Piso laminado ou porcelanato? Saiba qual a melhor opção
A escolha do revestimento perfeito é uma das partes mais difíceis - e prazerosas - de uma obra. Afinal, são inúmeras as opções que prometem conforto e adaptação térmica, facilidade na instalação e limpeza, versatilidade e alto poder estético. Em meio às opções, dois materiais se destacam, sendo protagonistas de uma dúvida: porcelanato ou piso laminado?
Para entender qual é a melhor opção para a sua casa, confira a seguir as características, melhores aplicações, vantagens e desvantagens de cada um.
Diferenças entre porcelanato e piso laminado
Antes de saber o que difere os revestimentos é importante conhecer um pouco mais sobre suas composições.
O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico produzido a partir do uso de matérias primas nobres e alta temperatura (queima superior a 1.200°) para compor a massa.
Esse processo resulta em um material homogêneo, além de muito resistente e com baixa absorção.
Graças a essas características, o porcelanato é a melhor escolha para todos os ambientes que pedem maior resistência e conforto térmico, uma vez que o material não retém o calor.
Já o piso laminado é feito em HDF (fibra de alta densidade), produzido a partir de lâminas de madeira industrializada que, no final do processo, recebem uma camada de verniz de alta resistência.
O produto é usado principalmente em pisos de ambientes residenciais e comerciais que não são expostos ao sol ou umidade, e que não possuem temperatura elevada.
Acabamentos e usos
Uma das vantagens de utilizar porcelanato ou piso laminado é poder incluir na sua casa pisos que reproduzem madeira sem precisar gastar muito ou ter cuidados muito específicos na hora da limpeza.
Entretanto, quando comparados os tipos de acabamento, o porcelanato apresenta maior variedade.
Ele pode recriar texturas como mármores, granitos, pedras, cimento e madeira (que permitem criar diversas paginações de piso, como o transpasse das tábuas de madeira), unindo toda a beleza desses materiais com as muitas vantagens técnicas do porcelanato.
Além disso, o porcelanato também pode ser aplicado em todo o projeto: piso, parede, teto, fachada, piscina, rodapés, soleiras e até na criação de móveis.
As áreas em que ele vai ser instalado dependem muito do acabamento escolhido na hora da produção. O porcelanato EXT, por exemplo, é perfeito para áreas externas que tenham contato constante com água, pois apresenta características com resistência ao escorregamento e impermeáveis.
O porcelanato natural não recebe nenhum acabamento no final da produção, portanto apresenta superfície fosca. É mais resistente e pouco escorregadio, características que permitem que ele seja utilizado em qualquer área, tanto espaços residenciais, quanto comerciais, desde paredes internas até fachadas.
O porcelanato polido, por sua vez, recebe uma camada impermeabilizante no final do seu processo. Por isso, é mais liso e indicado para áreas secas e internas, como salas, quartos e corredores.
Já o piso laminado é mais conhecido por, na maioria das vezes, reproduzir apenas diferentes tipos de tons de madeira, como carvalho, nogueira, acácia, ipê em tons escuros ou claros e textura lisa. Portanto, as opções criativas ficam mais restritas, bem como as áreas de aplicação.
O material se adapta bem em áreas internas de ambientes residenciais e comerciais, pois possui alto grau de durabilidade e não acumula sujeira na superfície. Por outro lado, não pode ser aplicado em ambientes externos.
Afinal, como toda madeira, o produto é sensível à água e também pode apresentar deformidades se exposto com frequência ao sol. Também não é indicado para casas com pets, devido à absorção de urina, nem em outros ambientes que têm contato constante com água.
Principais critérios de escolha
Se ainda assim restar alguma dúvida de qual revestimento é ideal para a aplicação escolhida, confira abaixo uma seleção dos principais critérios que devem ser levados em conta na hora de fazer essa compra e entenda qual revestimento oferece mais benefícios.
Impermeabilidade
Áreas molhadas - lavanderia, banheiro e cozinha - e externas que podem ser suscetíveis à chuva, como fachada e piso, pedem um revestimento com características impermeabilizantes.
Devido à baixa porosidade do material, o porcelanato é o mais indicado para esses casos.
Versatilidade
Se a sua ideia é ter um revestimento que consiga reproduzir algum material natural sem precisar pagar muito para isso, os dois materiais cumprem bem esse papel.
Entretanto, o porcelanato sai na frente por ter mais opções de texturas, relevos, acabamentos, tamanhos, formatos e cores.
Além disso, ele pode ser utilizado como revestimento de bancadas, paredes, pisos, ambientes internos e externos.
Alto valor estético
Além dos critérios técnicos, o lado estético também é um critério de desempate. O piso laminado, por reproduzir tons amadeirados, confere aconchego e acolhimento aos ambientes.
Já o porcelanato, que também reproduz madeira, além do mármore e outras pedras, traz mais elegância e requinte aos locais onde é instalado.
Custo-benefício
Os produtos considerados com melhor custo-benefício são aqueles que apresentam durabilidade e resistência por um longo período de tempo, assim as trocas são mais espaçadas.
Nesse critério, o porcelanato se destaca. Graças à qualidade de seu material, o porcelanato possui um longo tempo de duração ainda muito bonito e, por isso, tem excelente custo benefício.
Facilidade na manutenção
Um dos critérios que mais deve ser levado em conta quando se escolhe um revestimento é a facilidade de limpar, não é mesmo? Manter o porcelanato limpo é mais simples do que se imagina.
Basta remover a poeira com uma vassoura de pelo macio ou aspirador em pó, usar um pano umedecido com detergente diluído em água e finalizar secando a superfície. No caso do piso laminado, não é indicado utilizar líquidos para limpeza com frequência.
Amplitude no ambiente
Espaços residenciais cada vez menores já são uma realidade. Nesse cenário, a escolha de revestimentos que se encaixam bem em ambientes pequenos e ainda oferecem sensação de amplitude é a mais acertada.
Assim, além dos benefícios citados acima, o porcelanato ainda oferece grande variedade de tamanhos, como as Lastras, que são um objeto de desejo de arquitetos e designers para projetos que buscam conexão arrojada com a natureza.
Para ambientes maiores, os porcelanatos mais indicados são as Lastras de formato 160x320, da linha Nordik Wood, enquanto em ambientes menores se encaixam as Lastras de formato 26x200 cm, também da linha Nordik Wood.
Ambas dimensões dão sensação de amplitude se não houver quebra de padronagens, além de serem sustentáveis.
Depois de colher todas essas dicas é hora de listar quais critérios são mais importantes para você e ir às compras. Sua casa agradece.
Aproveite e conheça 6 linhas de revestimentos que você pode usar em toda a casa.
Imagem principal: O porcelanato é uma excelente escolha para revestir pisos e paredes com sustentabilidade e design moderno (Projeto: Portobello S.A.)