Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Personal Organizer - conheça como funciona esse tipo de serviço

Smiling woman holding stack of warm winter clothes. Portrait isolated on white.

Com os compromissos do cotidiano, que para muitos envolvem trabalho e cuidar dos filhos, nem sempre é possível manter a casa ou escritório organizados, não é verdade? Fotografias, documentos pessoais, ou até mesmo as roupas e a rotina doméstica ficam prejudicados. No entanto, existe no mercado um profissional habilitado a te auxiliar nesse processo. O Personal Organizer ou Organizador Profissional é uma espécie de anjo da guarda. Especializado em colocar as ‘coisas’ no lugar, a proposta é garantir praticidade aos ambientes e facilitar a rotina das pessoas.

Garantia de praticidade ao manter os compartimentos e ambiente arrumados

Com um atendimento personalizado, o profissional avalia a necessidade de cada cliente de forma particular e minuciosa, tornando a experiência única. Até porque, desencaixotar os pertences após uma mudança, por exemplo, nem sempre é prazeroso. O serviço também se estende a organização da vida pessoal. Nem todo mundo consegue manter a agenda atualizada quando trabalha fora e têm filhos. Dividir-se entre levá-los à escola, aulas de inglês, ballet, dentista, médico, além de outras tarefas, como ir ao supermercado e academia. Sem querer alguns compromissos importantes acabam ficando para trás.

Aqui no Brasil, tudo é muito novo, mas no exterior, esse tipo de orientação é bastante comum. Já existem cursos profissionalizantes para quem tem interesse em seguir a carreira. Instituições de ensino como a OZ Organize, a WR Educacional, a Gap Treinamentos ou a Ecole Brasil, por exemplo. O fato é que, se você não tem habilidade para manter uma disciplina,  não tem o mínimo de paciência ou jeito para organização, ou ainda, tem uma vida profissional que exige tempo integral, o ideal é procurar esse tipo de especialista. Porque arrumação é muito diferente de organização. Arrumar um closet, não significa que ele vai estar organizado. Colocar documentos e objetos pessoais dentro da gaveta, não é o mesmo que separá-los em ordem.

Separar as roupas por cores e dobrá-las adequadamente garante o aproveitamento e organização dos espaços

O que faz e o que não faz um Personal Organizer

O primeiro passo que um Personal Organizer realiza é desenvolver uma pesquisa -conversa detalhada-, com os clientes. Ele conhece a rotina, o dia a dia, os desejos e as necessidades de cada integrante. E depois, avalia a melhor forma de ajudar. Nada melhor do que ter alguém para ajudar nisso, e de quebra, sobrar um tempo para fazer o que gosta, não é mesmo?

O serviço pode ser cobrado de inúmeras formas. O acordo é feito entre o profissional e o cliente. Pode ser por m², por ambientes, armários, closets, diárias ou hora trabalhada. Um ambiente organizado e agradável reflete de forma positiva na vida das pessoas. Com técnicas específicas, o profissional indica soluções inteligentes para melhorar o seu dia a dia.

Quando você consegue manter uma rotina de trabalho e uma casa organizada, sua vida flui de maneira positiva

É importante ressaltar que o Personal Organizer não é um empregado e sim um consultor. Ele não limpa a área onde vai trabalhar - isso deve ser feito antes da organização. No Brasil, já existe a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP. O serviço prestado vai desde a organização residencial, como mudanças, treinamento de empregados, disciplina financeira, até a organização corporativa, com palestras, workshops e gestão de tempo e produtividade. 

 

Sair da versão mobile