The Pearl é uma ilha artificial, construída pelo homem em Doha, capital do Catar. Trata-se de um projeto impressionante — um dos maiores empreendimentos imobiliários do Golfo Pérsico.
No total, a ilha tem quase 14 km² de área, diversos distritos, residências, hotéis luxuosos e inúmeras atrações turísticas para os visitantes aproveitarem.
Mas, mais do que isso, é uma joia para os amantes de engenharia e arquitetura. Muitos estilos marcam presença na ilha, inspirados em projetos arquitetônicos de vários cantos do mundo.
Curioso para saber mais? Então, embarque com a gente em uma viagem!
Por que a ilha recebeu o nome de “The Pearl”?
Em português, pearl quer dizer “pérola”. E não é pelo fato de a ilha ser considerada uma joia que recebeu o nome de The Pearl, sabia?
Na verdade, ela foi construída em um dos principais locais onde eram encontradas pérolas no Catar. Tanto é que o país já foi um dos maiores exportadores no mundo, antes do boom do petróleo.
Sendo assim, a ilha não apenas homenageia o passado, como também tem um formato que lembra um colar de pérolas. Ou seja, nada é um mero detalhe por lá.
O que faz a arquitetura da ilha ser um grande destaque?
Primeiramente, estamos falando de um projeto de engenharia singular, criado com o objetivo de se tornar um dos principais pontos turísticos do país. Hoje, The Pearl é uma das regiões mais desenvolvidas e luxuosas do Catar.
Pelo menos 46 mil pessoas, incluindo estrangeiros, já moram na ilha. Além de hotéis, shopping centers, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos comerciais, existem áreas com toda a infraestrutura necessária para os moradores.
É impossível não se encantar com as construções de diversos estilos que podem ser admirados em cada cantinho da ilha. Inclusive, por conta da beleza arquitetônica, The Pearl recebeu vários prêmios. Um deles foi por sua marina, reconhecida pelo seu design e por ser a maior do país.
Quais são os distritos e estilos arquitetônicos que marcam presença em The Pearl?
Quando dizemos que você encontra muitos estilos arquitetônicos por lá, não é exagero. A ilha é dividida em distritos, cada um com um visual diferente. Conheça alguns deles.
Abraj Quartier
Reúne, sobretudo, escritórios e espaços comerciais. Por ter as duas torres mais altas da ilha, também é chamado de “The Pearl Gateway Towers”.
Costa Malaz
É um distrito com vilas à beira-mar e edifícios de estilo tradicional em ilhas tropicais. No centro dele há uma pequena ilha que abriga o hotel Marsa Malaz Kempinski.
Floresta Gardens
Trata-se de um pequeno bairro planejado inspirado no Coliseu de Roma. Em seu centro fica um grande clube.
Giardino Village
Diferentemente de outros distritos residenciais, esse é um condomínio fechado, com casas de até 1.168 m². Também conta com atrações de lazer e esportes.
Isola Dana
É um conjunto de ilhotas separado da ilha principal. A ideia é que elas abriguem grandes mansões no futuro.
Qanat Quartier
Inspirado em Veneza, conta com vários canais, que passam pelos edifícios que incorporam elementos da arquitetura renascentista. Estar lá é uma experiência que transporta os visitantes para a cidade italiana.
La Plage South
Distrito que conta com um arranjo circular formado por grandes prédios residenciais.
Beach Villas
Distrito residencial com grandes vilas à beira-mar cuja arquitetura foi elaborada com base nos designs francês, italiano e espanhol.
Medina Centrale
Esse bairro, inspirado na atmosfera mediterrânea, é dedicado principalmente ao comércio.
Possui uma área ampla com estabelecimentos comerciais, além de mais de 500 casas, espaço verde e praças públicas.
Não faltam por lá as áreas de lazer para crianças e adultos se divertirem ou relaxarem, bem como cafés, para visitantes e moradores comerem alguma coisa enquanto passeiam.
Perlita Gardens
Além de um condomínio fechado ao sul, esse distrito conta com vários espaços verdes e lagos artificiais muito bonitos.
Porto Arabia
Como o nome sugere, abriga o porto central de The Pearl. Também possui uma orla de 2,5 km de extensão, chamada de La Croisette, além de comércios, resorts, hotéis e casas.
Para quem gosta de sair para comer e fazer compras, Porto Arabia é o paraíso.
E não deixa de ser um local encantador para aqueles que apreciam arquitetura, já que as construções fazem referência ao estilo mediterrâneo.
Além de ser uma fonte de inspiração, The Pearl oferece uma experiência única para os visitantes. Com a proximidade da Copa do Mundo no Catar, quem sabe você não terá a oportunidade de conhecer essa joia da engenharia?
Agora, o que acha de saber mais sobre a arquitetura de outro país do Oriente Médio? Convidamos você a embarcar em uma viagem pelo Líbano!
Foto de destaque: Vista aérea de The Pearl, uma ilha artificial construída pelo homem, com mais de 30 edifícios e diversas construções modernas (Foto: Stuart Rankin)