O quarto de casal é um espaço dividido por duas pessoas. Portanto, precisa atender às necessidades de ambas e ter um pouco da personalidade de cada uma refletida na decoração.
Afinal, é importante se identificar com o ambiente para se sentir bem. E, embora isso se aplique a qualquer cômodo da casa, estamos falando do mais particular de todos.
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas para decorar um quarto de casal. Que tal conferir?
Como deixar o quarto de casal com a cara dos dois?
Atender às necessidades e aos gostos de duas pessoas ao mesmo tempo tende a ser desafiador. Mas isso não quer dizer que seja impossível. Veja como.
1. Analise as características do ambiente
O primeiro passo é entender o que pode ser feito no quarto de casal.
Para isso, é preciso avaliar o cenário completo, dando atenção especial a características que fogem do nosso controle, como tamanho e iluminação.
A partir do que está dado, você é capaz de começar a pensar nos efeitos que a decoração pode ajudar a criar.
Lembre-se de que decorar não se limita a pintar paredes, pendurar quadros ou escolher um jogo de cama bonito. O que gera um impacto ou uma sensação é o conjunto.
Se quiser criar uma verdadeira atmosfera no ambiente, você vai precisar olhar com calma para outros aspectos, que vamos abordar nos próximos tópicos.
2. Una beleza, conforto e funcionalidade
Não dá para desassociar uma coisa da outra. Um quarto de casal não pode ser apenas bonito, confortável ou funcional. O ideal é que conte com esses três atributos.
Então, antes de tomar alguma decisão e adquirir qualquer produto, faça as seguintes perguntas:
- o novo item é bonito e tem a ver com o estilo do quarto?
- ele traz conforto para o ambiente?
- oferece funcionalidades?
Assim, você evita inserir algo que quebre a harmonia, crie uma sobrecarga visual ou atrapalhe de alguma maneira.
Sobretudo pensando que cada vez mais pessoas vivem em casas e apartamentos com quartos pequenos, essas escolhas precisam ser criteriosas.
Afinal, ninguém quer abarrotar um espaço reduzido com móveis e objetos que não façam sentido, concorda?
Dessa forma, tenha o combo beleza, conforto e funcionalidade sempre em mente. A máxima do “menos é mais” se encaixa muito bem nessa situação.
3. Use uma paleta de cores com base neutra
Criar um projeto de decoração a partir de uma base neutra pode facilitar a sua vida e, ao mesmo tempo, diminuir as chances de erro na definição da paleta de cores.
Isso não quer dizer que o quarto de casal deva contar apenas com tons neutros; a sugestão aqui é que eles sejam predominantes.
Aliás, no caso dos quartos pequenos, o uso deles é fundamental para conquistar uma sensação de amplitude.
Tenha em mente que a cor é um elemento visual bastante expressivo e tem um forte impacto na estética do ambiente. Portanto, a escolha precisa ser cuidadosa para não gerar um desequilíbrio.
4. Deixe as cores vibrantes para os detalhes
Partindo da base neutra, é possível explorar algumas das cores preferidas do casal para criar pontos visuais de destaque. E isso vale para todos os estilos de decoração.
Esses tons podem se manifestar por meio de roupas de cama, almofadas, tapetes, quadros e diversos outros objetos decorativos.
Apesar de serem detalhes, eles têm o poder de tomar conta da cena e criar uma coerência entre os elementos do quarto de casal.
Nada mais poderoso do que a cor para fazer com que todos os itens conversem!
5. Aposte em bons revestimentos
Atualmente, existe uma ampla diversidade de revestimentos para pisos e paredes disponíveis no mercado.
É importante que você saiba escolher uma opção adequada para o quarto de casal.
Os revestimentos cerâmicos estão entre as melhores alternativas, tanto por conta do visual quanto pela funcionalidade.
Além disso, é possível encontrar produtos desse tipo que reproduzem materiais ligados à sensação de aconchego valorizada nos quartos, como é o caso da madeira.
Há ainda inúmeras possibilidades para as superfícies verticais, como cabeceiras, painéis ou mesmo todas as paredes.
A partir de revestimentos em diferentes cores, formas e texturas, a decoração do quarto de casal pode ter efeitos interessantes e um ar contemporâneo.
6. Capriche na iluminação
Aproveitar ao máximo a iluminação natural é muito importante. No entanto, também é preciso pensar no período noturno, quando o sol já se pôs e as pessoas passam mais tempo no quarto.
Nesse caso, a luz adquire diversas funções, além de apenas clarear o ambiente. Se usada do jeito certo, ela ajuda a criar uma atmosfera romântica e aconchegante.
Durante a noite, quando estamos mais relaxados e próximos da hora de dormir, é fundamental que a luminosidade não cause incômodo nem atrapalhe o sono.
Para isso, uma ótima solução é caprichar na iluminação, apostando em diversos pontos, com luzes quentes e indiretas. Spots, pendentes, abajures e arandelas são boas pedidas.
7. Escolha os móveis a dedo
Quando se trata de mobiliário, a primeira coisa a se considerar é a dimensão do quarto de casal.
Se o ambiente é pequeno, investir em móveis planejados costuma ser a melhor decisão. Isso porque você consegue aproveitar o espaço disponível de acordo com as necessidades dos dois.
Com um projeto feito sob medida, a organização de objetos pessoais se torna um problema a menos para resolver. Além disso, é possível escolher todos os detalhes, como material, acabamento e cores.
Quando o quarto é maior, outras possibilidades podem ser consideradas, como o uso de pufes, poltronas, baús etc. Só tenha cuidado para não abarrotar o ambiente ou atrapalhar a circulação.
Independentemente dos móveis que você escolher, pesquise bastante e dê preferência para peças feitas com materiais de qualidade, que sejam mais duráveis.
8. Abuse dos têxteis
As roupas de cama são necessárias para o conforto ao se deitar e, ao mesmo tempo, ajudam a compor a decoração.
Além da cor, os tecidos apresentam estampas e texturas diferentes, que enchem o quarto de personalidade. Aparecem também em itens como almofadas e cortinas.
Os têxteis ainda podem ser explorados a partir de tapetes, que cumprem um papel importante nos quartos, pois proporcionam conforto aos pés no momento de se levantar.
9. Utilize quadros para incrementar a decoração
Os quadros têm o poder de dar ainda mais personalidade aos ambientes. No quarto de casal, eles ajudam a traduzir o estilo dos parceiros, atendendo ao dois.
Mas vocês não precisam ter obrigatoriamente o mesmo gosto. Cada um deve escolher as peças que achar agradáveis ou com as quais tenha uma relação afetiva.
O diálogo entre itens pode ficar por conta da moldura ou das cores, por exemplo. Basta abusar da criatividade!
Só tome cuidado com as proporções. Se um quadro é bem pequeno, os demais não podem ser muito grandes.
Se o ambiente for amplo e as peças forem proporcionalmente pequenas, uma ideia é criar uma composição com várias.
Navegue pelo Archtrends e confira diversos projetos de quarto de casal para você se inspirar!
Foto de capa: Quarto de casal aconchegante para um jovem casal (Projeto: Cássio Olivato)