Adquirir pisos e revestimentos produzidos a partir de técnicas sustentáveis é uma das principais tendências da construção civil. A busca por uma casa sustentável tornou-se frequente especialmente devido à pandemia do Coronavírus, que expôs a necessidade de uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente.
Como construir uma casa sustentável
Antes de pensar em construir uma casa sustentável, é preciso compreender o conceito de sustentabilidade. Trata-se, basicamente, de gerar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Uma maneira de garantir uma construção sustentável é apostar em tecnologias verdes.
Também conhecidos como produtos sustentáveis, a tecnologia verde permite obter materiais a partir de processos ecologicamente corretos, que evitam, por exemplo, o uso de recursos hídricos em excesso. E o mais interessante é que estes materiais têm boa durabilidade e resistência.
Materiais recicláveis e reutilizáveis, como a madeira de reflorestamento, que garante conforto térmico e acústico, também podem e devem ser utilizados na construção de uma casa sustentável.
Além disso, é fundamental investir em eficiência energética e na utilização de energia sustentável e renovável, como a energia solar ou eólica. Dentre as ações sustentáveis, vale apostar na economia de água, que deve ser uma meta desde o início do projeto.
Uma construção sustentável preza não apenas pela reutilização de água e pela diminuição de resíduos, mas também pela valorização da iluminação natural, com janelas e portas amplas. Isso permite o aproveitamento da luz do sol e a economia de energia.
Pisos e revestimentos sustentáveis
Escolher piso e revestimento produzido a partir de processos sustentáveis também é importante para garantir uma casa ecologicamente correta. Um exemplo disso é o piso porcelanato, que pode ser empregado como piso para cozinha, por exemplo.
Ao optar pelo piso ou revestimento de porcelanato, é possível reproduzir, conforme o modelo escolhido, diferentes materiais encontrados na natureza, como madeira, cimento, pedra e metal. Por isso, é uma alternativa inteligente, que evita o uso de recursos naturais.
O porcelanato é também uma boa opção de piso para banheiro e garante uma produção menos agressiva ao meio ambiente, já que exige apenas a retirada superficial de matérias-primas.
Lastras
As lastras são superfícies contínuas, placas gigantes de porcelanato para revestimentos de pisos, paredes, mobiliários, cabeceiras, placas decorativas. Elas deixam os ambientes ainda mais aconchegantes e podem ser empregadas em diversos lugares, como sala, cozinhas, banheiros, quartos e fachadas.
Uma das vantagens do uso de lastras é o conforto térmico e acústico. Em termos de sustentabilidade, a extração deste material respeita o meio ambiente e sua produção reutiliza 99% da matéria-prima.
O processo de fabricação do material utiliza argila e rochas, com uma queima a mais de 1200 graus - este é o segredo da resistência e da durabilidade das lastras. Com extração sustentável, vale lembrar que o processo faz uma gestão inteligente de resíduos, garantindo também o reaproveitamento de água.
Outro ponto que merece destaque é que as lastras permitem economizar no rejunte, uma vez que as peças possuem poucas linhas. Além disso, garantem um visual contínuo e minimalista, facilitando também a limpeza e a manutenção do revestimento ou piso.
Ainda como revestimento para paredes externas, é possível obter as chamadas “fachadas ventiladas”, que garantem uma economia de até 20% de energia elétrica para a sua casa.
Isso porque as fachadas ventiladas são conhecidas por amenizar a passagem de calor no verão e reter o calor no inverno. Dessa forma, elas mantêm o ambiente sempre confortável e com temperatura agradável, diminuindo a necessidade de ar-condicionado ou aquecedor e poupando energia elétrica.
Quer saber mais sobre como ter uma casa sustentável? Confira as dicas do Archtrends em parceria com a Leroy Merlin e aproveite para ver outros posts sobre o assunto!