Tapetes artesanais utilizados como protagonistas de projetos
A cc-tapis é uma marca de tapetes artesanais que vem chamando a atenção do mercado de arquitetura e design de interiores. Com produtos contemporâneos produzidos à mão no Nepal por artesãos tibetanos, a marca italiana possui todas as fases de elaboração supervisionadas dentro do atelier próprio, desde a refinação das matérias-primas, à tintura, acabamentos e lavegam final. Esses são fatores que permitem a liberdade de criar e desenvolver peças exclusivas sob medida.
A empresa foi fundada na França por Nelcya Chamszadeh e Fabrizio Cantoni e, em 2011, mudou-se para Milão, onde está localizada até hoje e ganhou também a liderança de Daniele Lora, diretor de arte e novo sócio, que inovou através de uma diferente abordagem aos métodos tradicionais. A produção é realizada no Nepal há mais de 18 anos e possui um forte respeito pelos materiais e pela cultura deste artesanato antigo que torna cada tapete único.
Com uma vasta equipe de designers de sucesso que otimiza a criação do produto final, como Patricia Urquiola, Martino Gamper, Germans Ermics, Taher Asad-Bakhtiari, Faye Toogood, entre outros, os tapetes da marca definitivamente não passam despercebidos. Eles podem ser adaptados para cada ambiente e na maioria das vezes são o ponto alto do projeto onde estão inseridos e até mesmo a diretriz de criação para o novo espaço. Ambientes residenciais e comerciais, discretos ou cheio de cores, com formas geométricas ou abstratas, eles carregam a identidade do ambiente com uma linguagem única.
Um tema muito importante de se abordar é a consciência ecológica que se dá em cada etapa de produção, desde a fiação manual da lã proveniente do Tibete, de ovelhas do Himalaia, até o uso da água da chuva purificada para a lavagem do produto. O conceito não é o de produção em massa, a cc-tapis visa oferecer um serviço sob medida para quem busca, aprecia e valoriza a alta qualidade do resultado final, assim com a exclusividade e personalização. Um tempo de produção de três meses se transforma em algo eterno.
A lã escolhida é altamente rica e robusta, tornando o produto durável e naturalmente resistente a manchas. Todos os materiais são processados e fiados à mão no atelier da marca, o que significa que é possível personalizar e adaptar os fios para se adequarem perfeitamente ao projeto solicitado. Já a seda utilizada vem diretamente do bicho da seda, considerada extremamente forte.
Logo após o processo de fiação, os tapetes são tingidos por um mestre das cores, que pode inserir cores Pantone ou RAL. Uma vez que os materiais tenham sido lavados e tingidos, o nó manual começa feito de centenas de fios de algodão, esticado em um tear vertical. Os fios de lã e seda são amarrados na teia de algodão e o desenho é criado formando os pelos do tapete, que pode ser curto, comprido ou felpudo.
Quando a amarração está completa, o tapete passa por vigorosas fases de acabamento que incluem corte manual e cisalhamento para definir o desenho. Depois disso, os eles são lavados com água da chuva reciclada, esticados e colocados ao sol do Himalaia para secar.
A lavagem dos tapetes é imprescindível, pois fixa as tinturas e também permite a remoção de fibras soltas. Lavá-los com água reciclada é uma maneira maravilhosa e sustentável de economizar água, mas também podemos garantir que não há cloro na água o que poderia atrapalhar na cor final.
Nós achamos a ideia de trazer conforto, requinte e personalidade em um produto artesanal incrível, além de toda a preocupação ecológica por de trás do processo de criação. Podemos ver que os tapetes artesanais trazem vida para um ambiente quando posicionados de forma correta e com as características necessárias. Gostaram da ideia? Compartilhe com a gente!