Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Portobello na Expo Revestir 2017

A Expo Revestir, considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção, chegou à sua 15ª edição em 2017. Como em todas as demais, a Portobello esteve presente mais uma vez para mostrar as principais tendências e lançamentos para o ano.

Com um estande em que a estrutura utilizada nos últimos dois anos foi reaproveitada pela preocupação com a sustentabilidade, o principal foco foi a apresentação da nova coleção In & Out/Pura Matéria.

Para que você fique por dentro das tendências e conheça mais sobre a coleção, produzimos esse post com os principais destaques da exposição e com exemplos do uso do porcelanato na prática em diferentes ambientes.

Confira:

A coleção In & Out/Pura Matéria

O nome In & Out vem da ideia de utilizar produtos com vários tipos de acabamento superficial, em diversos ambientes, estejam eles dentro ou fora de casa. Pura matéria, por sua vez, representa o que reproduzimos, ou seja: a madeira, o cimento, os mármores.

Assim, o conceito da coleção é representado pela matéria com inúmeras possibilidades de uso em qualquer lugar.

Dentro da coleção, existem 5 macro conceitos que estão sendo muito utilizados na arquitetura atualmente:

Puro Branco

O Puro Branco segue uma tendência que está em alta e que foi, inclusive, capa da revista Casa Vogue em novembro de 2016. Ele retoma uma prática comum em casas antigas de pintar de branco superfícies e tipos de acabamento diferentes para renovar o ambiente.

Essa coleção é marcada pela presença de diferentes texturas, mas todas com a tonalidade branca em comum. Entre as linhas, estão: Cottage Pierre, Cottage Canelle, Signs, Silos Decor, Produto Vit, Clapboard Vit e Azuleja.

Minimal

Minimal teve inspiração no design dos países nórdicos e segue o conceito minimalista, em que menos é mais. Os ambientes são mais livres e funcionais, com pouco mobiliário e com espaços mais abertos.

Essa tendência também se aproxima da realidade de preocupação com questões de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que retoma a essência da arquitetura, em que o mais importante é o vazio, já que cabe ao usuário dar significado aos espaços.

O minimalismo não é apenas um conceito, mas um estilo de vida. Entre as linhas, estão o concreto Nord e a pedra Thor.

Modernista

Modernista foi inspirada em arquitetos brasileiros modernos, como Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, e assim, retoma raízes da tradição artística brasileira. Os seus traços mais marcantes são o concreto (bruto e nas cores de Le Corbusier), a azularia e a variação de materiais naturais.

A artista francesa Florence Cosnefroy, que veio ao Brasil e palestrou sobre Le Corbusier e sua obra no Fórum Somos Modernos, destacou a qualidade do porcelanato: “A cor é a minha expertise e, ao ver a coleção, achei os tons incríveis. E eu sei o quanto é difícil conseguir chegar nas cores certas, já que isso varia muito em cada material.”

No conceito modernista da coleção In & Out/Pura Matéria, destacam-se as linhas Silos e Le Corbusier.

Natura

Natura é um conceito que proporciona aconchego a partir do uso, dentro de casa, de materiais da natureza. A principal característica seria o uso de madeiras e pedras que trazem a sensação de contato com a natureza, sempre preservando-a.

Entre os porcelanatos desse conceito, estão a madeira Pau Brasil, que resgata a cor e os veios de uma espécie em extinção, e a pedra Barlavento.

Atemporal

O conceito Atemporal remete ao que não sai de moda, se mantendo elegante e a atual sempre. As principais características são o equilíbrio, o brilho e o luxo, as proporções exatas e a beleza clássica.

Nela, se destaca o uso de mármores Nero Venato e Beige Versailles, da linha Marmi Clássico.

A presença da Portobello na Expo Revestir 2017

Um dos pontos mais interessantes do estande da Portobello é o fato de os porcelanatos não estarem apenas expostos, mas sim, apresentados em ambientes. Isso foi um dos destaques dados pela arquiteta Gabriela Cristina Mendes, que visitou a feira pela primeira vez.

“É importante estar em contato com as novidades e os lançamentos da marca. O estande da Portobello está bem completo e permite entender como seria o uso das peças já nos ambientes, o que me dá ideias para executar nos meus projetos.”

Além disso, em todos os ambientes da exposição, havia a explicação do conceito, bem como o nome das linhas e do material utilizado.

Um outro ponto destacado pelo arquiteto e visitante do estande, Fernando Dantas, foi o fato de a coleção estar ainda mais completa: “Achei bem inovador e interessante o estande. A linha está mais ampla, antes era mais restrita. Agora oferece opções que podem atender a todos os tipos de projeto e de necessidades.”

Assista ao vídeo da coleção no nosso canal no YouTube. Se você tiver visitado a Expo Revestir 2017 e visto a nova coleção In & Out/Pura Matéria, da Portobello, não deixe de nos contar o que achou nos comentários.

Sair da versão mobile