Tipos de design: um tour pelo Museu de Design de Barcelona
O Museu de Design de Barcelona contém um acervo que reúne objetos de design da cidade. Em um só lugar, é possível fazer um tour e conhecer coleções históricas da arte decorativa, design têxtil e design de moda, design de produto e design gráfico.
O principal foco de todas as exposições são os objetos. Sejam eles objetos têxteis, gráficos, decorativos e funcionais. É possível observar desde a concepção desses objetos, à sua criação e produção, até o seu uso de acordo com o tempo e sociedade.
O museu conta com um acervo de mais de 70 mil objetos, organizados e separados por 4 andares. O primeiro andar do tour é destinado a objetos de design de produto mais atuais, da época industrial e digital. Já o segundo andar do tour abriga objetos decorativos de uso da sociedade nas épocas artesanais e pré-industriais. No terceiro andar do tour entramos a fundo no design de moda e a evolução das vestimentas desde o século XV até o XXI. E o quarto e último andar do tour termina com um grande acervo de design gráfico.
Os detalhes de cada um dos andares, que mostra os tipos de design:
1. Primeiro Andar / Design de Produto (era industrial e digital)
Esta exposição conta com diversos objetos do nosso dia a dia mostrando como o design está presente em quase tudo o que fazemos: ao sentar-se em uma cadeira, ao acender a luz, ao secar o cabelo, ao cozinhar.
Cada uma das peças do acervo de design de produto representa uma amostra do design do seu tempo, as diversas técnicas de fabricação, materiais e ergonomia. Aqui encontramos tanto objetos de desejo que se tornaram ícones, como algumas cadeiras, como também objetos simples que vieram para facilitar a vida dos usuários como utensílios de cozinha, banheiro, e lavanderia.
2. Segundo Andar / Design de Produto (era Pré-Industrial e artesanal)
A exposição do segundo andar é focada na parte artesanal e histórica dos objetos, sejam eles em cerâmicas, tecidos, mobiliários, relógios, joias e outros objetos.
Possuem muitos ornamentos e são ricos em detalhes. Um enorme e importante acervo na Catalunha identificado artes decorativas presentes em vários séculos. Um dos destaques principais dessa coleção é uma carruagem do século XVIII.
3. Terceiro Andar / Design de Moda
Já o terceiro andar mostra uma exposição completa cronológica da evolução da moda desde o século XV até os dias atuais. Como os vestidos, silhuetas, tecidos e ornamentos foram evoluindo e mudando de acordo com a época.
Uma interessante sessão desta exposição mostra vários tipos de design de espartilhos e crinolina (estruturas metálicas feita para colocar por baixo do vestido dando volume a ele).
4. Quarto Andar / Design Gráfico
Finalmente, o quarto andar exibe uma coleção completa de design gráfico com diferentes tipos de aplicações: cartazes, capas de revistas, livros, embalagens e propagandas de diferentes épocas entre 1980 e 2003. Época após a morte de Franco, o estabelecimento da democracia e o surgimento do Macintosh, a qual possibilitou que designers espanhóis participassem do processo de criação de novos meios de comunicação.
Na entrada da exposição de design gráfico, os cartazes de propaganda das Olimpíadas de Barcelona, de 1992, ganham destaque.
O Museu de Design de Barcelona é uma grande imersão à história e às belezas dessa incrível área que é o Design em todas as suas vertentes. Além do acervo permanente, o museu também conta com exposições temporárias dando vida ao design na cidade e divulgando o trabalho de diversos designers. Um lugar que celebra e reforça a visibilidade e impacto do design antigamente até os dias de hoje.
--
Foto de destaque: Fachada do Museu de Design de Barcelona, por Jorge Franganillo