Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Premiação reconhece projeto inovador do Aeroporto de Florianópolis

O Aeroporto de Florianópolis – Terminal Internacional de Passageiros, de autoria de Mario Biselli, ganhou o Prêmio de Melhor Projeto no Prêmio Saint Gobain AsBEA de Arquitetura (Crédito: Nelson Kon)

Após passar por processo de privatização, em 2017, o Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nova estrutura para comportar um terminal com dois níveis operacionais - embarque e desembarque -, e dez pontes de embarque. O projeto implantado em local sem ocupação, mudou a paisagem do Sul da Ilha de Santa Catarina com novos acessos, área de estacionamento e proposta inovadora ao se tornar um destino de lazer. O projeto arquitetônico do Terminal Internacional de Passageiros, do escritório do arquiteto Mario Biselli, foi considerado o Melhor Projeto da edição do 8º Prêmio Saint Gobain AsBEA de Arquitetura, e ficou com o 1º lugar na Categoria Profissional, Modalidade Edificação Institucional.  Já o Boulevard 14|32, do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem, em parceria com Biselli, ficou com o 2º lugar na Categoria Profissional, Modalidade Edificação Comercial.

A iniciativa da premiação é reconhecer os projetos de arquitetura que se destacaram com soluções em conforto térmico, acústico, modular, de saúde, inovação e sustentabilidade, sendo considerado um dos mais importantes do mercado de construção civil brasileiro. Este ano o Prêmio Saint-Gobain uniu-se a AsBEA, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura e contou com o maior número de inscritos de todas as edições. O Prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a assertiva especificação de produtos e processos construtivos. Foram premiados 30 projetos nas categorias Profissional e Estudante. 

“O Prêmio Saint-Gobain AsBEA apresenta, ano a ano, o melhor da produção brasileira de arquitetura e nesta edição não foi diferente: a representatividade dos projetos é equivalente à qualidade dos mesmos. Estudantes e profissionais do país inteiro demonstraram a variedade de tipologias e realidades que formam a arquitetura do nosso país e a riqueza deste mosaico de formas, texturas, cores e soluções”, afirma o arquiteto Henrique Mélega Re, presidente da AsBEA São Paulo.

Modernização do aeroporto

O escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados se envolveu durante três anos com o projeto, desde a fase de projeto ao acompanhamento da obra. "É gratificante compartilhar com a equipe de nosso escritório. A alegria também alcança todas as equipes de engenharia de projeto e obra, e sobretudo o próprio cliente-operador do aeroporto, por sua excelência de gestão e desenvolvimento", afirma Biselli, que é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Higienópolis.

Segundo o time de jurados, o projeto contribui para a modernização do aeroporto, um equipamento importante na região sul do país, que passou a oferecer um novo patamar de qualidade. O novo terminal seguiu uma organização em dois blocos, formando um "T", redesenhando o espaço, com a construção de um terminal com dois níveis - embarque e desembarque - e dez pontes de embarque. No Lado Terra foram projetados novos acessos, além de áreas de estacionamento, e no Lado Ar, novas pistas de taxiamento e um pátio de aeronaves. “A concepção de um terminal com dois níveis operacionais para embarque e desembarque e dez pontes de embarque foi realizada de forma assertiva, possibilitando a implantação de uma nova estrutura ao lado oposto à pista principal para permitir a desativação do antigo terminal. As características arquitetônicas estão presentes em linhas que remetem à paisagem da cidade, com a valorização de cores e de outros elementos desta região praiana”, observaram os jurados.

Aeroporto-cidade

“Esse projeto é muito importante para o escritório porque marca um conceito de aeroporto-cidade, por isso é inovador”, diz a arquiteta paisagista Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem, que projetou o Boulevard 14|32, em parceria com o Biselli Katchborian Arquitetos Associados. 

Juliana explica que o Boulevard faz a conexão com a cidade como se fosse um hub urbano, convidando as pessoas a permanecerem no espaço de convivência, tornando o aeroporto um lugar de estar na cidade. “É uma honra para nós receber esse prêmio, um dos mais concorridos do país, com critérios de seleção rígido e apurado, que valoriza a arquitetura técnica e conceitual”, afirma a arquiteta titular do escritório.

O Boulevard 14|32 é um edifício comercial com uma grande praça de eventos, que reúne um conjunto arquitetônico com função de ser um espaço para a realização de eventos em diversas áreas como esporte, música, exposições. O projeto foi concebido com conceito de aeroporto-cidade, ampliando a função da estrutura aeroportuária. A ambientação é despojada e ao mesmo acolhe o visitante, tanto viajantes como moradores locais. A escolha dos materiais como madeira e piso cimentício tom de areia, as cores e a vegetação em canteiros tornam o ambiente aconchegante e abraçam o usuário. A estrutura metálica, vidros com caixilhos embutidos e fachada ventilada com revestimento cerâmico da Portobello completam a ambiência.

Melhor Projeto da Edição

AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS – TERMINAL INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS
Autor(a): Mario Biselli
Equipe: Artur Forte Katchborian (Co-autor), Camila Bevilacqua de Toledo (Outros), Cassia Lopes Moral (Outros).
Escritório: Gabinete de Projetação Arquitetônica Ltda.
Cidade: São Paulo/SP

1º lugar - Categoria Profissional - Modalidade Edificação Institucional 

AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS – TERMINAL INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS
Autor(a): Mario Biselli
Equipe: Artur Forte Katchborian (Co-autor), Camila Bevilacqua de Toledo (Outros), Cassia Lopes Moral (Outros).
Escritório: Gabinete de Projetação Arquitetônica Ltda.
Cidade: São Paulo/SP

2º lugar - Categoria Profissional - Modalidade Edificação Comercial 

BOULEVARD 14|32
Autor(a): Juliana Castro Souza
Equipe: Artur Katchborian (Co-Autor), Carlos Henrique Correa (Projetista), Clarice Castro Wolowski (Colaborador), Marcelo Gomes de Valentin (Consultor), Mario Biselli (Co-Autor), Mercedes Romero (Colaborador), Thayssa Christensen (Projetista) e Tiago Figueira Rocha (Colaborador).
Escritório: JA8 Arquitetura e PaisagemCidade Florianópolis/SC

Sair da versão mobile