Projetos autênticos, que estimulam os sentidos
Materializar sonhos. Esse propósito guia a trajetória da arquiteta Lulu Andrade, do Rio de Janeiro. Todos os projetos que assina são únicos e totalmente direcionados às pessoas, por isso, pratica uma escuta atenta. Entende o que cada cliente deseja e explora a arquitetura para criar ambientes que despertam os sentidos. Está presente em cada etapa, pois acredita na importância de viver o processo do início ao fim. Para ela, é necessário sentir, e não apenas ver, a montagem de um espaço.
Quando adolescente, Lulu ainda não sabia qual profissão seguir. Descobriu aptidão para artes em um teste vocacional e decidiu cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a faculdade, fez estágio no escritório do arquiteto Luiz Paulo Conde, onde aprendeu sobre arquitetura de grande porte. Em uma segunda experiência, como integrante na equipe da arquiteta Bel Lobo, aprofundou-se em projetos comerciais. Chegou a liderar a equipe de gerenciamento de projetos, já depois de formada.
Escritório próprio e preocupação ambiental
Em 2008, depois de um período como sócia de um escritório, decidiu empreender por conta própria e abriu a Adoro Arquitetura. Ainda como reflexo das referências que teve no início da carreira, a arquiteta atende muitos projetos comerciais, mas também atua no ramo corporativo e residencial. Lulu se identifica com as possibilidades criativas dos ambientes comerciais e o desafio de transformar um ponto físico em identidade visual de uma marca.
Para projetar espaços comerciais, a arquiteta mergulha no branding da empresa. Assim, tudo o que é comunicado por meio da arquitetura e dos recursos sensoriais está alinhado com a forma como a marca deseja ser reconhecida. O objetivo principal se resume em promover uma experiência positiva para o cliente.
Em todos os seus projetos – comerciais e residenciais - a arquiteta busca unir o desejo dos clientes ao aspecto ecológico. Evita demolições desnecessárias para reduzir a geração de resíduos nas obras e, sempre que possível, reaproveita o que já faz parte do espaço. Também considera a eficiência em relação à economia de água e energia quando faz a especificação de metais e lâmpadas.
Loja Peepou: feminina, minimalista e contemporânea
Em novembro de 2019, Lulu entregou o 4º e mais recente projeto para a rede de lojas Peepou, em Niterói. A arquiteta acompanhou a expansão da marca e, por isso, teve a oportunidade de refinar a proposta que trabalhou nos espaços anteriores. A principal inspiração se manteve a mesma: as flores da Provence, na França.
Na primeira loja que fez para a marca, Lulu utilizou flores artificiais na composição do ambiente. Desta vez, queria que o cliente tivesse algo único. Por isso, usou como base o desenho de flor que está no logotipo da empresa e desenvolveu, junto com a artesã Rita Aranha, um elemento decorativo feito de forma artesanal e com técnicas de upcycling. Foram necessários diversos testes até chegar na configuração final - flores produzidas com 900 garrafas pet e pintadas, uma a uma, à mão.
As flores, penduradas no teto da loja, são o elemento feminino principal. Também seguem uma proposta de cores minimalista, que guia todo o projeto. A arquiteta escolheu revestir o piso com o Silos Nude 90x90, de acabamento natural e retificado, o que permite uma aplicação uniforme. Para a fachada da loja, Lulu buscou por uma opção de porcelanato que abraçasse o conceito da loja, de forma a não criar barreiras para o cliente entrar no ambiente. O Karst Off White 90x90 serviu perfeitamente e agregou à área externa um efeito texturizado especial.
Este é apenas um dos ambientes assinados por Lulu com produtos Portobello, já que mantém uma longa relação de confiança com os consultores da Portobello Shop Ipanema. Quando leva os seus clientes à loja, encontra o acolhimento, variedade e segurança que precisa. O diferencial está na experiência, exatamente aquilo que ela tanto valoriza em seu trabalho.