Diante de uma reforma ou da construção de uma casa nova, todo mundo se depara com inúmeras dúvidas – e também, inúmeras opções - sobre como escolher os acabamentos para cada um dos ambientes. Para ajudar um pouquinho nessa tomada de decisão, elaboramos uma série com prós e contras dos materiais mais comumente utilizados para o revestimento de pisos.
Cerâmica
Escolhida como revestimento principal de áreas molhadas como cozinhas, banheiros e saunas, as cerâmicas também podem fazer bonito dando uma base neutra a um living, uma circulação ou até sendo destaque em uma parede de um quarto. Atualmente, podem ser utilizadas em qualquer tipo e estilo de decoração, do mais básico ao único. A grande variedade de padrões e texturas permite que muitas delas sejam consideradas materiais nobres.
Suas principais vantagens são a facilidade de assentamento e de manutenção, sendo preservada durante anos e mantida a mesma aparência do dia de sua compra, seja em ambientes internos quanto externos. O custo é dos mais acessíveis e as diversas opções em formatos, cores e padrões atrai grande parte das pessoas, garantindo sua escolha como uma das melhores em termos de revestimento para pisos.
Como desvantagem está o fato de ser considerado um revestimento “frio”, o que leva a reduzir a temperatura dos ambientes em determinados climas.
Saiba mais sobre a linha Play da Portobello aqui.
Maria Alice Miller é designer de interiores carioca dedicada à análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet e é editora do blog Casa com Design.