09.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato para quarto contribui com aconchego e personalização do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato para quarto: elegância e versatilidade em ambientes íntimos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.04.2021
Em dúvidas na escolha do porcelanato para quarto? Veja dicas, ideias e inspirações para deixar esse ambiente funcional e aconchegante!
minutos de leitura

Aconchego, funcionalidade e personalidade são características que não podem faltar na hora de decorar um quarto, já que esse é o ambiente mais íntimo da casa.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Para atingir todos esses pontos, muitas pessoas investem no porcelanato para quarto.

Com diferentes opções de tamanhos, cores e texturas, o material é um verdadeiro coringa nesse ambiente, podendo revestir piso, parede e até a cabeceira da cama.

Quer mais dicas e inspirações? Continue a leitura!

Tipos, acabamentos e bordas de porcelanato para quarto

A seguir, confira as classificações de porcelanato que são mais apropriadas para um quarto.

Tipos

O quarto é um ambiente que permite o uso de diferentes tipos de porcelanato, dependendo das suas preferências e do estilo do espaço.

Basicamente, os porcelanatos podem ser divididos em dois grupos de acordo com a sua constituição física, que são:

  • esmaltado: recebe uma camada de esmalte na sua superfície. Esse porcelanato pode reproduzir diferentes materiais, como madeiras, pedras, cimento e outros;
  • técnico: massa cerâmica única, sem a aplicação da camada de esmalte.

Acabamentos

Além disso, o porcelanato pode variar dependendo do acabamento que ele recebe. Tanto o técnico quanto o esmaltado podem ser:

  • polidos: são os porcelanatos que recebem um polimento final, ganhando brilho e alto grau de espelhamento. São mais indicados para as áreas secas e, por isso, funcionam muito bem nos quartos, ajudando a deixar o ambiente amplo e iluminado;
  • naturais: também chamados de acetinados, são aqueles com superfície fosca e sem brilho. A principal vantagem é que esse não é um revestimento escorregadio, ideal para quartos de crianças e idosos, por exemplo.

Outro tipo de acabamento possível é o EXT, indicado para áreas externas, não cobertas e planas. Por apresentar uma superfície mais áspera, ele ajuda a evitar o deslizamento, mas não é indicado para quartos e outros ambientes internos por ser difícil de higienizar.

Tanto o porcelanato polido quanto o natural funcionam perfeitamente em quartos. Tudo dependerá das preferências estéticas e das características dos moradores
Tanto o porcelanato polido quanto o natural funcionam perfeitamente em quartos. Tudo dependerá das preferências estéticas e das características dos moradores (Projeto: Portobello S.A.)

Bordas

O porcelanato pode ter borda bold ou retificada.

A primeira tem um formato arredondado e, por isso, necessita de mais rejunte visível no seu assentamento.

A segunda é reta e permite assentar os porcelanatos mais próximos. Isso reduz a quantidade de rejunte visível entre os revestimentos, fazendo com que o ambiente pareça amplo.

Atualmente, o porcelanato retificado é o mais buscado, justamente graças a esse efeito de continuidade. Entretanto, tudo depende das suas preferências.

Melhores tamanhos e formatos de porcelanato para quarto

A escolha do tamanho do porcelanato para quarto depende, sobretudo, da área do ambiente. Você poderá encontrar o material em diferentes dimensões, desde as menores, de 60×60 cm, até as lastras, superfícies contínuas com medidas superiores a 90×180 cm.

O importante é que o produto escolhido esteja em sintonia com o espaço. Grandes formatos ajudam a trazer uma sensação de amplitude, o que é muito interessante para ambientes pequenos. Porém, é preciso considerar a quantidade de recortes que o revestimento terá, evitando desperdícios.

Quartos mais amplos podem aproveitar o potencial das lastras, superfícies contínuas de porcelanato, para pisos e paredes
Quartos mais amplos podem aproveitar o potencial das lastras, superfícies contínuas de porcelanato, para pisos e paredes (Projeto: Marcelo Rosenbaum)

Um truque muito usado é dividir o maior lado do piso ou da parede por dois até se chegar a uma medida próxima dos porcelanatos disponíveis.

Vamos supor que o seu quarto tenha medidas de 4×2 m. Então, você dividiria 4 por 2 e teria 2 m. Dividiria novamente o resultado por 2 e teria o valor de 1 m.

Dessa forma, de acordo com os tamanhos de porcelanatos comercializados, os mais indicados seriam o de 90×90 cm e o de 120×120 cm.

Como não é uma medida exata, haverá recortes. Essas peças podem ser usadas em áreas do piso com menor visibilidade.

O estilo ideal do porcelanato para quarto

Além de pensar no tipo e no tamanho, é fundamental considerar o estilo do porcelanato para quarto, garantindo a beleza e o aconchego desejados.

Existem inúmeras opções; o importante é que elas estejam de acordo com a sua personalidade. Abaixo, reunimos algumas sugestões.

Amadeirado

A madeira é sinônimo de aconchego e muito usada em quartos.

Para quem não abre mão da praticidade, uma opção incrível é o porcelanato amadeirado, que recria de maneira bem fidedigna a textura de diferentes tipos do material.

Existem inúmeras opções de cores, desde versões que recriam madeiras claras até escuras, algumas com detalhes em pátina e muitas outras possibilidades, que permitem criar ambientes únicos.

O porcelanato marmorizado pode ser o destaque decorativo do seu quarto, ajudando a diferenciá-lo e criando um detalhe imponente
O porcelanato marmorizado pode ser o destaque decorativo do seu quarto, ajudando a diferenciá-lo e criando um detalhe imponente (Projeto: Portobello S.A.)

Marmorizado

Para quem adora o charme das pedras naturais, os porcelanatos marmorizados são excelentes escolhas. Há opções de diferentes cores que recriam vários tipos de mármores, inclusive os mais raros.

O resultado é um ambiente sofisticado e diferenciado, mas com toda a praticidade de limpeza e manutenção do porcelanato.

Cimentício

O cimento queimado está em alta, principalmente para decorações industriais. Se você adora estilos mais descolados ou rústicos, com certeza essa ideia é perfeita para o seu quarto.

Os porcelanatos que recriam o concreto se apresentam de diferentes maneiras, desde opções que lembram o cimento queimado até outras mais rústicas, com diferentes tonalidades de cinza e explorando várias texturas.

Cores

Os porcelanatos amadeirados, marmorizados e cimentícios estão disponíveis em diferentes tonalidades, das escuras às claras.

A escolha da cor do revestimento para quarto deve ser muito bem pensada, de acordo com o tamanho do ambiente e o estilo decorativo predominante.

Em quartos menores, prefira tons neutros e claros, que ajudam a dar uma sensação de amplitude. Já em ambientes maiores, é possível ousar, com revestimentos em tons mais escuros ou coloridos.

Outras aplicações possíveis do porcelanato no quarto

Quando falamos em porcelanato para quarto, muitas pessoas pensam apenas no piso. Mas você sabia que é possível ir além e usar esse revestimento em outros detalhes?

Paredes

As paredes do quarto ganham novos detalhes com a aplicação de porcelanato.

Você poderá aplicar o material em todas essas superfícies do ambiente ou criar um ponto focal para a sua decoração, além de usar o mesmo revestimento no piso, dando uma sensação de chão infinito.

Revestir as paredes do quarto com porcelanato é uma tendência decorativa que traz sofisticação aos espaços
Revestir as paredes do quarto com porcelanato é uma tendência decorativa que traz sofisticação aos espaços (Projeto: Portobello S.A.)

É possível criar um detalhe em madeira, mármore ou até com os revestimentos 3D ou hexagonais. Essa é uma forte tendência decorativa, com o porcelanato ocupando o espaço que antes era destinado aos espelhos.

Caso o seu quarto seja neutro, você poderá usar o porcelanato nas paredes para criar contraste, utilizando cores e detalhes diferenciados ou até uma paginação mais ousada.

Atualmente, é possível encontrar porcelanatos que recriam o efeito de papel de parede, com estampas suaves e materiais finos, trazendo um toque diferenciado ao seu quarto.

Cabeceira da cama

Que tal substituir a tradicional cabeceira por uma aplicação de porcelanato? Essa é outra tendência, e você ainda poderá usar diferentes estampas, dependendo do estilo do seu quarto.

É possível usar o porcelanato amadeirado, reforçando o aconchego; o cimentício, trazendo uma pegada urbana; ou ainda ousar com inspirações coloridas, com desenhos, efeitos 3D e outras inspirações.

Um detalhe colorido na cabeceira ajuda a trazer mais vitalidade e criatividade aos quartos
Um detalhe colorido na cabeceira ajuda a trazer mais vitalidade e criatividade aos quartos (Projeto: Portobello S.A.)

Outra ideia bacana para essa área é a dos mosaicos. Eles podem aparecer envoltos em uma moldura ou sem ela e se estender desde a altura e largura da cama até o teto, enriquecendo visualmente um quarto com cama box.

Vantagens de usar porcelanato em um quarto

Já deu para perceber que o porcelanato para quarto é um material extremamente versátil, não é mesmo? Afinal, ele permite o uso em piso, paredes e até em outros detalhes do ambiente, como a cabeceira.

Algumas das principais vantagens que esse material oferece são:

  • versatilidade, uma vez que existem diferentes opções de tamanhos, cores, estampas e texturas;
  • diferentes possibilidades de uso, ajudando a personalizar o seu quarto;
  • facilidade de instalação, já que não exige mão de obra especializada;
  • alta durabilidade e grande resistência;
  • facilidade de limpeza e manutenção.

Limpeza e manutenção de porcelanato para quarto

Manter o seu porcelanato bonito é uma tarefa fácil. Inclusive, a praticidade desse revestimento é um de seus principais benefícios.

Para a limpeza diária, use apenas detergente diluído em água e faça a aplicação com um pano úmido. Lembre-se de secar depois, para evitar manchas.

Para limpezas mais pesadas e manchas, você poderá usar um pouco de Veja Cloro Ativo ou CIF diluído em água. No entanto, nunca coloque o produto escolhido diretamente sobre o revestimento.

Fácil de limpar e manter, o porcelanato é um grande aliado para transformar o seu quarto
Fácil de limpar e manter, o porcelanato é um grande aliado para transformar o seu quarto (Projeto: Portobello S.A.)

Outra dica interessante para os quartos é proteger os pés dos móveis com algum material macio, como o feltro, reduzindo as chances de riscos.

De modo geral, evite limpar o seu porcelanato para quarto com produtos destinados à limpeza de alumínio (Semorin, Brilha Alumínio, Brilhol etc.), sabão em pó, ceras, escovas, ácidos e soda cáustica.

Neste conteúdo, você viu que o porcelanato para quarto é uma opção interessante de revestimento, podendo ser aplicado em pisos, paredes e cabeceiras de cama.

Há inúmeras alternativas de porcelanatos, inclusive versões que recriam de maneira fidedigna a madeira, o mármore e o cimento, dando ainda mais personalidade a esse ambiente.

Gostou dessas dicas? Já está cheio de ideias de porcelanato para quarto? Então, acesse o site da Portobello e confira todos os nossos lançamentos para transformar a sua casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato para quarto: elegância e versati...

Porcelanato para quarto: elegância e versatilidade em ambientes íntimos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies