Não é à toa que o mundo da arquitetura e design volta seus olhares para o Salone del Mobile em Milão todo o ano. A maior feira de móveis e decoração do mundo traz novidades, tendências e lançamentos no âmbito da arquitetura, arte, design e mobiliário.
Além da própria feira, acontece também o chamado Fuorisalone. A feira em si fica localizada em um grande galpão de eventos na cidade, onde cada marca de design possui seu próprio estande. Já o Fuorisalone acontece fora do espaço da feira do Salone del Mobile, o que explica o seu nome (fora do salão/feira).
O Fuorisalone ultimamente vem ganhando muito mais destaque, até mesmo do que a própria feira. Ele acontece espalhado por diversas áreas da cidade de Milão, mas principalmente na área central, como, por exemplo, no badalado bairro de Brera. Marcas de design, mobiliário, objetos e até mesmo de moda criam espaços temporários inovadores e surpreendentes. Estes espaços servem para atrair os visitantes da feira, entreter clientes, mostrar novidades e criar conexões entre marcas e consumidores de uma forma muito mais inusitada do que um simples estande de feira.
Algumas marcas expõem novidades e produtos no Fuorisalone, outras somente criam espaços instagramáveis e instalações artísticas. Algumas criam pop-up stores do zero, montando uma estrutura autoportante, e outras apropriam-se de locais já existentes pela cidade durante o período da feira.
O Fuorisalone vem ganhando a cena porque cria experiências muito mais interessantes do que os visitantes vivenciam pelos corredores da clássica feira Salone del Mobile. Além de estarem no centro da cidade, vivenciando Milão e a cultura italiana ao mesmo tempo.
A Dimorestudio, famoso estúdio de arquitetura e design em Milão, criou um espaço no Fuorisalone para expor seus móveis e propiciar uma experiência para os visitantes. Em um espaço abandonado em Milão, eles fizeram instalações artísticas que expunham móveis, tecidos e luminárias.
Até mesmo marcas de moda criam espaços para criar uma conexão com consumidores, marcando presença em um evento de grande tráfego como é o Salone del Mobile.
A Louis Vuitton sempre aposta em grandes instalações com várias salas, colaborações entre artistas e espaços fotográficos. A Gucci também aproveita locais pela cidade para criar uma atmosfera típica da marca com um toque vintage e divertido. Já a Bulgari constrói instalações artísticas imponentes a cada ano da feira, marcando presença na mente dos visitantes.
Artistas também fazem instalações e arte pela cidade em colaboração com fundações, marcas ou galerias de arte.
Acreditamos que este ano um Salone del Mobile pós-pandemia trará muitas novidades e experiências ainda mais autênticas. Instalações artísticas, pop-up stores e espaços itinerantes surpreendentes nos aguardam pelas ruas de Milão.
A Portobello, inclusive, estará presente em uma instalação do arquiteto brasileiro Isay Weinfeld no Fuorisalone.
Estamos há menos de um mês da feira. Enquanto ela não chega, confira o que aconteceu na versão de 2021 aqui.
Nós do Archtrends e da Portobello estaremos fazendo a cobertura durante toda a semana no Salone del Mobile e do Fuorisalone. Fique atento ao Instagram. Estaremos transmitindo ao vivo todas as novidades. Não perca!