01.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto minimalista com cama e porta de vidro ao fundo
O porcelanato acetinado faz toda a diferença no acabamento do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato acetinado – tudo o que você precisa saber!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.06.2022
O porcelanato acetinado, ou porcelanato natural, como chamamos na Portobello, é uma ótima opção para revestir e decorar ambientes internos. Continue a leitura e saiba como aproveitar esse revestimento para renovar a decoração.
minutos de leitura

O porcelanato acetinado tem atraído a atenção de profissionais de arquitetura por entregar beleza e sofisticação para projetos de residências e espaços comerciais. Mas o que chama tanto a atenção neste material?

Existem muitos tipos de porcelanato, com cores e texturas variadas, e o porcelanato natural – também chamado de acabamento acetinado no mercado – tem características únicas e o poder de transformar ambientes.

Fique conosco para descobrir quais são essas características, entender por que ele é chamado de porcelanato natural e quais as melhores formas e locais para aplicá-lo. Ah, e claro, conferir ideias de projeto para inspirar a sua criação. Vamos lá?

O que é porcelanato acetinado?

O porcelanato acetinado é aquele que possui aparência mais natural, sem brilho. Ainda é bastante comum que as pessoas relacionem o termo "acetinado" com texturas mais brilhantes, mas não é o correto.

Por essa razão, o termo ideal a se usar é "porcelanato natural", por traduzir melhor a sua aparência de acordo com as texturas, que são mais naturais e dão uma maior sensação de aconchego – é como nós chamamos aqui no Archtrends Portobello.

Vista de cima de uma mesa de jantar marmorizada com cinco cadeiras e piso de tom claro
Um revestimento sem brilho dá um visual mais elegante ao ambiente (Projeto: Portobello S.A)

As peças de porcelanato tendem a ter acabamento e cores uniformes, são muito resistentes à ação de fatores químicos e físicos, não mancham com facilidade, são práticas, e duráveis.

O porcelanato acetinado, em específico, é reconhecido e diferenciado por apresentar uma alta resistência a riscos.

Este porcelanato natural pode ser utilizado em diversas aplicações e composições de decoração, mas falaremos mais sobre suas aplicações logo mais no texto.

O que é porcelanato acetinado retificado?

Se você estiver procurando por um porcelanato que entrega um acabamento incrível para a sua obra, o porcelanato retificado é uma boa alternativa. Sua principal característica é a borda diferenciada que deixa o encaixe entre as placas perfeito e sem a necessidade de usar muito rejunte (apenas 1,5mm).

Assim, a linha que divide as peças fica quase imperceptível, ampliando a sensação de continuidade visual edando a impressão de que o piso ou parede foi revestido com uma única peça.

Sala em conceito amplo com sofás, mesa de centro e revestimento acetinado no piso
O porcelanato acetinado retificado dá um acabamento único ao ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Onde usar o porcelanato acetinado?

A versatilidade do porcelanato acetinado é um dos seus principais atributos. Devido ao seu processo de fabricação que possibilita a criação de vários designs — desde padrões simples até os que porcelanatos que reproduzem pedras, madeiras e cimento —, o produto pode ser utilizado como revestimento de paredes e pisos,bancadas e móveis em qualquer ambiente interno, como cozinha, banheiro, quartos, entre outros.

A escolha do porcelanato para o piso deve ser baseada nas características do lugar. Por exemplo, para espaços comerciais, é preciso ficar atento ao trânsito de pessoas para garantir que o piso resistirá mesmo em lugares com muita movimentação.

Já para ambientes internos, como salas (comerciais ou residenciais), dormitórios e corredores — considerados áreas secas —, deve ser analisado qual é o objetivo do piso. O acetinado deixa o ambiente aconchegante e mais confortável visualmente, por refletir menos luminosidade.

Para áreas que entram em contato com umidade e gordura, como banheiro e cozinha, o revestimento acetinado é bastante aconselhável.

Quais as vantagens de usar piso porcelanato acetinado?

Assim como as outras variações de porcelanato, o revestimento acetinado é muito resistente, apresenta uma aparência agradável e pode ser utilizado em diversos tipos de ambiente. Confira algumas vantagens desse tipo de material.

Não é escorregadio

Os pisos em material acetinado proporcionam um baixo risco de queda, já que as superfícies naturais ou acetinadas possuem maior coeficiente de atrito quando comparadas às superfícies polidas, mais lisas.

Ou seja, os pisos de porcelanato natural possuem maior resistência ao escorregamento. Dessa forma, são indicados para áreas internas molhadas, como banheiros.

Banheiro claro com bancada e espelho à direita, e janela até o chão ao fundo.
O porcelanato natural é o melhor para unir beleza e segurança em ambientes molhados (Projeto: Portobello S.A.)

É fácil de limpar

Os porcelanatos acetinados encontram-se entre os revestimentos mais fáceis de serem higienizados. As peças ficam limpas com o uso de uma vassoura de fio macio e um pano úmido.

Além disso, não mancham e, por esse motivo, exigem apenas alguns cuidados básicos. Todo o processo de limpeza é bem simples.

Oferece conforto visual

A aparência fosca dos materiais acetinados traz a sensação de conforto e aconchego, já que refletem menos luz.

A aparência natural destes porcelanatos também facilita a combinação com outros elementos dos ambientes, como mobílias e peças decorativas, sem fazer com que, com o passar do tempo, os usuários se sintam cansados ou “enjoados” do revestimento.

Quarto com cama de casal na frente de um painel ripado e com vista para uma grande varanda.
Em locais com incidência solar, o porcelanato acetinado não reflete a luz e incomoda os usuários (Projeto: Portobello S.A.)

Diminui a chance de riscos

O porcelanato pode riscar? Sim. Porém, os porcelanatos acetinados ou naturais são mais difíceis de apresentar riscos do que os polidos. Por isso, são muito indicados para bancadas de cozinhas e para regiões praianas, já que a areia é o principal causador de riscos.

Esse fato também faz com que o revestimento acetinado tenha menor risco de apresentar manchas e marcas se comparado a outros produtos do mercado.

Vale ressaltar que deve-se evitar a utilização de produtos corrosivos e abrasivos no porcelanato, uma vez que o material pode ser danificado com a presença de determinadas substâncias, como os ácidos muriáticos.

Por causa dessas vantagens, o porcelanato natural vem se tornando tendência e tomando o espaço que antes era dominado por opções brilhantes e polidas, não só nos revestimentos para pisos, mas também para paredes.

Cozinha com bancada no modelo ilha, bancada lateral e piso marmorizado escuro.
A resistência de materiais como o porcelanato acetinado é a ideal para ambientes usados diariamente (Projeto: Portobello S.A.)

Principais cores de porcelanato acetinado

Na hora de escolher o porcelanato ideal para a obra, sempre bate aquela dúvida de qual cor é a mais bonita ou combina com tudo. Para te ajudar a ter ideias de como combinar, nós selecionamos as cinco cores mais usadas em projetos para você se inspirar. Confira!

Porcelanato acetinado cinza

A cor cinza é neutra e combina muito bem com vários estilos de decoração, como o industrial, o moderno e o clássico.

Porcelanatos que simulam piso de cimento queimado e as pedras rústicas, ou que têm tons mais escuros (cinza e grafite, por exemplo), trazem ao ambiente um toque de modernidade. Em conjunto com itens de decoração e móveis, podem conferir charme diferenciado e sensação de aconchego ao espaço.

linha MS. Barcelona é um bom exemplo de porcelanato acetinado cinza para combinar com tons escuros ou com cores vibrantes para quebrar a monotonia do ambiente.

O porcelanato cinza combina com diversos outros tons e traz aconchego ao ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato acetinado preto

Os porcelanatos de tons mais escuros, como o preto e o grafite, também vão muito bem em diversos estilos de decoração, passando um ar maior de sofisticação, elegância e modernidade.

Quer criar um ambiente aconchegante? Combine o preto com móveis e outros revestimentos em tons de madeira clara. Fica natural e elegante ao mesmo tempo. A Portobello apresenta a linha Dansk, com opções deste material, vale a pena conferir.

Você também pode se interessar: Como usar porcelanato escuro na decoração?

Cozinha com detalhes em revestimento preto bancada americana e mesa de jantar à direita
Um detalhe em porcelanato preto faz toda diferença na decoração do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato acetinado bege

O bege é outra cor neutra que combina com estilos diferentes de decoração, desde o clássico, minimalista até o romântico, entregando leveza e elegância para os ambientes.

linha Still Now é uma boa referência de porcelanato bege para utilizar nos projetos arquitetônicos. Os itens desta linha podem ser combinados com outras cores neutras, e até fazer composições com tons pastel ou terrosos.

O porcelanato bege traz suavidade e delicadeza ao ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato acetinado branco

O branco é a cor mais fácil de combinar com outras dentro de um projeto arquitetônico. Com criatividade, você cria espaços modernos, clássicos, românticos, contemporâneos... Basta escolher as tonalidades certas para montar espaços acolhedores e charmosos no estilo que quiser.

Banheiro branco com banheira e bancada.
Os revestimentos brancos podem ser combinados com qualquer outra cor ou apenas com eles mesmos (Projeto: Portobello S.A.)

Conheça a linha Calacatta Blanc, com opções incríveis de porcelanatos brancos para aplicar em seu próximo projeto. Use o branco para aumentar a sensação de limpeza, facilitar a entrada de luz e ampliar espaços.

Porcelanato acetinado marrom

Os tons de marrom na decoração transmitem uma sensação de naturalidade, força, resistência e toques de sofisticação. São cores perfeitas para criar uma decoração rústica, mas também em um ar luxuoso quando combinado com metais dourados e pratas.

Como parte da linha Unique, os revestimentos Or de Cacau entregam essa luxuosidade. Vale a pena conferir.

Quarto com peças e porcelanato marrom, cama de casal e espelho ao fundo
O porcelanato marrom é o ideal para uma decoração rústica e charmosa (Projeto: Portobello S.A.)

Como limpar porcelanato acetinado?

limpeza do porcelanato após o assentamento deve ser feita apenas com uma vassoura com cerdas macias, para retirar resíduos de cimento e areia, e uma esponja umedecida.

Para a limpeza diária, a dica é passar um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Limpezas mais pesadas podem ser feitas seguindo as recomendações do fabricante.

As Lastras são ideais para cobrir grandes espaços sem rejuntes (Projeto: Portobello S.A.)

Quais os tamanhos de porcelanato acetinado?

Existem diversos tamanhos de porcelanato natural para utilizar no projeto arquitetônico. Para escolher o ideal vale observar o tamanho do espaço e a sensação que deseja dar a ele. Não é adequado usar porcelanatos pequenos no piso de uma cozinha grande, por exemplo.

Entre os principais tamanhos de porcelanato, podemos encontrar peças que vão desde 4,5×4,5cm até 90x180cm (chamada na Portobello como “petit Lastra”) ou 120x270cm (dimensão de Lastra).

Se você deseja dar uma sensação maior de amplitude a um local, as Lastras são ótimas opções, já que apresentam mais continuidade visual e menos emendas e rejuntes. Na Portobello, as Lastras podem chegar a medir 180x360cm! Além de revestimentos, elas também são uma boa opção para quem quer construir o mobiliário com porcelanato, como bancadas de pia e ilhas de cozinha.

Porcelanatos acetinados – 6 inspirações Archtrends!

Não é tarefa fácil eleger o porcelanato mais adequado para o espaço. São inúmeras as opções acetinadas, e a escolha depende do gosto do cliente, das características do ambiente, da especificação do fabricante e do efeito desejado.

Mas, para te ajudar, nós trouxemos alguns projetos como forma de inspiração.

  • Decoração com estilo industrial
Área gourmet com decoração industrial, churrasqueira e bancada americana.
Uma decoração industrial traz personalidade para o projeto (Projeto: Henrique Yokoyama)
  • Decoração com estilo moderno
Sala de jantar e estar integradas. Mesa de jantar à direita e o sofá à direita.
O porcelanato acetinado combina com todos os ambientes e estilos de decoração (Projeto: Bruno Brandini)
  • Decoração natural
Sala de estar integrada à cozinha americana com revestimentos e decorações claras e detalhes em madeira
Combine o porcelanato acetinado com elementos naturais como madeira e plantas (Projeto: TODDO Arquitetura)
  • Decoração rústica
Sala de estar com decoração rústica, poltronas e sofá amplo.
Com as madeiras em porcelanato é possível conseguir uma decoração rústica e muito resistente (Projeto: Mylena Bonfim)

Já porcelanatos com tons mais claros (como creme, bege, gelo, branco e caramelo), com aparência de mármore ou de madeiras nobres, tornam o ambiente mais clássico e clean, podendo deixá-lo mais amplo, suavizado e renovado.

  • Decoração minimalista
Porcelanatos acetinados podem ter diferentes visuais, por isso combinam com todos os estilos de decoração (Projeto: Bruno Brandini)

Agora que você conferiu sobre o porcelanato acetinado, viu que ele apresenta texturas mais naturais e recebeu dicas de aplicação, ficará mais fácil escolher a melhor opção para o seu projeto.

Conte-nos nos comentários qual foi a sua inspiração favorita, vamos adorar saber. Até nosso próximo conteúdo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato acetinado – tudo o que você pr...

Porcelanato acetinado – tudo o que você precisa saber!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. estou com dúvida em colocar o porcelanato acetinado retificado , como ele tem uma certa aspereza, gostaria de saber se para o interior de uma residência ele seria indicado.

    1. Não seria, mas pode ser, assim como tudo na vida, depende de nós, o que é, pode ser ou um dia já foi!

  2. Eu posso instalar num banheiro porcelanato acetinado e revestimento brilhante nas paredes ou tem que ser padronizado?

  3. Comprei o porcelanato esmaltado acetinado retificado tipo cimento queimado, mas ele não ficou bonito como na loja Leroy Merlin, ele está meio rústico e coloquei faz uma semana,lavo com detergente para ver se aparece o acetinado, mas quando seca fica aparência de cimento rústico,queria saber o que posso fazer para mudar o aspecto pois não está igual ao que vi na prateleira. O código do produto é 89563012 lote 40066, por favor me ajude.silvana

  4. olá! Adorei as dicas. Gostaria de fazer uma bancada de cozinha (para pia) com o porcelanato porto belo acetinado em tom cinza ou bege. Este tipo de porcelanato é indicado? Qual a espessura indicada para este caso?

  5. Existe algum produto para dar um pouco de brilho ao meu porcelanato acetinado. Quero dar um pouco de vida ao meu porcelanato. Obrigada

  6. Como poderia dar um pouquinho de brilho ao meu porcelanato acetinado. Me indicaram a Cera Especial LP Brilho. E indicado . O que faço. Obrogada

  7. […] O porcelanato acetinado, por ser uma opção de revestimento que não vem com aquela camada de brilho por cima, é mais fácil de limpar do que os outros. Além disso, sua resistência, que também é maior, faz com que a faxina possa ser pesada — o que reduz a preocupação de danificar o piso enquanto o processo é realizado. […]

  8. Boa noite! Meu nome é Rita de Cássia Gomes, sou arquiteta, trabalho em Brasília.Indiquei o produto da Portobello, porcelanato acetinado 60x60 Broadway Lime para um cliente que optou instalar o piso em todos os ambientes da reforma, como suite, closet, banheiro, área de serviço coberta e descoberta, hall de circulação e rouparia.Mas para minha surpresa o mesmo reclamou da aderència do piso na área de serviço onde com o piso molhado levou um escorregão.Gostaria de um esclarecimento tècnico pois como foi comprado para colocação no banheiro, e nunca tive problema com outros porcelanatos acetinados em área molhada como box de banheiro e até mesmo áreas externas, não estou sabendo o que está ocorrendo.Este material foi comprado na loja São Geraldo Materiais de Construção Ltda, onde recebi também acompanhamento do vendedor que passou a mesma informação técnica, indicando o produto para todos os ambientes.

  9. Tenho um porcelanato acetinado na casa toda, mas sempre parece sujo só tirar o calçado que o pé fica marcado e tenho que ir lá limpar de novo, gostaria de saber se existe alguma coisa para passar para que não fique com este aspecto de manchado.

  10. Tenho um porcelanato da Portobello acetinado ,mas só de tirar o calçado ele marca o pé sempre parece imundo , gostaria de saber se existe algo para passar pois estou muito decepcionada

  11. Olá Maria, tudo bem?

    Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução. A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

    Ficamos à disposição!

    - Equipe Archtrends Portobello

  12. Olá Maria, tudo bem?

    Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução. A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

    Mas, se você já realizou todos os procedimentos de limpeza indicados, nossa sugestão é você entre em contato conosco através do telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 (ligar de telefone fixo), tendo em mãos os dados da nota fiscal, para registrar uma Solicitação de Visita Técnica. O técnico irá até sua casa para avaliar o que está ocorrendo e procurar a melhor solução!

    Ficamos à disposição!

    - Equipe Archtrends Portobello

  13. Olá Rita, tudo bem?

    Agradecemos o seu contato. Para área coberta, tudo bem o produto Natural, mas na descoberta, nós não indicamos esse revestimento. É necessário que seja um EXT.
    Vale ressaltar que mesmo o produto sendo Natural e indicado para esse local, não significa que o consumidor não vai escorregar. O escorregamento não depende apenas do produto, e sim de outras variáveis, como: tipo de calçado, o que tem entre o calçado e o piso, além da mobilidade da pessoa. No caso, o ambiente como um todo.

    Qualquer dúvida continuamos à disposição.
    – Equipe Archtrends Portobello

  14. Olá!

    Tudo bem?

    O porcelanato acetinado tem por característica ser fosco, a Portobello não recomenda passar nenhum produto para não tirar a característica do material, Eliane.

    Você já viu como está sendo muito usado? Veja nossa nova coleção!!!

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  15. Olá Eliane!

    Vamos replicar aqui a resposta que fizemos no seu outro comentário, ok?

    O porcelanato acetinado tem por característica ser fosco, a Portobello não recomenda passar nenhum produto para não tirar a característica do material, Eliane.

    Você já viu como está sendo muito usado? Veja nossa nova coleção!!!

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  16. Olá Silvana!

    Estamos enviando um e-mail para poder entender melhor e ajudá-la.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  17. Olá, Peterson!

    Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
    Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

    Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

  18. Olá, Sônia,

    É preciso saber o tipo de porcelanato que adquiriu, se tem acabamento natural na superfície.
    Se sim, é possível instalar em ambientes internos sim.

    Mais informações sobre este produto, clique aqui.

    Se for com acabamento EXT, o recomendado é para área externa.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  19. Olá, Giseli,

    Os porcelanatos seguros para os decks e bordas de piscinas são os que possuem coeficiente de atrito mais alto, com acabamento superficial denominado EXT, Super EXT ou Rampa.
    Temos várias reproduções em nosso portfólio que atendem esta área.

    Entre em contato com nossos consultores na loja mais próxima de você. Clique aqui.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  20. Olá, Sayumi,

    Para casa de idosos o ideal seria sim o do tipo Natural porque facilita a limpeza e tem uma certa resistência ao escorregamento. A norma de cerâmica considera um produto com resistência ao escorregamento a partir do atrito 0,4, que é o caso do porcelanato do tipo Natural. Mas temos também no portfólio o porcelanato do tipo EXT, que vai trazer mais segurança ao usuário ao se movimentar, porém é um produto mais difícil de limpar porque precisa de água jogada em abundância e não apenas um pano molhado. É necessário ver então qual área interna deseja colocar o piso. Se for na área do box do banheiro, vai ser mais fácil para limpar com o do tipo EXT, que tem maior resistência ao escorregamento.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies