Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Preview Portobello Shop inspira arquitetos a criarem projetos autênticos

Arquitetura com arcos em sala de estar ampla

Sala de estar recebeu revestimentos Lombarda Avorio e Salt Lake Summer, novidades do Preview 23 Portobello ( (Projeto: Leandro Sumar)

O Preview da Coleção Portobello de 2023 chega às lojas da Portobello Shop com as novas linhas Lombarda Viva e Salt Lake, além de upgrades de produtos que são sucesso do portfólio. 

Lombarda Viva é uma evolução expressiva e cheia de vivacidade da já tradicional Pietra Lombarda, e entra no catálogo com três novas cores: Avorio, Sabbia e Argento. Desenvolvido para uso principalmente como piso, está disponível nos formatos 90x90 e 120x120, nos acabamentos natural e externo, para propostas in & out.

Já Salt Lake é um revestimento no formato 20x20 com forte destonalização, inspirado nas fascinantes lagoas de sal. A coleção se destaca pelo contraste de tons e pela fluidez dos detalhes de coloração oxidada, que confere uma marcante personalidade ao produto. As cores disponíveis são Spring, Autumn, Summer, Equinox e Winter. 

Ganharam novos formatos os produtos Onyx Unique (160X160, natural), Or de Cacau (160x160, natural e polido), Oh!Take (90x90, natural) e Superquadra (90x90, EXT). 

Leia também: 

Para celebrar as novidades, a Portobello convidou três nomes fortes da arquitetura nacional para desenvolverem projetos exclusivos com os novos revestimentos. Faça o download da Revista Portobello com todo o editorial aqui.

O arquiteto Leandro Sumar, de Santa Catarina, desenvolveu uma sala de estar com aberturas em forma de arcos para área externa. Ben Hur Hage, de Mato Grosso, desenhou um espaço gourmet pensado em transmitir conforto e aconchego. E o escritório Frame Arquitetura, do Rio Grande do Sul, projetou um ambiente de lazer com bancada gourmet e piscina conectado com a natureza no entorno de forma orgânica e natural.

Saiba mais sobre os profissionais e seus processos criativos a seguir: 

Ben Hur Hage 

Arquiteto Ben Hur Hage
Arquiteto Ben Hur Hage desenhou um espaço gourmet focado na sensação de conforto e aconchego  (Foto: divulgação)
Área gourmet minimalista
Ambiente recebeu o novo porcelanato Lombarda Viva Avorio em todo o piso, e também como matéria-prima para a ilha gourmet (Projeto: Ben Hur Hage / Kern Design)

Uma cozinha onde a sensação de aconchego e proximidade com a natureza é conquistada por meio de revestimentos. Esse é o projeto do arquiteto Ben Hur Hage, que aplicou no piso, parede e bancada o novo porcelanato Portobello Lombarda Vivo Avorio, nos formatos 90x90 e 120x120. 

“Graças às tonalidades entre o marrom e o cinza, que são neutras, temos a possibilidade de trabalhar com uma paleta de cores mais flexível e combinar diversos materiais, tornando ambientes harmoniosos e com coerência visual”, disse sobre essa cor do lançamento. 

“O aspecto de pedra do revestimento é a peça fundamental do nosso ambiente, no qual buscamos aconchego com toque de natureza através dos usos de madeira e couro que, combinados com as linhas retas, criam um espaço limpo e visualmente funcional”. 

Para o arquiteto, todo início de projeto é como uma tela em branco. “Quando você começa a colocar cores e revestimentos, está, de fato, atribuindo vida ao projeto e o seu cliente já consegue imaginar um futuro lar”, disse Hage, que especifica na Portobello Shop Cuiabá. 

Em seu escritório, o Hage Arquitetura, com base em Mato Grosso, o profissional aplica a sua paixão pelo ofício que foi iniciada ainda pequeno, enquanto observava o pai coordenando reformas em sua casa. “Eu pegava uma cadeirinha e ficava admirando os pedreiros trabalhando, era divertido”, relembra. “É indescritível a sensação de tirar algo da sua cabeça e vê-lo construído. Meu propósito é deixar um legado, algo que vai ficar enraizado, um pedaço de mim, como se fosse uma obra de arte”. 

Frame Arquitetura 

Arquitetos do escritório Frame Arquitetura

Lindomar Marques e Bruna Sousa são os nomes à frente do escritório Frame Arquitetura (Foto: divulgação)
Área de lazer externa com piscina de borda infinita
A dupla criou uma área de lazer com piscina usando Superquadra, no novo formato 90x90 (Projeto: Frame Arquitetura / Kern Design)

Arquitetos da Frame, Lindomar Marques e Bruna Sousa desenvolveram uma área de lazer com piscina. O piso foi revestido no novo formato do Superquadra, de 90x90, na cor Cru e em acabamento externo. 

Eles contam que esse produto Portobello está alinhado com a estética minimalista do projeto e colaborou na integração das áreas externa e interna. Além disso, reproduz com naturalidade o concreto, de forma fiel e limpa. Os sócios buscaram também a conexão da área de lazer com a natureza ao redor. 

Lindomar e Bruna dizem ainda que o processo de criação no escritório começa sempre pela identificação e compreensão do ambiente, na busca por traduzir a necessidade do cliente, delinear seus gostos, sua cultura e relação com o espaço. Posteriormente, a materialização ocorre por meio da criação de um layout funcional e aliado à estética.

E qual é o lugar do revestimento? “O revestimento é a base complementar que direciona o conceito de cada projeto, tornando-os únicos, além de garantir a sustentabilidade e a praticidade”, disse a dupla. 

Com base no Rio Grande do Sul, o escritório de arquitetura Frame especifica na Portobello Shop Capão da Canoa. 

Leandro Sumar

Arquiteto Leandro Sumar
Arquiteto Leandro Sumar desenvolveu sala de estar ampla, clara e com paleta de tons terrosos (Foto: divulgação) 
Living aberto com revestimentos de tons terrosos
Living foi inspirado em Algarve, região da costa portuguesa (Projeto: Leandro Sumar / Kern Design)

No processo de criação da cozinha integrada com living, o arquiteto Leandro Sumar se inspirou em Algarve, região da costa portuguesa que também batiza o seu projeto. Para isso, lembrou de uma viagem para lá e das sensações que teve ao visitar praias e paredões rochosos, que vivem em constante mudança. 

“O revestimento Salt Lake, devido à sua variação de cores, faz alusão às diferentes colorações dos paredões rochosos de Algarve”, disse. 

Neste ambiente, ele usou Salt Lake Summer nas paredes das áreas internas e externas. No piso, aplicou o novo Lombarda Viva Avorio. “Quando tive o primeiro contato com o produto, pensei em locais que transmitissem a integração com a natureza”. 

Com escritório em Santa Catarina, Leandro é frequentador da Portobello Shop Florianópolis.  Ele disse que sua escolha pela arquitetura, a princípio, partiu da admiração por projetos que se concretizaram em edificações. Hoje, no entanto, enxerga na profissão a possibilidade de realizar sonhos. 

“Ajudar as pessoas a visualizarem projetos, quaisquer que sejam, e torná-los realidade”, disse. “Projetar é vivenciar, observar e absorver informações. Todo o processo criativo depende da maneira como você interpreta os momentos vivenciados, o seu relacionamento com o meio externo”. 
Gostou dos projetos e dos produtos? Veja mais na Revista Portobello.

Sair da versão mobile