Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Revestimento cimentício: o que é, tipos e vantagens

Em parceria com Isay Weinfeld, Portobello apresenta revestimento cimentício Bordas (Projeto: Portobello)

O revestimento cimentício é uma excelente solução para decorar paredes. Por ser um material artesanal, oferece múltiplas possibilidades decorativas e até artísticas, mais delicadas ou mais rústicas.

Um exemplo de revestimento cimentício é a linha Bordas, da Portobello em colaboração com o grande mestre da arquitetura brasileira Isay Weinfeld.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre o revestimento cimentício e conheça Bordas, que, com suas bordas irregulares, leva efeitos de luz e sombra às paredes. 

parede com revestimento cimentício
Design do grande arquiteto brasileiro Isay Weinfeld agora pode decorar as paredes das casas (Projeto: Portobello)

O que é revestimento cimentício?

O revestimento cimentício é feito de concreto natural em formas e moldes. O revestimento cimentício não precisa necessariamente ser em tons de cinza, afinal, há também opções de concreto colorido. E pode assumir diversas formas, inclusive orgânicas e com relevos.

Os revestimentos cimentícios podem, ainda, incorporar outros materiais, como nos casos do Cobogó Mundaú e do Solar, que incorporam na massa cimentício casca de sururu, que confere um brilho furta cor.

Também são considerados revestimentos cimentícios cimento queimado e ladrilho hidráulico. Porém, esse conteúdo se dedica aos revestimentos cimentícios para paredes.

Revestimento cimentício x revestimento cerâmico

É importante pontuar que revestimentos cimentícios não são a mesma coisa que revestimentos cerâmicos - são categorias diferentes de revestimentos. Enquanto os cerâmicos são industriais e muito resistentes, englobando o porcelanato, os cimentícios são mais artesanais. Isso significa mais possibilidades no design, mas também menor performance técnica. 

Ainda assim, são bastante resistentes. Bordas, por exemplo, tem indicação para uso inclusive em fachadas e paredes externas, podendo ficar em contato com intempéries sem danificar.

revestimento cimentício
Bordas conta com detalhes que se sobressaem (Projeto: Portobello)

Vantagens de usar revestimento cimentício

O revestimento cimentício pode ser uma linda opção para decorar paredes. Há ainda outras vantagens, como você confere abaixo.

Leia também:

Versatilidade e estética contemporânea

revestimento cimentício
Revestimento cimentício da linha Bordas deve ser usado para decorar paredes (Projeto: Portobello)

Uma das características mais marcantes dos cimentícios é sua capacidade de se adaptar a uma ampla gama de projetos. Com uma estética contemporânea, pode ser uma boa escolha para ambientes industriais e minimalistas. Ou até mesmo espaços mais rústicos e aconchegantes.

Além disso, o revestimento cimentício está disponível em opções que atendem às necessidades funcionais de qualquer projeto.

Seja em uma sala de estar, em que suas texturas e tons neutros adicionam uma sensação de sofisticação e elegância, ou em um espaço exterior, onde sua resistência às intempéries e sua capacidade de integrar-se harmoniosamente à paisagem natural o tornam uma escolha ideal, o revestimento cimentício oferece infinitas possibilidades criativas.

Durabilidade

Além de sua estética impressionante, o cimentício também oferece bastante durabilidade. Afinal, tem como base o cimento, matéria-prima bastante resistente. Sua resistência a riscos e arranhões, além da resistência às intempéries, faz com que seja uma escolha ideal para vários ambientes, incluindo áreas externas.

Facilidade de instalação

O revestimento cimentício vem em placas, como é o caso de Bordas, da Portobello, com fácil assentamento. Bordas inclusive traz uma sugestão de paginação - ou pode ser paginado de acordo com a criatividade do profissional de arquitetura.

Bordas é revestimento cimentício assinado por Isay Weinfeld

revestimento cimentício portobello
Revestimento cimentício pode ser usado em ambientes internos e externos (Projeto: Portobello)

Em uma parceria entre a Portobello e Isay Weinfeld, a linha Bordas chega com produtos que fogem do óbvio. Afinal, tem conceito criativo que vai além de uma simples história.

Para começar, o arquiteto visitou a fábrica da Portobello para entender os processos de fabricação e apresentar suas ideias. Foram testados materiais para chegar ao desenho ideal de peças inovadoras.

Simples e despojado ao mesmo tempo, Bordas oferecem placas delgadas e em grandes formatos e cheias de robustez. O destaque são os contornos irregulares, que dão um ar rústico aos ambientes, remetendo a um produto artesanal.

textura do revestimento cimentício
Detalhe da delicadeza do revestimentos cimentícios Bordas confere beleza e elegância às paredes (Projeto: Portobello)

Graças aos diferentes níveis das bordas dos produtos, é possível criar efeitos de luz e sombra que dão mais dinamismo aos espaços.

Quanto aos formatos, Bordas está disponível nas versões:

Todas eles contam com lateral de 2cm.

Todos os kits estão disponíveis em duas cores: Cinza e Craft. Por terem uma paleta de cores suave e diversos formatos, é possível combinar os produtos de diferentes maneiras. Assim, dá para criar infinitas variações visuais, incluindo painéis e mosaicos.

Quer saber mais sobre a coleção e descobrir produtos para combinar com Bordas? Acesse o site da Portobello! Abaixo, veja o vídeo com os destaques da nova Coleção Authentic Portobello 2024.

Authentic, Coleção Portobello 2024: conheça os lançamentos
Sair da versão mobile