14.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Oskar Metsavaht na fábrica da Portobello
Artista, designer e ativista Oskar Metsavaht na fábrica da Portobello, onde a principal matéria-prima é a argila (Foto: Guto Campos)

Como as tendências de moda se manifestam na arquitetura e design segundo Oskar Metsavaht

calendar-blank-line
14.03.2023
Artista, designer e ativista Oskar Metsavaht apresenta na Revestir matéria_prima, nova coleção cocriada com a Portobello, e reflete sobre seu processo criativo em diferentes frentes
minutos de leitura

O artista, designer e ativista Oskar Metsavaht tem um estilo reconhecido de longe. Fundador e nome à frente da Osklen, imprimiu seus traços, referências artísticas e preocupações socioambientais em uma moda que circula o mundo. Com a Portobello, lançou em 2020 a coleção Ipanema, uma reflexão sobre o bairro carioca e sua estética abastecida por elementos naturais e urbanos. Neste ano, na Revestir, ele apresenta a nova linha matéria_prima, parte da coleção Authentic. 

>>> Saiba tudo sobre a coleção Authentic da Portobello na feira Expo Revestir 2023

Já disponível na rede Portobello Shop, matéria_prima é 100% porcelanato, nos formatos 20×120 e 30×120, em sete cores: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. Especialmente criada para fachadas, pode ser também utilizada em pisos e paredes de interiores.

mãos na terra
“Neste momento, há um desejo de me conectar visceralmente com o solo, com a sua fertilidade. De colocar as mãos na terra, senti-la, semeá-la, plantando vida”, disse Metsavaht (Foto: Guto Campos) 

“A busca e o contato com a natureza sempre estiveram presentes na minha trajetória como indivíduo, designer e artista. É fonte de inspiração constante. Neste momento, há um desejo de me conectar visceralmente com o solo, com a sua fertilidade. De colocar as mãos na terra, senti-la, semeá-la, plantando vida. Como com a argila, uma matéria-prima que moldamos com o nosso espírito artístico. Visualmente, é um mergulho em um mundo à parte, que me remete àquelas imagens dos extratos de terra dos meus livros de geografia da escola. Sabendo das peculiaridades que a terra tem, com cores e texturas diferentes, tive a ideia de criar a coleção com uma série de cores da terra e da natureza que me atraem”, declarou Metsavaht. 

Ele diz que, com esta segunda colaboração com a Portobello, surgiu a possibilidade de trabalhar a argila, matéria-prima que vem da terra e que se transforma em revestimento de porcelanato. 

linha matéria_prima
Cores da nova linha matéria_prima, de Metsavaht para a Portobello Shop

“Na medida que eu compreendo a técnica para essa transformação e produção, mais possibilidades de desenvolvimento criativo se apresentam. Assim como seus limites. O grande desafio deste trabalho, que envolveu um exaustivo exercício meu e da equipe da Portobello, foi o de trazer simplicidade e praticidade para as múltiplas possibilidades criativas de arquitetos e designers com a minha coleção matéria_prima”, disse. 

fachadanas cores verde, ocre claro e neutro
Na fachada, foram usados os revestimentos da nova linha matéria_prima nas cores verde, ocre claro e neutro
fachada nas cores marrom e azul
Na fachada e muro, exemplares do porcelanato matéria_prima nas cores marrom e azul
área externa nas cores verde e terracota 
Em ambiente externo foi usada a nova linha matéria_prima, nas cores verde e terracota 

Questionado sobre como as tendências de moda se manifestam na arquitetura e design, Metsavaht responde que seu processo criativo, tanto para a moda, quanto para a arquitetura, o design e a arte, parte de um conceito puramente artístico, visceral ou espiritual. 

“O interessante está em transformar esses insights, experiências e desejos em expressões de arte, como fotografia, pintura e filme, em que há uma liberdade, onde não há um pensamento estratégico. Enquanto no design, o processo criativo exige a racionalidade, a utilidade”, disse. 

Oskar Metsavaht na Portobello
“A arte transforma o espírito, o design transforma a matéria em algo importante para o homem”, disse Metsavaht (Foto: Guto Campos) 

“Para mim, ambos são emocionantes e importantes. A arte transforma o espírito, o design transforma a matéria em algo importante para o homem. Para mim, em ambos, o momento inicial, da percepção do insight, é puramente artístico. E o bom é ter a instrumentação de poder transformar esse insight em design – seja de Moda ou de Arquitetura – ou em um objeto sem função prática, somente com a questão artística, como uma pintura”. 

Aproveite e confira também a entrevista dada pelo artista, designer e ativista Oskar Metsavaht ao Archtrends Podcast:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como as tendências de moda se manifestam na ...

Como as tendências de moda se manifestam na arquitetura e design segundo Oskar Metsavaht

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies