Piscina o ano inteiro: ambiente interno ganha décor inspirado na natureza
Localizado num condomínio de alto padrão, em Pelotas (RS), o projeto de uma piscina coberta foi a aposta que deu certo. Durante três anos, entre o lançamento da obra até a entrega final - com todos os pequenos detalhes que uma bela construção deve ter -, o escritório AND Arquitetura, de Porto Alegre, buscou a interação entre paisagem e concreto. O verde da vegetação externa foi o elemento conector que deu vida à piscina projetada na mesma tonalidade.
A dupla de arquitetas, Alyne Pillar Nunes e Fernanda Jung Drebes, foi responsável pela criação e decoração de todas as áreas comuns, como salão de festas, quiosques de esportes, cafeterias e espaço gourmet, por exemplo. Com 385 famílias, o condomínio conta ainda com espaço infantil, sala de jogos, sala fitness, vestiários, piscinas, administração, pórtico e zeladoria.
“Nesse projeto tão imponente, nosso objetivo foi promover o diálogo entre o exterior e interior, entre passado e presente. Optamos pelo tijolo aparente e pelas esquadrias internas singulares em madeira e vidro, servindo como elementos agregadores e garantindo a percepção do todo”, explica Alyne.
As profissionais enfatizam que é hábito customizar as soluções em razão do conceito de cada empreendimento. Manter a qualidade do projeto e dos materiais, respeitando o custo x benefício e, sempre, encantar o cliente final. No Condomínio Lagos de São Gonçalo, a proposta de ter uma piscina interna era exatamente fazer com que o espaço também fosse utilizado no inverno.
A piscina possui água quente em função do clima da região e também para o condomínio funcionar quase como um clube. Com ambientes que possibilitem atividades físicas diversas, como natação infantil e hidroginástica, além dos aparelhos tradicionais de fitness e das canchas de esportes. Sempre com vestiários adequados para todos.“Tínhamos a convicção que a iluminação e a água deveriam ser um convite para aproveitar a piscina nos dias de frio, comuns no sul do país”.
Para a raia, a Linha Mosaico Colors (4,5X4,5cm), foi a eleita na cor Floresta. E a cor Aveia para o geral. “Assim, conseguimos levar o verde para dentro da piscina e dar continuidade ao piso do ambiente, além de atingir a tonalidade da água desejada”, esclarece Fernanda Jung Drebes.
Por ser bastante completa, com diversos tamanhos, acabamentos e complementos, como bordas e rodapés, o chão foi revestido com a Linha Mineral. A cor Nude (60X60cm) foi a opção com versão EXT para oferecer mais segurança aos moradores. Para ter um resultado coerente, que combinasse com o restante dos revestimentos, foi usado ainda a borda mais rodapé de 15x60cm.
Em 2000, a AND Arquitetura uniu as profissionais Alyne Pillar Nunes e Fernanda Jung Drebes. Especificadoras da Portobello Shop Moinhos, Alyne, formada em 1987, é especialista em arquitetura hospitalar e atuou no escritório do arquiteto Enrique Steegmann, em Barcelona (Espanha). Fernanda, por sua vez, formou-se em 2000 e é mestre em Teoria, História e Crítica de Arquitetura e Design Gráfico. Juntas, focaram em projetos arquitetônicos e no design de interiores residenciais e corporativos em todo o país.
Encontre mais produtos para criar e decorar a sua piscina interna. Acesse www.portobello.com.br
Contornar a piscina com Grades de concreto, ficam lindas.
Achei umas ótimas num site http://www.tudodafabrica.com.br