Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Torre Arcelor Mittal Orbit pretende eternizar os Jogos Olímpicos de Londres

Você já conhece a torre Arcelor Mittal Orbit? Esta obra que parece uma grande mistura da arte e da engenharia, criada para os Jogos Olímpicos de Londres, está provocando curiosidade e opiniões variadas em todo o mundo.

A torre foi criada pelo artista indiano-britânico Anish Kapoor, vencedor de um prêmio Turner, um dos mais importantes da arte mundial. O artista é conhecido por suas obras de formas curvas, simples e monocromáticas como a escultura 'Cloud gate', produzida em 2004, feita com 110 toneladas de aço inoxidável, localizada em Chicago, nos EUA.

A torre que mede cerca de 122m de altura está pronta e é mais alta do que a Estátua da Liberdade e é a maior peça britânica de arte pública.

De acordo com o artista, o desenho incorpora os cinco anéis que simbolizam as Olimpíadas, e é conceitualizado na noção de uma jornada contínua referenciando aos desafios que os atletas olímpicos sofrem na sua luta pela grandeza.

A intenção é que este projeto eternize a lembrança permanente da sede dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

A construtora Arup, responsável pelo Cubo d’Água de Pequim (local onde ocorreram as competições aquáticas dos Jogos Olímpicos de 2008), levou a cabo o projeto de Kapoor.

O prefeito de Londres Boris Johnson declarou que a Orbit não somente aprimorará a experiência do visitante nos Jogos Olímpicos, mas também “é a coisa certa para o local de Stratford” para  além do verão,  invocando seu potencial a se tornar “o legado cultural icônico perfeito”.

E aí gostou?

Se você curtiu esta obra, com certeza vai gostar destas idéias geniais da arquitetura. http://pinterest.com/portobellosa/arquitetura/

Sair da versão mobile