
Segundo ele, foi necessário adotar alguns elementos e especificações para atingir esse certificado, como a adoção de paredes externas mais largas, ventilação cruzada, grandes volumes, cores claras (revestimento branco 7,5x7,5 da Portobello na fachada) e proteção das aberturas dos ambientes de permanência prolongada, com a utilização de brises e balcões.
A nova residência multifamiliar possui muitos pavimentos prontos para morar. Ao todo são 25, sendo dois pavimentos de garagem e um pavimento de lazer. É composto também por quatro tipologias de apartamentos, com 10 aptos de 136m²; 20 aptos de 179m² com sala em pé direito duplo; cinco aptos de 219m² duplex; e um apto de 267m² duplex com terraço externo.
O Selo Procel Edificações, criado em 2003 pelo governo federal, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética, para motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. É considerado um setor fundamental no mercado de energia elétrica, representando cerca de 50% do consumo de eletricidade do país. Para obter o selo, emitido pela Eletrobras, a edificação deve ser concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que, segundo a Procel, é possível obter melhores resultados com menores investimentos.
"A tendência de legislação e de mercado é que cada vez mais os empreendimentos sejam certificados, sendo um diferencial de produto, em termos comerciais e de sustentabilidade, como já acontece em outros países, em que a certificação de eficiência energética é um item obrigatório em todos os projetos e empreendimentos. No Brasil e em especial no Nordeste, ainda é incipiente a percepção dos clientes e usuários de imóveis quanto a essa questão, mas a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade dos produtos está cada vez mais crescente, sendo uma tendência obrigatória que o mercado deverá seguir", ressalta o arquiteto.
Para a fachada da Tosse Madri, o arquiteto escolheu a linha Prisma, revestimento cerâmico da Portobello, nas versões Bianco e Castanha do Pará, esse, no tom marrom. "Em nossos empreendimentos sempre buscamos aplicar os produtos da Portobello na fachada, buscando uma boa qualidade na execução e durabilidade ao longo do tempo. Além de ser um produto com o alinhamento à nossa filosofia, de conceber e produzir produtos sustentáveis" destaca.
Perfil
Hugo Medeiros é arquiteto e urbanista natural de Natal (RN), formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2008. Sua família é da área imobiliária, do setor de comercialização, então por isso, sempre teve contato com a área de construção e venda de imóveis, o que despertou, desde a sua infância, a paixão pela arquitetura e criação.
Sua construtura Interproj nasceu como uma empresa de projetos integrados, de arquitetura e engenharia, em sociedade com a sua irmã, a engenheira Rita Medeiros. Posteriormente, em 2011, passaram a desenvolver empreendimentos, para construção em regime de condomínio fechado, a preço de custo, focados em residenciais multifamiliares de médio e alto padrão. Assim, além dos projetos, passaram também a executar as obras.
Hugo faz questão de realizar projetos de arquitetura contemporânea, prezando sempre pela funcionalidade dos ambientes e qualidade ambiental de conforto térmico, acústico e lumínico, e por desenvolver apartamentos diferenciados em relação ao “mercado comum”, como apartamentos em formato duplex, com sala em pé direito duplo e com tipologias variadas distribuídos em uma mesma torre.
Conheça mais seus trabalhos com porcelanatos Portobello no seu perfil de projetos, no Archtrends Portobello.