Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Residências multifamiliares são projetos-referência de Paula Lourenço no RJ

Sabe aqueles edifícios modernos e pequenos, que são construídos para poucas famílias morarem, que dão sensação de aconchego e visualmente não interferem na paisagem ao redor? São as residências multifamiliares. Uma opção para quem prefere habitar na privacidade de uma casa, mas não abre mão da praticidade e segurança de um edifício. A arquiteta Paula Lourenço é referência em projetos desse tipo na zona sul do Rio de Janeiro. Já realizou 11 obras que estão espalhadas pelas cidades cariocas Barra Mansa, Petrópolis e Angra dos Reis. 

Paula conta que em Barra Mansa houve uma lacuna de 20 anos sem lançamentos imobiliários. Só depois de todo esse tempo que as oportunidades começaram a surgir. E foi aí que ela deu o start no seu portfólio no ramo dos multifamiliares. "Em 2010, fiz meu primeiro projeto desse segmento, o edifício Vermiglio. De lá para cá, três obras foram concluídas (Vermiglio, Recanto das Rosas e Passo Tonale); duas estão em construção (Privilege Residences e Treentino) e três já foram aprovadas por órgãos competentes (Greenville e dois ainda sem nome)", adianta Paula, completando que esse tipo de obra costuma variar entre 24 a 36 meses para ser concluída.

residências multifamiliares
Poucos pavimentos e amplas varandas na fachada do edifício Treentino, assinado por Paula Lourenço

Uma das premissas das residências multifamiliares é de elas se adequarem à estética urbanística e cultural do bairro em que serão inseridas; e isso é uma das preocupações da arquiteta durante a fase do anteprojeto. "Sempre prezo para que as obras sejam construídas em concreto armado, estarem de acordo com as leis municipais, preservando sua característica de multifamiliar e com poucos pavimentos. Além disso, meus projetos se adequam à estética do bairro de forma bem harmônica, e destacam-se na região por trazer uma arquitetura limpa e moderna", afirma.

Segundo Paula, cada projeto que elabora tem seu diferencial. O edifício Vermiglio, por exemplo, possui uma área de lazer superampla na cobertura. Já o Privilege Residences, uma piscina com borda panorâmica e uma área gourmet superaconchegante, além de quatro coberturas duplex. No Recanto das Rosas, as varandas são amplas em toda a extensão do apartamento. E o edifício Passo Tonale tem uma piscina com uma raia que dá acesso à sauna. 

residências multifamiliares
Interiores modernos e área de lazer próxima à vegetação do Residencial Recanto das Rosas

Portobello nas residências multifamiliares

Não por um acaso, pela qualidade e design diferenciados, todas as residências multifamiliares criadas por Paula Lourenço possuem produtos Portobello, tanto nas fachadas quanto no interior dos apartamentos, nas áreas de lazer e de uso comum também. "A escolha dos produtos Portobello vêm pela qualidade e diversidade de acabamentos, formatos, texturas e cores", enfatiza a arquiteta. Entre os produtos especificados na Portobello Shop estão: City Cement, Lumina Titanium, Gotham Pier, Barlavento Caribbean, Mineral Grafite, Brasília Concreto, Cetim Bianco, Ms. Barcelona Cristal, Bianco Covelano, Sampa Bienal.

E não para por aí. Confira agora os detalhes de dois projetos com o uso dos porcelanatos Portobello.

Edifício Privilege Residences

Tratando-se de área construída, Privilege Residences é seu maior projeto até agora. Em um terreno de esquina, no principal acesso do maior bairro residencial de Barra Mansa, foram criados confortáveis apartamentos de três suítes, piscina, área gourmet e sala de ginástica de uso comum para oferecer lazer aos moradores. O diferencial do projeto são as quatro coberturas duplex.

Paula explica que a praticidade e o aconchego levados aos moradores se deu pela combinação da plantas e uso de revestimentos da Portobello:

residências multifamiliares
Fachada revestida com Araucária Clara, da Portobello, na residência multifamiliar Privilege Residences
residências multifamiliares
Piscina com borda panorâmica para apreciar a bela paisagem do Rio de Janeiro

Edifício Passo Tonale

Em um terreno plano de geometria trapezoidal nasceu a residência multifamiliar Passo Tonale. Para desenvolver o projeto nesse formato de terreno, a arquiteta conta que a planta dos pavimentos possui dois apartamentos frontais e um nos fundos. Assim, as varandas das unidades, um dos atrativos do projeto, foram exploradas de maneiras distintas, agregando o diferencial esperado pelo cliente. 

Nos apartamentos frontais, as varandas gourmets contemplam bancada de apoio e churrasqueiras em uma área ampla e confortável voltada à principal praça de um bairro de Barra Mansa (RJ). Nos fundos, as varandas ganharam privacidade devido a uma mata que faz divisa com o lote e, na área de lazer, a instalação de uma banheira de hidromassagem forma uma paisagem geométrica com a estrutura ao redor da piscina.

residências multifamiliares
Banheira de hidromassagem cria efeitos geométricos com o reflexo na piscina
residências multifamiliares
Outras perspectivas do projeto Edifício Passo Tonale, de Paula Lourenço

De acordo com Paula Lourenço, os revestimentos especificados também fazem parte do diferencial do projeto:

Arquiteta carioca Paula Lourenço

Paula nasceu em Barra Mansa (RJ) e formou-se em Arquitetura no Instituto Metodista Bennett em 2003. Hoje possui escritório próprio na sua cidade natal, o PSLourenco Arquitetura. Além das residências multifamiliares, também possui portfólio de projetos arquitetônicos corporativos e de interiores (confira no seu Instagram). Ela conta que escolheu a profissão por admirar incansavelmente os trabalhos de seus tios arquitetos. "Diante dos resultados ao longo dos anos e da satisfação dos clientes, tenho certeza que fiz a escolha certa, me sinto realizada a cada dia, a cada projeto", comenta. 

Visite o perfil da arquiteta no Archtrends Portobello. E não deixe de conferir também outras grandes edificações aqui no site.

Sair da versão mobile