O revestimento é uma técnica em que as superfícies dos móveis, mesas, bancadas, pisos e paredes recebem outros materiais de acabamento, com a finalidade de proporcionar características variadas como maior durabilidade, resistência e renovação.
Dar uma repaginada naquela cômoda antiga ou na cadeira da vovó, por exemplo, é algo que não tem preço! Tecidos, papel de parede, técnicas de pátina ou patchwork, além dos revestimentos cerâmicos, como porcelanatos e pastilhas... São tantas as opções de revestimento que fica difícil escolher o melhor.
Neste post, vamos apresentar diversos materiais junto com ideias para usá-los em móveis e aplicações criativas. Você verá que é possível mudar a atmosfera dos ambientes através dos pequenos detalhes.
O porcelanato
Como alternativa durável e resistente aos outros materiais, as pessoas têm optado pelo porcelanato para revestir o mobiliário e mudar totalmente a decoração do ambiente. Com a impressão digital em alta resolução é possível estampar quase tudo nas peças de porcelanato.
Além disso, por não ser um material poroso, o porcelanato apresenta grande facilidade de limpeza e com isso reduz a proliferação de bactérias. As linhas Liberty, Ampla Design, Rio Retrô e Artesanal são algumas opções que a Portobello traz pra sua decoração!
O papel de parede
O papel de parede surgiu na China, mais ou menos 200 anos antes de Cristo, produzido com papel de arroz, totalmente branco, depois passou a ser feito com pergaminho vegetal e ganhou cores e motivos com pinturas feitas à mão.
Quando aplicado nos móveis, este material milenar é capaz de mudar a cara dos ambientes, de maneira rápida e barata, sem precisar comprar outros móveis. Assim como na parede, o papel também é fácil de ser aplicado na madeira, mas requer um pouco de habilidade.
Outros tipos de revestimento
Além do papel de parede e do porcelanato, existem inúmeros outros materiais que podem ser utilizados para revestir sua casa, suas paredes, seus móveis e o que mais a imaginação deixar. Basta adequar a escolha ao projeto de decoração principal, para não esquecer o detalhe mais importante: a harmonia.
Tecido
Restaurar os objetos de decoração com tecido pode ser a solução para não perder uma peça antiga que está envelhecida. Com poucos acessórios e algumas horas você ganha objetos novos, exclusivos, modernos e elegantes que vão ser destaque na sua decoração. Dependendo do móvel, você não precisa cobrir tudo com tecido, pode forrar só a frente das portas, as laterais do armário ou o interior das gavetas do banheiro.
Vidro e espelho
Para imprimir leveza e sofisticação, o vidro e o espelho atuam como dois curingas, muito usados em painéis, bem como portas (ou revestimentos) de armários e prateleiras.
Alumínio
Usado como perfis, corrediças ou puxadores, o alumínio confere, assim como o vidro, leveza e modernidade ao ambiente. O metal não é recomendado para bancadas por ser mais frágil em áreas de grande atrito.
Bronze
Ele pode vir como material puro, na aplicação de chapas nas portas dos armários, ou como pequenos detalhes em painéis.
Laqueado
Tendência na decoração, os móveis laqueados ou lacados são pintados com tinta a óleo brilhante ou opaca. Para uma cozinha pouco usada, pode-se optar pela laca, mesclada com melaminas e alumínio – mais resistentes a riscos e batidas. Já os laqueados dão mais sofisticação aos projetos.
Laminados Melamínico
Os laminados são muito indicado para portas e bancadas. Eles revestem o corpo interno do armário, mas também podem ser usados para revestir as áreas externas.
Laminado de plástico
Ideal para revestir portas e bancadas, o laminado de plástico tem alumínio em sua composição e serve tanto para tampos quanto para frente do armário.
Estrutura TS
Este é um revestimento que resiste bem ao calor, manchas, umidade (por um determinado período) e ataque de produtos químicos domésticos que não sejam abrasivos. Ele pode ser usado em prateleiras, divisórias e portas de móveis.
Se você tem mais alguma sugestão de revestimento para casa, por favor, deixe seu comentário!
Até a próxima!