Habitada por herdeiros famosos, ricaços de Wall Street e celebridades, The Hamptons, é uma das regiões mais caras do mundo para se viver e já foi locação de várias séries e filmes.
Charme, elegância, requinte, riqueza. São inúmeros os adjetivos que podem ser destinados ao grupo de vilas de alto luxo localizado em Long Island, a 170km do estado de Nova Iorque. Além das casas e mansões, a região tem restaurantes e casas noturnas consideradas as mais exuberantes e badaladas do mundo!
Mas The Hamptons não é reconhecida somente pela riqueza e vida noturna agitada. A região também é famosa por suas praias deslumbrantes, perfeitas para pesca e passeios de barcos, caiaques e botes. Quer saber um pouco mais sobre esse luxuoso lugar? Continue a leitura!
Um pouco sobre Hamptons, em Nova Iorque
A área foi reconhecida por ser o local de refúgio de pessoas bem-sucedidas financeiramente durante os finais de semana e o verão. Principalmente a partir do fim do século XIX, quando a produção rural na região cessou e as belezas do local foram mais percebidas e exploradas.
Em uma publicação do New York Times de 1893, foi dito o seguinte:
“As lindas vilas que se agrupam no entorno da antiga Southampton, incluindo Quogue, Good Ground, o restante de Hamptons, e a incomparável Shinnecock Hills criam uma combinação que se aproxima do Éden, quando encontramos após uma longa jornada. A Sociedade exclusiva — no melhor sentido da palavra — é representada aqui durante o verão por seus indivíduos mais elegantes. Homens e mulheres bem-educados encontram uma atmosfera agradável, diversas atrações refinadas e inúmeros encantos sobre essas antigas aldeias pitorescas.”
The Hamptons é uma composição de aldeias e vilas na cidade de Southampton, nos Estados Unidos. São 18 no total, espalhadas ao longo do território de East Hampton Town e Southampton Town.
Southampton
- Remsenburg;
- Westhampton;
- Westhampton Beach;
- Quogue;
- East Quogue;
- Hampton Bays;
- Shinnecock Hills;
- North Sea;
- Southampton;
- Water Mill;
- Bridgehampton;
- Sagaponack.
East Hampton
- Sag Harbor;
- Wainscott;
- East Hampton;
- Northwest Harbor;
- Springs;
- Amagansett.
O estilo de vida da população do local
O estilo de vida é mais agitado nos finais de semana e, principalmente, no verão. É um local de escape para muitas pessoas que vivem em centros urbanos movimentados e estressantes. A vida em The Hamptons é tranquila, quase bucólica. Rodeada por mansões e um litoral estonteante e cheia de restaurantes de alta gastronomia e diferentes estilos de casas noturnas, forma-se o cenário perfeito para quem quer fugir das rotinas maçantes do mundo dos negócios e do entretenimento.
Obviamente, para curtir a vida em Hamptons é necessário ter dinheiro. Muito dinheiro. Coisa que não é problema para os moradores ou visitantes da área. Basicamente composta por celebridades e pessoas de negócios de Wall Street, é bastante comum ver atores e atrizes de Hollywood fazendo um brunch nos cafés da cidade ou atletas caminhando pelas praias paradisíacas da região. Entre as personalidades mais famosas, podemos citar:
- Jay-Z e Beyoncé;
- Madonna;
- Lady Gaga;
- Sarah Jessica Parker;
- Steven Spielberg;
- Jerry Seinfeld;
- Tiger Woods;
- Pelé.
As características arquitetônicas residenciais
A relação de The Hamptons com o cinema e as séries de televisão não é apenas por meio dos seus moradores e visitantes famosos. Diversas casas e praias da região foram e ainda são frequentemente utilizadas como cenários e ambientes de filmes e seriados. Só para citar alguns, o seriado "Sex and The City" e o filme "Alguém Tem que Ceder" tiveram cenas gravadas por lá, bem como a série Revenge, que se passou completamente no local.
Uma das razões que atrai as lentes dos cinemas e das tevês é a arquitetura da região. São construções com um padrão grandioso, que fazem uma releitura das construções londrinas — entre elas, o Hampton Court, palácio inglês localizado próximo de Londres.
O estilo clássico se mistura ao contemporâneo e, juntos, compõem um perfil elegante, charmoso e moderno aos ambientes das casas. De modo geral, as cores azuis e os tons pastel predominam, criando uma atmosfera sóbria e calma. A grandiosidade está no tamanho dos cômodos. Banheiros, salas e quartos têm tamanhos colossais e trazem lustres, móveis e adereços de muito requinte, fazendo com que cada canto se pareça com um palácio.
O estilo de decoração tradicional chique das casas
A principal marca de estilo das casas em Hamptons é a mistura de um tradicionalismo com materiais altamente luxuosos e requintados. Garbo e elegância não faltam. As combinações de móveis do mundo inteiro e artigos feitos basicamente à mão, complementam um tom de decoração eclético e cheio de glamour.
Papéis de parede, peças de madeira rústica, tecidos e luminárias são protagonistas de uma decoração focada em conforto, relaxamento e bem-estar. Não há espaço para o brega. Tudo é estrategicamente pensado para a harmonização do ambiente de maneira charmosa e agradável.
A realidade em The Hamptons é essa: luxo, charme e elegância, ostentados por milionários, bilionários, astros do esporte, do cinema e da televisão. Entretanto, é possível adotar o estilo de decoração dessas casas e mansões em projetos mais simples. Acima de materiais e móveis extremamente caros, há o bom gosto. E a escolha certa pode trazer o mesmo tom de requinte e glamour para qualquer lar.
Então, como criar o clássico estilo de Hamptons na sua casa? Leia o próximo tópico!
Dicas para incorporar o estilo em projetos mais simples
Quando se trata de design, arquitetura e decoração à lá Hamptons, falamos de elegância e casualidade. É um visual fresco, moderno e atemporal, que enche os olhos de qualquer pessoa e faz muitos quererem ter esse estilo.
Espelhos grandes no hall de entrada dão um tom de excitação e de grandiosidade ao local. Esses itens, associados a móveis de madeira de construção, criam um clima mais suave e aconchegante e avisam às visitas o que o restante da casa vai oferecer.
Um elemento-chave na decoração das casas de Hamptons é o uso de peças de arte. Quadros, fotografias e outras obras empoderam salas e quartos — e fazer composições é essencial para esse efeito. Diversos quadros juntos que transmitem uma mensagem ou uma fotografia especial dividida em molduras diferentes ajudam a evidenciar esse estilo.
Uma dica: se você usar fotos de paisagens, pode ter certeza que vai encantar muitas visitas!
Para incorporar o visual arejado e leve, é recomendável utilizar peças de madeira clara por toda a casa. Peças antigas e clássicas são ótimas para um clima mais elegante. Lustres, maçanetas e móveis bem-polidos, agregam classe aos cômodos. O que é velho se torna novo, de novo!
Quanto às cores, quanto mais claro e iluminado, melhor. Tons de branco, cinza e tons pastel são sempre bem-vindos em paredes, tetos e pisos. Para contrastar, cores fortes (como o azul-escuro e outras do tipo) em cortinas, tapetes e camas, harmonizam perfeitamente com o restante do ambiente.
O estilo associado ao The Hamptons já existe no Brasil. Em Jurerê, cidade de Florianópolis, por exemplo, é possível identificar construções e perfis de decoração inspirados pela região norte-americana. Mesmo que não sejam tão caros quanto os “originais”, é possível tê-los como fonte de inspiração e referência para reproduzir e trazer todo o conforto e luxo para as terras e casas brasileiras.
Basta ter bom gosto e fazer as escolhas certas de móveis, de acessórios e de composições de cores para criar um ambiente e uma atmosfera luxuosa e requintada, que garanta leveza, frescor e sofisticação em cada canto da casa.
E aí, gostou deste conteúdo? Quer conhecer outros estilos de decoração ao redor do mundo? Siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.