Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

4 lugares imperdíveis em Tenerife, na Espanha

tenerife espanha

Charco de la Laja, uma piscina natural formada entre pedras vulcânicas em Tenerife (Foto: Ana Luiza Camargo)

Tenerife é um destino surpreendente, cheio de cultura, natureza, culinária e arquitetura. Localizado em uma das Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, esse lugar possui um caráter único. De paisagens lunares e vulcão a centros históricos coloniais; de infinitas plantações de bananeira a uma costa rochosa de areia negra e piscinas naturais… Esse é, sem dúvidas, um destino a ser colocado na sua lista.

El Teide

O famoso vulcão El Teide é conhecido por ser o ponto mais alto da Espanha e o terceiro vulcão mais alto do mundo, chegando a 3.718 metros de altura. Ele fica bem no centro da ilha e pode ser visto de quase todos os lugares. Ao seu redor, existe um parque nacional cheio de formações rochosas e uma paisagem vulcânica incrível. 

vulcão Teide
Vista desde a base do vulcão Teide (Foto: Ana Luiza Camargo)

Existem diversas excursões até o Teide, mas a forma mais fácil e rápida de se chegar é de carro. Para chegar até o topo do vulcão existe um teleférico, vale a pena o passeio!

Parque do Teide
Parque do Teide, no caminho do vulcão existem várias paradas com vistas para paisagens rochosas e vegetação vulcânica (Foto: Ana Luiza Camargo)

Auditório de Tenerife 

Localizado ao lado do mar, na cidade de Santa Cruz de Tenerife, o auditório projetado por Calatrava chama a atenção com suas curvas e cor branca, características presentes nos projetos do arquiteto. O auditório complementa um programa de revitalização da região que antes era ocupada por galpões industriais e uma refinaria.

Tenerife, projetado por Calatrava
Detalhes do auditório de Tenerife, projetado por Calatrava (Foto: Ana Luiza Camargo)

O objetivo do projeto de revitalização era fornecer um local permanente para a Orquestra Sinfônica de Tenerife e transformar a área em um centro de atração cultural. O programa funcional foi inicialmente dedicado à música clássica, ópera e dança e foi gradualmente alargado para servir também de centro de conferências e sala de exposições. 

auditório de Tenerife
Lateral do auditório de Tenerife, o formato curvo remete a uma onda, o auditório projetado por Calatrava está localizado ao lado do mar (Foto: Ana Luiza Camargo)

Charco de la Laja

Localizado na parte norte da ilha, o Charco de la Laja é uma piscina natural que fica na costa próxima ao vilarejo de San Juan de la Rambla. 

Charco de la Laja
Charco de la Laja, uma piscina natural formada entre pedras vulcânicas em Tenerife (Foto: Ana Luiza Camargo)

A experiência de estar em uma piscina natural e sentir as ondas fortes do mar batendo contra as rochas negras é única.

Próximo ao Charco de la Laja existe um restaurante típico excelente chamado Mesón Casa Mi Madre, com comida caseira típica, como papas arrugadas con mojo (batatas com um molho típico à base de pimentões), peixes frescos e vinhos excelentes das regiões vulcânicas.

restaurante típico de tenerife
Restaurante típico da região: Mesón Casa Mi Madre. Próximo ao Charco de la Laja (Foto: Ana Luiza Camargo)

Garachico

A região chamada Garachico, também localizada ao norte da ilha, possui um conjunto de piscinas naturais conectadas a praias. São piscinas mais espalhadas e com uma outra tonalidade de água, diferente do Charco de la Laja. 

Piscinas naturais El Caletón
Piscinas naturais El Caletón em Garachico (Foto: Ana Luiza Camargo)
Cor da água das piscinas naturais El Caletón em Garachico (Foto: Ana Luiza Camargo)

Despertou a curiosidade em saber mais sobre outros lugares nas Ilhas Canárias?

Leia mais em: Casa no Vulcão

Sair da versão mobile