Passeig de Gràcia reúne os edifícios mais emblemáticos da Espanha
A Passeig de Gràcia é uma das principais avenidas da cidade de Barcelona. Reúne grandes edifícios históricos e é destino para compras e turismo na cidade.
Localizada no bairro Eixample, a Passeig de Gràcia começa na Praça Catalunya, principal praça de Barcelona e termina na rua Diagonal, famosa rua que corta a cidade na diagonal de ponta a ponta.
Na Passeig de Gràcia você encontra lojas de marcas de luxo como Chanel, Gucci, Prada, Cartier e outras grandes marcas como Zara, Nike e Adidas.
Quando Barcelona expandiu-se durante o século 19, o Eixample tornou-se o bairro da moda. Famílias com alto poder aquisitivo se mudaram para grandes propriedades, reformaram e construíram os edifícios mais emblemáticos da cidade, assinado por grandes arquitetos da época. Confira alguns deles:
CASA BATLLÓ
Cartão postal da cidade, a Casa Batlló foi projetada por Antoni Gaudí e é patrimônio da humanidade, pela UNESCO. Por sua estética pitoresca, é um dos pontos turísticos principais da cidade e recebe anualmente milhares de turistas do mundo inteiro.
Os detalhes da fachada, os materiais e seu interior tinham um objetivo principal: aproveitar o máximo de iluminação natural. Os móveis e detalhes de interiores também foram projetados por Gaudí.
Não há como passar por ela e não a perceber instantaneamente.
Conheça também a nova experiência 3D da Casa Batlló
CASA AMATLLER
Logo ao lado da Casa Batlló, está a Casa Amatller, edifício modernista que foi projetado por Josep Puig i Cadafalch entre 1898 e 1900.
O arquiteto fez uma renovação completa na fachada do edifício, no térreo e no primeiro andar. Cadafalch recriou uma fachada no estilo gótico, com azulejos e figuras de animais esculpidos.
Hoje o edifício é aberto a visitas e possui um café charmoso no seu interior.
CASA LLEÓ MORERA
Ainda na mesma quadra que a Casa Batlló e a Casa Amatller, está a Casa Lleó Morera, uma casa de esquina que hoje abriga a marca Loewe no seu térreo.
As três casas compõem o chamado "Illa de la Discòrdia" (quadra da discórdia), porque em somente uma quadra estão grandes edifícios icônicos, de famílias poderosas, que disputavam antigamente para ter a casa com mais visibilidade no quarteirão.
A Casa Lleó Morera também possui estilo modernista e foi projetada por Lluís Domènech i Montaner. O destaque dela está na sacada circular na sua esquina.
CASA MILÀ
Casa Milà, mais conhecida como La Pedrera, também foi obra de Antoni Gaudí e é cartão postal de Barcelona.
Localizada em uma esquina, o edifício além de ser ponto turístico ainda abriga famílias que moram no seu interior.
Foi construída entre 1906 e 1912, levando o estilo modernista de Gaudí. Sua fachada arredondada traz destaque e contraste, comparando com os demais edifícios da Passeig de Gràcia. Também foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO.
SUITES AVENUE
Contrastando com todos os edifícios históricos da Passeig de Gràcia está o Suites Avenue, projetado pelo arquiteto Toyo Ito.
Com sua fachada ultracontemporânea feita em aço inoxidável, forma uma textura interessante na arquitetura.
O edifício foi inaugurado em 2009 e está diretamente no oposto da Casa Milà na Passeig de Gràcia. O Suites Avenue possui apartamentos entre 45 e 86 m2.
A Passeig de Gràcia é uma dessas ruas gostosas de caminhar durante sua viagem, como a Champs Elyssés e a Fifth Avenue.
Se tiver a oportunidade de passear por lá não se esqueça de olhar sempre para cima! Irá encontrar os edifícios mais magníficos de Barcelona.