Um jardim secreto na Praça Santa Maria Novella para o Pitti Uomo 100
Já falamos anteriormente por aqui sobre a primeira semana de moda masculina que acontece duas vezes ao ano em Florença, na capital da Toscana, na Itália. Depois de remarcações decorrentes da pandemia do Covid-19, em julho de 2021, finalmente o evento voltou para alegrar as ruas da cidade e esta edição não poderia ser mais especial. O Pitti Uomo 100 trouxe uma necessidade de inovação por duas causas, evento centenário comemorativo e a volta das semanas de moda presenciais.
A renomada escola de moda localizada em Florença, Polimoda, não poderia ficar para trás e surpreender neste momento – por também estar comemorando um marco especial, o 35º aniversário da instituição.
Um verdadeiro "jardim secreto" foi instalado na famosa praça da cidade, Santa Maria Novella. Com as instalações escultóricas do artista britânico Rob Mulholland, fez parte do Art Thou - Polimoda Final Graduation Show, em comemoração ao Pitti Uomo 100, ao 35º ano da Polimoda e as melhores coleções dos alunos da escola.
O evento aconteceu na Piazza Santa Maria Novella em Florença, e após o show a escola doou para a cidade aquela poética e bela instalação por dois dias, para ser desfrutada, vivida como um novo espaço urbano e fotografada livremente por fiorentinos e visitantes durante todo o Pitti Uomo.
A Polimoda é conhecida por sua visão independente, explica Massimiliano Giornetti, diretor da escola. "Nossa ambição sempre foi descobrir e promover o talento e a diversidade em todas as suas facetas, ampliando a inclusão e a diversidade", afirma o italiano.
Art Thou - seja você mesmo - resume tudo isso, com a criação dos melhores talentos, respeitando e promovendo o indivíduo, a reivindicação do ego de se mostrar pelo que é, uma reflexão pós-moderna sobre a autenticidade de um ser. A escolha de si para se autodeterminar, declarando sua autonomia de julgamento e sua liberdade de expressão pessoal.
Gostaram do jardim secreto? Com a retomada de grandes eventos como as semanas de moda, vemos a necessidade de renovação e uma busca cada vez maior pelo diferente e a valorização da criatividade. O uso de espaços físicos e a conexão com o próximo está voltando aos poucos, e com certeza nada mais será como antes.
Atrair as pessoas novamente para as conexões pessoais é o grande alvo e, para isso, essas experiências precisam ser atrativas e enriquecedoras.
A criação do espaço para o desfile da escola Polimoda foi uma visão genial porque, além de possibilitar um lugar emblemático e marcante para a atração e a celebração, proporcionou um espaço urbano de permanência para moradores e turistas, trazendo a interação e a utilização do meio externo – ponto tão procurado no atual momento das nossas vidas.
Compartilhem com a gente a sua opinião, teremos o maior prazer em trocar ideias sobre esse assunto e, principalmente, sobre as retomadas durante a pandemia do Covid-19.
Foto de destaque: Desfile da escola Polimoda (Imagem cortesia: Polimoda, Marco Gualtieri)