13.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Entre as tendências para 2022 no design de interiores, uso de texturas e tons neutros se sobressai na busca pelo bem-estar (Projeto: Juliana Pippi)

Tendências para 2022: conexão e bem-estar na essência do design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.12.2021
Conheça as tendências para 2022 que remetem ao conforto e ao bem-estar no design de interiores. Confira ainda aplicações práticas para os conceitos!
minutos de leitura

Moda, design de interiores e arquitetura andam lado a lado quando o assunto são as tendências para 2022. Isso porque elas marcam comportamentos da sociedade. São conceitos abrangentes capazes de prever o que as pessoas vão consumir nos próximos dez ou quinze anos.

Para chegar às tendências para 2022, a Portobello analisa sinais, desejos e ações em um estudo sociocultural. O resultado é um Trend Book completo e cheio de referências para entender melhor a sociedade e também se inspirar em projetos de arquitetura e decoração. 

E convenhamos: desde o início da pandemia da Covid-19, a sociedade passou por diversas transformações. Nesse cenário, entender o passado e o presente é fundamental para projetar as necessidades e traduzir as tendências para 2022. 

Nas linhas a seguir, você entende melhor sobre um dos conceitos que vai estar em alta nos próximos anos e descobre como aplicar em projetos de arquitetura e design de interiores. Confira!

Tendências para 2022 incluem a busca pelo conforto e bem-estar

A pandemia da Covid-19 tirou todo mundo da sua zona de conforto. Foi preciso se adaptar a uma nova realidade, cheia de restrições, mas também de descobertas.

Isso porque esse cenário nos colocou em contato com espaços preciosos e capazes de nos trazer aconchego e bem-estar. Estamos falando da nossa casa, que de uma hora para a outra
se tornou nosso mundo inteiro.

Passamos dias, semanas e até meses em um ambiente que, antes, era praticamente um dormitório para muitas pessoas.

O olhar mais atento para os espaços da casa levou a um aumento no número de reformas em todo o país. O intuito: tornar os ambientes mais agradáveis e acolhedores para passar o dia inteiro em casa de um jeito leve e confortável.

Design de interiores ganhou mais espaço com o isolamento social e a necessidade de tornar o lar mais confortável (Projeto: Portobello S.A.)

E não foi só na arquitetura e no design de interiores que notamos esse comportamento da sociedade. Em um momento de crise, foi a hora de rever conceitos e prioridades. De passar a dar valor ao que realmente importa.

Foi aí que o conforto e o bem-estar falaram mais alto. Mas também surgiram aspectos como praticidade e versatilidade. Além disso, levar uma vida mais saudável e tranquila, gerar conexões com pessoas, com a natureza e até com pets passou a ser prioridade para muita gente.

Mas como isso tudo aconteceu na prática? Só para citar alguns exemplos, dentro de casa, o paisagismo ganhou espaço na tentativa de trazer aconchego por meio de plantas e de uma boa iluminação natural. Na moda, disparou a procura por roupas confortáveis, como moletom.

tendencias para 2022, bem-estar
Ambientes clean que priorizam o conforto da luz natural reforçaram seu valor (Projeto: Portobello S.A.)

E é justamente essa reconfiguração das prioridades que é retratada em uma das tendências para 2022 que a Portobello identificou: a Wellbeing. Em português, o termo quer dizer bem-estar.

Ela é, na verdade, uma macrotendência. Isso quer dizer que ela dura mais tempo do que uma tendência. A aplicação do conceito no curto prazo tem outros três desdobramentos, que a Portobello identificou como: Ways of Being, Flourishing e Hopefulness. A seguir, entenda melhor sobre eles e veja como colocar em prática!

Como traduzir a macrotendência Wellbeing na prática?

As três tendências para 2022 que derivam da Wellbeing são fundamentais para entender como a conexão e o bem-estar podem ser aplicados no design de interiores de um jeito prático. Entenda:

  • Ways of Being, ou “formas de ser”, reflete a busca pela flexibilidade, pela fluidez no modo de vida. Tudo se tornou mais dinâmico e os espaços dentro de casa precisam estar adequados a essa realidade. Afinal, agora eles são usados para descansar, trabalhar, receber... Tudo misturado!
  • Flourishing, ou “florescente”, é sobre despertar e priorizar aquilo que faz bem, o que traz calma e conforto. Do contrário, deve ser descartado. Nesse cenário, apostar no minimalismo e em um ambiente aconchegante faz todo sentido. Manter a limpeza e a organização também contribuem para esse conceito.
  • Hopefulness quer dizer ter esperança e olhar para o lado positivo das situações. Algo que deu fôlego para que muitas pessoas passassem pela pandemia da Covid-19. Lembrar dos pequenos prazeres e buscar a felicidade na simplicidade estão entre as formas de expressar esse conceito.
tendencias para 2022, bem-estar
Espaços integrados refletem fluidez e adaptabilidade das tendências para 2022 (Projeto: Portobello S.A.)

4 formas de aplicar essa tendência no design de interiores

Para levar bem-estar aos projetos de design de interiores, seguindo essas tendências para 2022, algumas sugestões práticas são:

1. Use elementos naturais, que levem a natureza para dentro de casa

Conectar-se com a natureza é uma das formas de aumentar o bem-estar. Durante o isolamento social por causa da Covid-19, muita gente precisou se privar desse contato com o verde, deixando de lado até os programas ao ar livre.

Nesse cenário, a busca pelo cultivo de plantas em casa cresceu, demonstrando o quanto esse elemento faz diferença não só no design de interiores, como também no bem-estar. Sem falar que as plantas são um bom passatempo e ainda deixam o ar mais limpo.

Além de espécies ideais para ter dentro de casa, também é possível escolher materiais naturais, que causam efeito semelhante. Estamos falando de madeira, interpretações do mármore, vime, bambu, entre outros tantos exemplos.

O projeto abaixo é uma boa demonstração de como incorporar essa tendência para 2022 no design de interiores. O espaço com cores neutras tem parede com relevo em revestimento Marea Travertino, que remete ao movimento da areia da praia. Em grande formato, de 50x120 cm, ainda torna o ambiente mais elegante.

Os jardins verticais e de inverno ajudam a deixar o espaço mais aconchegante. A mesa no local amplo pode ser usada tanto durante o home office quanto para as refeições, o que remete à fluidez e à flexibilidade da tendência Wellbeing.

tendencias para 2022, bem-estar
Plantas e outros elementos naturais criam sensação de bem-estar nos espaços (Projeto: Juliana Guarize e Tássia Hoffmann / Foto: Felipe Araújo)

2. Aposte em texturas que ajudem a gerar conexão com o ambiente

De maneira geral, as texturas no design de interiores convidam ao toque. Elas podem aparecer em diferentes partes do projeto, como em elementos têxteis. Mantas, almofadas e outros objetos compõem um espaço perfeito para relaxar e contemplar momentos de descanso.

A mesma sensação pode ser obtida com revestimentos texturizados. No projeto abaixo, a escolha para o fundo da parede foi White Bubble, que reproduz bolhas de sabão.

A superfície tem toque acetinado, que remete à suavidade da seda. O relevo ajuda ainda a decorar o espaço sem a necessidade de muitos elementos, contribuindo para um visual clean. Sem falar que o tom clarinho ilumina o ambiente.

Já a combinação com bancada, prateleiras e utensílios de madeira remete ao aconchego da natureza, reforçando a experiência sensorial desta cozinha.

Texturas em revestimentos e objetos de decoração convidam ao toque e tornam os espaços acolhedores (Projeto: Portobello S.A.)

3. Cores claras e neutras deixam ambiente mais leve

Além de serem fáceis de combinar, os tons claros dão amplitude e leveza aos espaços. Branco, off-white, cinza claro e bege estão entre aquelas que nunca saem de moda e podem ser usadas sem medo. Isso sem falar que estão entre as tendências para 2022.

Uma dica importante é ir além do design de interiores, mantendo o ambiente limpo e organizado, o que ajuda a aumentar a sensação de bem-estar.

Mas quando falamos apenas sobre a decoração, o tom sobre tom pode se unir às texturas para deixar os espaços mais aconchegantes e sofisticados.

É o que acontece na sala abaixo, que fica ainda mais charmosa com o painel em Calacatta Blanc atrás da TV.

Além disso, o revestimento que interpreta madeira no piso se une para formar um espaço totalmente claro e aconchegante. A sensação de conforto é ampliada pelas luzes indiretas e pela escolha de tapetes, cortinas e mobiliário.

Cores claras dão amplitude e deixam ambiente mais leve (Projeto: Portobello S.A.)

4. Para dar cor, prefira tons pastel e suaves que remetam à calma

Oliva e outros tons pastel como rosa, azul e amarelo são ótimos para compor ambientes em que o intuito é gerar a sensação de bem-estar.

De preferência, a combinação deve ser entre cores neutras e também claras, como as que citamos no tópico anterior. Assim, você mantém o ambiente leve e calmo.

A mescla entre cores também é possível, mas de preferência usando no máximo três delas para não fugir do conceito dessa tendência para 2022.

No living abaixo, a ideia foi justamente essa. Os tons naturais ganham realce com o uso do amarelo pontualmente em objetos de decoração como tapetes e quadros, além de parte da parede ao fundo. O toque de cor se integra às texturas e elementos naturais, que têm tudo a ver com o conceito Wellbeing.

Para representar cimento, veios de mármores e texturas rústicas, foram usados diferentes revestimentos que se sobressaem devido aos móveis claros e neutros.

tendencias para 2022, bem-estar
Pontos de cor em tons pastel mantêm a suavidade dos ambientes em cores neutras (CASACOR RIBEIRÃO PRETO | SP 2021 | Projeto: Studio A R interiores/Foto: Carolina Mossin)

Quer saber o que mais vai estar em alta no design de interiores? Baixe o Trend Book da Portobello e conheça outras tendências para 2022!

Imagem principal: Entre as tendências para 2022 no design de interiores, uso de texturas e tons neutros se sobressai na busca pelo bem-estar (Projeto: Juliana Pippi)

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências para 2022: conexão e bem-estar n...

Tendências para 2022: conexão e bem-estar na essência do design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom conteúdo, porém ainda continuo com dúvidas acerca do tipo de material dos pisos, por exemplo. Ainda predomina o porcelanato ou um piso mais rústico, que apareça menos sujeira?

  2. Olá, Sueli,

    O porcelanato é um revestimento cerâmico com altas vantagens em relação a outros tipos de revestimento para piso. E sim, ele continua em alta. Ele interpreta vários materiais naturais de forma perfeita, incluindo o rústico de pedras, madeiras, azulejos, mármores.
    E tem durabilidade alta e facilidade de limpeza, além de ser bacteriostático (evita a proliferação de microorganismos).
    Para saber mais todas as vantagens, recomendamos você falar com nossos consultores de loja mais próxima a você.

    Clique aqui, digite sua cidade para ver os contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies