Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Quarto pequeno para dois irmãos: dicas de decoração

Para otimizar os espaços, as construções estão cada vez mais verticais. Como consequência, os cômodos também são disponibilizados com metragens pequenas. E, o que fazer quando a família é grande? Quando o quarto, já pequeno, precisa ser dividido entre dois irmãos ou duas irmãs? Veja formas incríveis de criar e organizar o espaço com o uso de mobiliários e acessórios adequados.

A arquiteta Andrea Reis planejou as duas camas como se fossem a parte de cima do beliche, deixando todo o espaço do quarto para que as crianças possam brincar e tenham um lugar confortável para estudar e organizar os seus brinquedos, livros e acessórios. Veja abaixo:

quarto pequeno para dois irmãos
Projeto de Andrea Reis

Outra ideia muito usada são as caixas organizadoras. Nesta imagem abaixo, o armário, abriga também a televisão, os livros infantis e abaixo, o espaço destinado aos brinquedos. Todos separados em cores.

Quarto assinado por Andrea Reis
Quarto assinado por Andrea Reis

Mais soluções para organizar os quartos compartilhados dos filhos:

  1.  Invista em móveis funcionais: para conseguir acomodar brinquedos, roupas, calçados e objetos pessoais, é essencial que você utilize um mobiliário sob medida. Desta forma, cada cantinho vai ser bem aproveitado. Um exemplo prático, são as gavetas embutidas abaixo do colchão ou o baú, que fica posicionado na cabeceira da cama.
  2. Portas de correr: são uma ótima saída para ganhar espaço. Tanto no guarda-roupa quanto na entrada do ambiente. Pense nisso!
  3. Móveis aramados: uma solução bacana e bastante utilizada também são as araras. Sim, aquelas que encontramos em lojas de vestuário. Você pode inserir nesse mobiliário despojado, as caixas organizadoras presas em arames. Há versões e tamanhos diferenciados que podem deixar o quarto super descolado.
  4. Espelhos e paredes brancas: faça uso de paredes e revestimentos em cores claras. A tonalidade traz a sensação de que o espaço é maior. Os espelhos também são um coringa quando o assunto é amplitude.

Abaixo, projetos que mostram como é possível organizar o quarto dos irmãos sem perder a leveza que o ambiente deve ter.

Se você tem três filhos de idades próximas, não se preocupe: dá para colocá-los para dormir no mesmo quarto por um bom período. Basta ter um quarto divertido e aconchegante para todos. No projeto abaixo, a arquiteta Regina da Matta uniu um quarto e uma suíte, para acomodar os três meninos que queriam dormir e estudar no mesmo quarto.

Projeto de Regina da Matta
Projeto de Regina da Matta

E quem disse que menino e menina não podem dividir o mesmo ambiente? Claro que pode. Além das camas, e do cantinho para o estudo, a arquiteta Josi Barros, de Recife (PE), inseriu uma piscina de bolinhas e vídeo game. Brincar, dormir e sonhar. Tudo num só lugar.

Mix de azuis com revestimentos Portobello compõe projeto de Josi Barros
Mix de azuis com revestimentos Portobello compõe projeto de Josi Barros

Muitas crianças adoram a ideia de dormir nas alturas. As três camas do quarto (abaixo) podem se transformar em apenas uma durante o dia, sendo facilmente encaixadas uma embaixo da outra e tão facilmente quanto para serem arrumadas antes da hora de dormir. Os meninos podem puxá-las sozinhos e ainda podem usar a cama do meio como apoio para utilização da mesa planejada na cama mais alta.

quarto pequeno para dois irmãos

Veja ainda outras ideias para você se inspirar e criar um quarto pequeno para dois irmãos:

São ambientes belíssimos, planejados com antecedência. Mas, se você, por acaso, precisar de uma ideia de última hora, basta comprar duas camas iguais de solteiro e colocar nos cantos do quarto. Aí, é soltar a imaginação para decorar. A simplicidade dá um ar de conforto e, com objetos simples, garantem a toda a delicadeza da infância.

Viu como é fácil organizar um quarto pequeno para irmãos? Conte o que achou das nossas dicas! E acompanhe o Archtrends para ficar por dentro de todas as novidades no mundo da decoração.

Sair da versão mobile