06.05.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Prêmios internacionais de arquitetura: brasileiros marcam presença no Architizer A+ Awards

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.05.2019
Profissionais de todo o Brasil estão ganhando destaque nas mais importantes premiações mundias do segmento. Veja quem são eles e conheça seus projetos!
minutos de leitura

O Architizer A+ Awards, o German Design e o Pritzker formam a tríade dos mais renomados prêmios internacionais de arquitetura.

Enquanto o Pritzker é considerado o Nobel da área, incentivando a consciência social nos projetos arquitetônicos, e o German Design foca nos desenhos mais inovadores, o Architizer A+ premia projetos em mais de 100 categorias.

Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando destaque nas premiações do Achitizer A+ Awards. De 2015 para cá, foram quatro prêmios internacionais de arquitetura conquistados por arquitetos brasileiros. Para sua inspiração, conheça os projetos nacionais premiados!

Brasileiros nos prêmios internacionais de arquitetura

Gustavo Penna Arquitetos, Estação BRT

Estação BRT (Foto: Reprodução Site Gustavo Penna)

Ao projetar uma nova rede de pontos de ônibus para Belo Horizonte, o Escritório Gustavo Penna Arquitetos enfrentou uma ampla gama de obstáculos, desde grandes restrições orçamentárias a problemas como a queda de um viaduto durante a construção de uma das vias do sistema.

Como forma de superação, a equipe foi capaz de produzir um sistema modular tão inovador para o transporte público que ganhou a votação do público no Architizer A+ Awards em 2015. O conceito por trás do projeto foi o de "misturar" as estações aos elementos já existentes na paisagem, considerada bastante poluída pelo número de carros, ônibus e pessoas.

Rodrigo Kirck Arquitetura, Container

Container (Foto: Reprodução Site Archdaily)

A categoria "Arquitetura Pré-Fabricada" do Architizer A+ Awards premia construções modulares. Em 2017, Rodrigo Kirck e sua equipe foram vencedores da categoria com um projeto inspirado na tradição portuária da cidade de Itajaí, Santa Catarina.

Container, um coworking feito totalmente com equipamentos utilizados no transporte portuário, foi a ideia campeã.

A proposta do arquiteto foi reaproveitar um elemento recorrente na paisagem da cidade para construir um escritório inovador, que combinasse com as características de Itajaí.

Bernardes Arquitetura, Casa Península

A Casa Península é um projeto da Bernardes Arquitetura ganhador da votação do público na categoria "Casas Privadas" na última edição do prêmio, em 2018. A casa, localizada no litoral de São Paulo, é composta por três volumes abstratos empilhados que foram delicadamente posicionados em uma encosta íngreme com vista para o mar.

É a segunda vez que escritório vence o Architizer A+ Awards. A primeira foi em 2015, quando o projeto Casa Delta, outra casa de verão também localizada no litoral de São Paulo, foi premiado pelo júri técnico na mesma categoria.

Casa Península (Foto: Reprodução Site Casa Library)
Casa Delta (Foto: Reprodução Site Bernardes Arquitetura)

Dietmar Starke, Naves do Conhecimento

Dietmar Starke é um catarinense, de origem alemã, apaixonado pelo Rio de Janeiro. Foi nessa cidade que ele construiu as Naves do Conhecimento, projeto que levou o prêmio pelo voto popular na categoria "Edifícios Públicos".

Naves do Conhecimento (Foto: Reprodução Site Architizer)

A ideia da arquitetura do projeto era de criar espaços que "pousassem" pela cidade, oferecendo uma espécie de praça digital, com livre acesso à internet para a comunidade carente do Rio. As estruturas ocupam uma área de 450 m² onde, além de navegar pela web, a população pode fazer aulas de informática.

O Architizer A+ Awards é um dos prêmios internacionais de arquitetura mais aguardados do ano. Qualquer arquiteto pode inscrever seu projeto pelo site da premiação. A data final de inscrições para participar em 2019 foi dia 29 de março.

Gostou de ver essa representação brasileira em um dos maiores prêmios internacionais de arquitetura? Aproveite para conhecer também as apostas do nosso colunista Fernando Mungioli sobre quem seriam os profissionais brasileiros capazes de emocionar o júri do Nobel da Arquitetura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Prêmios internacionais de arquitetura: brasi...

Prêmios internacionais de arquitetura: brasileiros marcam presença no Architizer A+ Awards

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies