Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Pop-up stores: a nova tendência do varejo

Em 1999, em Nova York, a marca Levi's ocupou um espaço de vendas por seis semanas e, sem saber, foi a precursora de um fenômeno atual no varejo: a pop-up store. Em 2004, grandes marcas como Louis Vuitton, Comme des Garçons, Colette e Kate Spade começaram a desenvolver pop-up stores como parte de suas campanhas. Com o passar do tempo, o conceito foi refinado e percebeu-se a sua importância para o marketing das empresas varejistas.

As pop-up stores podem ser lançadas não só para vender produtos, mas também para auxiliar no posicionamento de marca. Muitas vezes, lançam edições limitadas e trazem um marketing expressivo para o varejo. Passam por lugares distintos, alcançam diferentes públicos, são interativas e aumentam a visibilidade da grife.

Hoje em dia, os consumidores procuram ter uma experiência de compra diferenciada e vivenciar os valores das empresas. Eles são mais exigentes quanto ao que consomem e sempre buscam novidades e mercadorias personalizadas.

As pop-up stores carregam justamente esse espírito: são criativas e itinerantes, oferecem produtos diferenciados, posicionam a marca no mercado, provocam curiosidade no público e, consequentemente, trazem mais visibilidade.

Veja abaixo alguns exemplos de pop-up store pelo mundo!

Ray-Ban Station

Pop-up store da marca no metrô (Foto: reprodução site Domestika)

No interior dos metrôs de Barcelona e Madri, a Ray-Ban personalizou um dos vagões com sua nova campanha, atingindo milhares de pessoas que usavam o transporte público todos os dias.

ray-ban_station_pop-up
Detalhes da pop-up store da Ray-ban (Foto: reprodução site Domestika)

Hermès Silk Bar

hermes_silk_bar_pop-up_store
Loja da Hermès montada como um bar (Foto: reprodução site Modulate Containers)

Dentro de um contêiner, a marca de luxo Hermès criou uma pop-up store apenas para a venda de lenços. O êxito da loja itinerante foi tão grande em Hong Kong que depois passou também por Nova York e Taipei.

hermes_container
Pop-up store em contêiner (Foto: reprodução site Modulate Containers)
hermes_pop-up_store
Visão superior da loja (Foto: reprodução site Modulate Containers)

Red Valentino

red_valentino_pop-up_store
Pop-up store da Red Valentino (Foto: reprodução site Retail Design Blog)

Red Valentino é uma ramificação da marca Valentino, destinada a um público mais jovem. Para o lançamento de uma campanha específica, foi criada uma espécie de "gazebo" para exposição das roupas, que passou somente por Saint-Tropez, Florença e Hong Kong.

fachada_red_valentino
Entrada da loja (Foto: reprodução site Retail Design Blog)
red_valentino_roupa
O interior da pop-up store Red Valentino ( Foto: reprodução site Retail Design Blog)

Tiffany Holiday Boutique

tiffany_pop-up_storetiffany_holiday_boutique

No centro da praça Duomo, em Milão, a joalheria Tiffany criou uma pop-up store com uma enorme árvore de Natal apenas para as festas de final de ano em 2010. Além de ajudar a decorar a cidade, trouxe enorme visibilidade para os visitantes e moradores da cidade.

 AREA1

A bela pop-up store da Area 1 (Foto: reprodução site Schmidhuber)

A marca de automobilismo Audi, para o lançamento do carro A1, criou um espaço itinerante no porto de Barcelona, projetado pelo renomado estúdio alemão de arquitetura e design Schmidhuber.

O projeto continha expressivas linhas arquitetônicas que remetiam ao shape do carro. O ambiente possuía diversos totens interativos e os clientes também podiam fazer um test drive em um pequeno autódromo.

arena_barcelona
Por dentro da loja (Foto: reprodução site Schmidhuber)
barcelona_barcos
Porto de Barcelona (Foto: reprodução site Schmidhuber)

Louis Vuitton – Les Parfums

louis_vuitton_pop-up_store
Uma pop-up store feita de vidros de perfume (Foto: reprodução site Louis Vuitton)

Especialmente para o lançamento da coleção de fragrâncias Les Parfums, da Louis Vuitton, a empresa fashion desenvolveu uma pop-up store em Hong Kong inteiramente feita de vidros de perfumes no seu exterior.

louis_vuitton_pop-up
Lançamento de produto ganhou uma loja especial (Foto: reprodução site Louis Vuitton)
interior_louis_vuitton
O interior da loja (Foto: reprodução site Louis Vuitton)

H&M Beach

hm_container
Loja na praia (Foto: reprodução site Super Future)

Por apenas dois dias, a marca fast fashion H&M lançou uma pop-up store para venda de roupas em uma praia na Holanda. A loja foi desenvolvida dentro de um contêiner de madeira e abrigava uma coleção de edição limitada, e 25% das vendas eram destinadas à ONG WaterAid.

hm_pop-up_store
O interior da loja (Foto: reprodução site Super Future)
hm_pop-up_store1
Pop-up store da H&M montada na praia (Foto: reprodução site Super Future)

Nivea Temporary Shop

A marca de cosméticos Nivea implementou uma pop-up store em Milão por apenas um mês. A loja, inclusive, exibia um relógio na fachada com a contagem regressiva para o seu fechamento.

nivea_shop
Fachada da pop-up store da Nivea (Foto: reprodução site Bartolini Fiamminghi Architetti)

Como percebemos, as pop-up stores podem ser destinadas a vários públicos, expor diferentes tipos de produtos, ser comerciais ou apenas promocionais, ser interativas, móveis ou fixas em uma locação.

Porém, todas elas têm apenas um objetivo: trazer mais visibilidade para a marca no varejo e engajar os consumidores, provocando curiosidade e experiência diferenciada de compra.

interior_nivea_shop
O interior da loja (Foto: reprodução site Bartolini Fiamminghi Architetti)
Sair da versão mobile