Nada melhor do que começar com simplicidade, trocando apenas as cadeiras. Tem uma tendência de decoração ganhando cada vez mais espaço no design de interiores, que é escolher estilos de cadeira de diferentes estilos para compor o ambiente.
Até em bares e restaurantes já se encontra essa tendência, em que cada pessoa senta em uma cadeira com material diferente, cor, formato, seja o que for. O que vale é deixar o local moderno e descontraído e ter em casa as coisas de que se gosta mais. Afinal, quem afirmou pela primeira vez que todas as cadeiras deveriam ser iguais?
Contudo, não dá pra fazer essa mudança de qualquer jeito. É preciso algum cuidado na hora de escolher as cadeiras e as suas cores. Veja abaixo dez dicas para saber por onde começar e aproveite a galeria de fotos para se inspirar!
- Escolha cadeiras com algo em comum: seja o formato, a época, a história ou a cor
- Escolha cadeira de alturas parecidas: se, por acaso, tiver duas de alturas parecidas, posicione-as nas pontas da mesa
- Prefira cadeiras com a mesma proporção quanto a altura do assento: é importante que os amigos e convidados estejam com os olhares à mesma altura
- Evite cadeiras que pareçam idênticas ao primeiro olhar.
- Posicione as cadeiras com braços na ponta da mesa, ou, se tiver mais que uma assim, alterne com as que não têm braços.
- Se você tem mesa retangular na sala, evite escolher apenas dois estilos de cadeiras. Pense em pelo menos três.
- Adicione variedade utilizando diferentes materiais. Madeira, alumínio, de cores variadas, deixam o local mais descontraído.
- Garanta espaço ao redor da mesa e das cadeiras, sem deixar muitas coisas próximas. Na parede adjacente, dê preferência para uma tela, um retrato ou um aparador.
- Adicione algum acessório no centro da mesa para compor o ambiente. Podem ser velas, vasos, etc.
- Repita a cor de uma das cadeiras em outros móveis ou acessórios pela sala, para garantir o estilo.
As imagens são de divulgação, do Portal Houzz e as dicas são do Blog Hooker Furniture.