Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Revestindo pisos – Parte 2

Continuando a nossa série sobre os prós e contras dos materiais mais comumente utilizados para o revestimento de pisos, hoje falamos sobre a prata da casa, o porcelanato.

Porcelanatos

Assim como as cerâmicas, são muito desejados por sua beleza e facilidade de manutenção, mas se diferenciam destas por detalhes importantes, que também levam a pontos fortes e fracos do material.

Uma das linhas de porcelanato extra fino que mimetiza fielmente a madeira: Ecoparquet
Uma das linhas de porcelanato extra fino que mimetiza fielmente a madeira: Ecoparquet

Devido à sua dureza e baixo grau de absorção de água - o processo de fabricação envolve o uso de altas pressões sobre o material empregado, que são areias especiais – os porcelanatos são mais resistentes que as cerâmicas, o que é uma vantagem. Outro ponto que conta em seu favor são os variados acabamentos, remetendo a diversos materiais com perfeição, tais como a madeira, as pedras e até o couro, levando a um resultado estético elegante e muito sofisticado. O início da fabricação de linhas de porcelanato com espessuras bem finas torna possível assentá-los sobre pisos já existentes, o que é uma vantagem adicional.

Entre suas desvantagens, além de também ser um revestimento “frio”, estão os cuidados que devem ser tomados no momento de sua colocação: deve-se ter muita atenção à qualidade da mão de obra e da argamassa a ser empregada - existem argamassas de assentamento indicadas especialmente para este  tipo de material.

Conheça as linhas de porcelanato da Portobello aqui.

Maria Alice Miller é designer de interiores carioca dedicada à análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet e é editora do blog Casa com Design.

Sair da versão mobile