Sluishuis: novo projeto sustentável assinado por BIG em Amsterdã
O arquiteto mundialmente conhecido, Bjarke Ingels (BIG), projetou em parceria com o escritório holandês Barcode um complexo residencial em Amsterdã, o Sluishuis. É um projeto sustentável que funcionará como um bairro autossuficiente, medindo aproximadamente 100 x 100 metros.
Em fase final de construção, o Sluishuis chama a atenção por estar próximo à água e por apresentar um formato diferenciado. O bairro contém, além de unidades residenciais, espaços destinados ao comércio e áreas de recreação pública, ou seja, os moradores não serão os únicos a desfrutarem desse projeto incrível!
Como bem sabemos, a cidade de Amsterdã é rodeada pelos seus famosos canais, e possui muitos lugares para recreação na água. Entretanto, esses lugares surgiram de forma informal, sem planejamento.
Com o Sluishuis, um projeto de paisagem aquática também foi desenvolvido de modo estratégico, conectando o tecido urbano com a nova construção. Há, por exemplo, uma ilha com uma área de lazer e um cais de 400 metros de comprimento com ancoradouros para barcos veleiros.
Em breve, será possível navegar por baixo do edifício! Esse formato especial do Sluishuis oferece tipologias únicas de apartamentos com uma orientação solar otimizada e vistas panorâmicas.
O projeto visto de cima é como se fosse um clássico bloco de quarteirão europeu com um pátio interno, típico dos planos de Cerdà para a cidade de Barcelona, por exemplo. No entanto, se olharmos para o edifício através da escala humana, as extremidades do quarteirão formam ângulos inesperados, criando formas incrivelmente assimétricas.
Detalhes do projeto sustentável
A sustentabilidade nesse projeto é presente em diversas formas, sobretudo nas instalações gerais do edifício. Os apartamentos são equipados com instalações energeticamente eficientes para o aquecimento, refrigeração e ventilação.
Essa tecnologia garante o conforto térmico em todas as estações do ano. É possível controlar a temperatura da casa remotamente através de um termostato inteligente.
O Sluishuis terá um coeficiente de desempenho energético de -0,01. Isso significa que o edifício gerará mais energia do que irá consumir. Isso é alcançado através dos painéis solares, instalados na cobertura do edifício e também através de uma ilha solar, que possui instalação eficiente de bomba de calor para distribuir pelo edifício.
Além disso, o projeto sustentável possui um isolamento térmico excelente (incluindo vidros triplos) e o aquecimento ou resfriamento de um ambiente estará dependente de seu uso. Ou seja, existirá um sistema inteligente através de um aplicativo que monitora o uso de cada ambiente de um apartamento, evitando o uso desnecessário de energia que não estarão sendo usados
Incrível, não é mesmo?
A sustentabilidade também desempenha um papel importante na forma de construir o edifício. Foram utilizados ao máximo materiais de construção reciclados, reutilizáveis e renováveis. Após a finalização da construção, os terraços públicos que conectam o edifício serão cobertos de vegetação, trazendo assim mais natureza para esse novo ambiente e complementando a arquitetura.
Nós pretendemos acompanhar a inauguração de Sluishuis e compartilhar aqui com os nossos leitores mais fotos do projeto sustentável finalizado, sendo utilizado por seus moradores e apreciadores da arquitetura contemporânea.
Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!
LEIA MAIS: A hora da SUSTENTABILIDADE…