O poder das superfícies
Se, na área social, as superfícies impactam pela beleza e extensão, nos banheiros, as arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira dão aula de como escolher e tirar partido de produtos de revestimento neste projeto recentemente concluído. Em um dos banheiros do apartamento na capital gaúcha, na suíte do casal, as paredes exibem, entre os revestimentos, nada menos do que o premiado Ovni White (Grande Prêmio do Júri do Best In Show da Expo Revestir 2020), da Coleção Atmosfera, obra do designer de joias Antonio Bernardo em cocriação com a Portobello. Em outro banheiro, a criatividade na consiste na aplicação do revestimento nas paredes e no teto, valorizado pela iluminação.
Mas voltemos ao living, que conta com a vista de Porto Alegre como pano de fundo e, como em todo o apartamento, com o projeto luminotécnico pontuado por peças assinadas valorizando as superfícies. Na área de convívio, fica clara a proposta do projeto de Joana & Manoela Arquitetura – escritório criado pelas colegas de faculdade há 11 anos, para o casal de clientes já conhecidos de outros trabalhos das arquitetas.
– O pedido de cores claras, um projeto clean e atemporal e o piso em madeira cumaru foi o norte de toda a proposta – conta Manoela, que ressalta a presença da base de madeira natural em todo o apartamento, à exceção dos banheiros.
A dupla modificou o layout do imóvel de 125 metros quadrados, apesar de novo, para contemplar a rotina e as expectativas dos clientes: um apartamento confortável com espaço para receber. Joana e Manoela transformaram a cozinha compartimentada em uma grande ilha integrada ao living, com o acréscimo da área da lavanderia demolida integrada à proposta. Hoje, painéis funcionam como portas que revelam a área de serviço conforme a necessidade. Determina a leveza do volume o revestimento Mont Blanc, estrela da ilha gourmet e do living.
No estar, os estofados italianos Natuzzi ocupam posição de destaque, perfeitamente integrados ao visual suave dos revestimentos. Um espelho estrategicamente disposto amplia a percepção de espaço do living. Para as refeições, Joana e Manoela escolheram uma mesa assinada pelo designer curitibano Ronald Sasson, criativo com premiações internacionais, e sobre o conjunto de jantar, uma luminária pendente da Grok, marca de Barcelona, a Invisible, criação do designer Frances Vilaró, premiada com o German Design Award de 2016. Sobressaem, com área estofada de couro em tom vinho, as banquetas Hey da área gourmet, do Estúdio Tecline, de Bento Gonçalves (RS).
Outras assinaturas relevantes estão nas obras de arte – a principal delas, de Iberê Camargo (cujo acervo encontra-se em Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo, em prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, premiado com um Leão de Ouro em Veneza); uma obra gráfica disposta na entrada do apartamento, e as demais, no living, também importantes para a personalização da proposta, são dos artistas gaúchos Sérgio Lopes, de Caxias do Sul, e de Juliano Lopes, de Santa Maria.
O projeto luminotécnico valoriza todas as escolhas de materiais e objetos. Há as peças da grife Flos, a exemplo do abajur Taccia, de Achille & Pier Giacomo Castiglioni, no living, e, sobre as mesas de cabeceira do dormitório do casal, as luminárias da linha IC Light Table, de Michael Anastassiades (designer do ano da Maison & Objet de janeiro de 2020, um dos últimos grandes eventos internacionais realizados antes de a pandemia ter levado todos a prorrogações e a edições virtuais). Essas peças completam as propostas de cenários e efeitos luminotécnicos desenvolvidos pela Vértice Iluminação, planejados para proporcionar diferentes climas na casa, uma característica do trabalho de Joana & Manoela. Para amenizar a insolação ou gerar privacidade ao cair a noite, entram em cena as persianas Hunter Douglas, cleans e atemporais, na ampla área de janelas.
– Acreditamos que o projeto é feito de detalhes – ressalta a arquiteta Manoela.
Customização com estilo
Os três dormitórios foram transformados em duas confortáveis suítes e a do casal, com um amplo closet. A customização chegou ao banheiro master, aumentado para acomodar duas cubas na bancada. Acompanhou a adaptação do layout o detalhamento da estética.
Se a leveza dos ambientes e o piso foram pedidos dos clientes, o fato de conhecerem a obra e o designer de joias Antonio Bernardo e a sofisticação das peças levou à escolha de sua linha para o banheiro da suíte. “Nossos projetos são co-criações dos sonhos dos nossos clientes”, concordam as arquitetas.
A composição para a suíte do casal inclui, além do Kit Ovni White 58x58 o Dansk Cement White 120X120 e o Onyx Unique 120x120 natural retificado.
Para o banheiro de hóspedes, o revestimento selecionado foi o Siena Pecorino 60x120 que surge em paredes, pisos e até tetos.
Especializadas em arquitetura de interiores residenciais e “apaixonadas” pela área, as jovens arquitetas já têm um trabalho consistente que leva os clientes a confiarem no seu estilo de projeto e trabalho como ocorreu neste caso. A dupla, que admite ter habilidades diferentes, mas compartilhar dos mesmos princípios, gostos e formas de atuar ressalta que o trabalho ocorre em co-criação entre cliente, arquitetas e fornecedores, porque “o projeto nasce, mas sempre ao longo do processo pode receber alterações e se transformar em algo ainda melhor”.
– Somos apaixonadas por arquitetura de interiores e pela transformação que uma boa e bem pensada arquitetura causa na vida das pessoas – conclui Manoela.